17:32Pacote de obras para o Oeste

Da assessoria de imprensa da senadora Gleisi Hoffmann

A senadora Gleisi Hoffmann e o ministro dos Transportes, Paulo Passos, participam nesta quinta-feira (3), em Cascavel e Foz do Iguaçu, do anúncio oficial de quatro grandes obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que irão estimular o desenvolvimento da região Oeste do Paraná.

Em Cascavel, o governo federal anuncia a publicação dos editais de duplicação dos trechos da BR-163 entre Marechal Cândido Rondon e Toledo, com extensão aproximada de 40 Km, e entre Cascavel e o distrito de Marmelândia, com cerca de 89 Km, que beneficiam diretamente as ligações entre onze municípios da região.

Já em Foz, o ministro assina o contrato de construção da 2ª Ponte Internacional sobre o Rio Paraná e lança o processo de licitação para revitalização da Ponte da Amizade.

 

No período em que ocupou a função de ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann defendeu junto ao Governo Federal a execução destas obras. “Essa é uma luta histórica da região Oeste, que contou com forte apoio das lideranças políticas e empresarias, e que agora está se tornando realidade”, disse a senadora Gleisi. “O Governo Federal atendeu a esta demanda e agora os recursos estão garantidos. Esperamos que a licitação seja concluída ainda este ano e que se possa começar a ter a movimentação nos canteiros de obra até o final de 2014”, informou.

 

Agilidade na execução

As obras do governo federal que serão anunciadas na região Oeste do Paraná nesta quinta-feira (3) estão contempladas no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é uma nova modalidade de licitação instituída para ampliar a eficiência nas contratações públicas, promover competitividade e incentivar a inovação tecnológica.

 

Essa modalidade de contratação vem sendo aplicada desde a Copa das Confederações da FIFA de 2013 e abrange ainda as obras da Copa do Mundo 2014, aquelas relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016, obras de infraestrutura realizadas até 350 Km das cidades-sede desses mundiais, ações do PAC e também serviços e obras de engenharia nas áreas prioritárias de Saúde e de Educação.

 

“Parte desses projetos executivos, como o próprio nome diz, são feitos no início da execução da obra. Isso é bom porque fica mais rápido e evita a defasagem entre a realização do projeto e o início da obra, o que em geral acarreta em diferenças nos preços dos serviços”, afirmou Gleisi.

 

“Os preços ficam no patamar que foi licitado e isso confere também mais responsabilidade às empresas contratadas. Ela tem de apresentar o projeto e fazer a obra de acordo com o projeto que ela apresentou. Sem ficar pedindo aditivos contratuais”, concluiu a senadora.

 

As licitações tanto da construção da ponte quanto das obras de readequação das estradas são realizadas por RDC Integrada, quando o consórcio que ganhar vai apresentar projeto básico, projeto de execução e a obra em si. No caso da revitalização da Ponte da Amizade, a licitação se dá por RDC Menor Preço (Preço Unitário), uma vez que a obra já tem projeto executivo aprovado e o governo federal está apenas licitando a execução do serviço. A atividade em Cascavel está prevista para acontecer às 10h e em Foz o ato solene deverá começar ao meio-dia.

 

SERVIÇO:

Em Cascavel, às 10h, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Av. Toledo, 247);

Em Foz do Iguaçu, ao meio-dia, no Auditório do Hotel Bela Itália (Rua República da Argentina, 1700).

Compartilhe

3 ideias sobre “Pacote de obras para o Oeste

  1. sergio silvestre

    Com o estado quebrado é melhor agir e despejar dinheiro federal no Parana.
    Finge que são os empréstimos que o distinto governo ia enfiar em alguma propaganda ou ppps e gaste tudo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.