9:42Pancadaria e esperança

Uma pequena mostra de como está o Brasil durante a Copa do Mundo e às vésperas das eleições pode ser verificada na página de opinião do jornal Gazeta do Povo. O empresário Claudio Slaviero vai de tacape com o texto “Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil”, e o ministro Aldo Rebelo esbanja otimismo com o futuro do país a partir da abertura do torneio mundial de futebol escrevendo que “Foi bonita a festa”. Confiram os textos e salve-se quem puder:

Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil

CLAUDIO SLAVIERO

A vaia tomada pela presidente Dilma na abertura da Copa é sintomática. na abertura da Copa é sintomática. Pesquisa recente feita com empresários de vários setores mostrou que eles torcem para que Dilma não se reeleja. Entre as justificativas, enumeram: ela nomeou uma equipe ruim e inexperiente, postergou reformas estruturais, fez desonerações que não englobaram toda a cadeia produtiva, promoveu embates desnecessários com o setor privado, represou tarifas e, finalmente, porque é do PT.

O empresário Lawrence Pih, dos Moinhos Pacífico, ex-fã do PT, disse que nenhum dos pilares econômicos adotados pelo governo – superávit primário, meta de inflação e câmbio flutuante – foi atingido. E mais: a taxa de desemprego no país se encontra na faixa dos 12%, o Estado tem uma carga tributária de 37%, que, se somada ao déficit nominal de 4%, mais a participação no BNDES, Petrobras e fundos de previdência, representa cerca de 43% do PIB. Mas o governo só investe 2%. Onde estão os recursos?, questiona.

Para a escritora Adélia Prado, “vivemos uma ditadura disfarçada, com desmandos políticos”. Ela disse que a qualidade do Congresso é péssima e que a relação entre os partidos e o governo é baseada em chantagens, troca de favores. Segundo ela, a pulsação cívica está morta e os intelectuais, calados. Ninguém se manifesta ou aponta as falhas do PT. Pior: o país está sem rumo; os poderes, encurralados; não temos prioridades e a quem recorrer. Desilusão total.

O programa petista à reeleição segue velha ladainha, nada tem de novo. Não fizeram nada em uma dúzia de anos e agora prometem fazer. É risível quando eles falam em manter a soberania nacional. Qual? Este governo cedeu às exigências de republiquetas de banana, se ajoelhou e rezou pela cartilha bolivariana da Venezuela, Bolívia, Equador, Cuba, Argentina e Paraguai. Nas mãos do PT, o Brasil virou país de quinta categoria.

A reeleição de Dilma é uma ameaça. Ela, Lula, e o PT já disseram que irão regular os meios de comunicação, doa a quem doer. Em outras palavras, censura. Dizem que a mídia não respeita a presidente e que mente contra o governo, como no episódio do mensalão. Querem é calar a imprensa que investiga e divulga as falcatruas deste governo e de seu partido.

Dilma será conhecida como a presidente que maquiou índices, mentiu sobre a inflação e o desemprego, a que conseguiu quebrar a Petrobras, desmantelou a economia e manteve 39 ministros ninguém sabe pra quê. E, pobre alma, será lembrada como aquela que não conseguia dizer nada com coisa nenhuma em seus pronunciamentos. É despreparada, irascível e péssima gestora. Se fosse executiva de empresa, seria intratável, egocêntrica, que estimula a cizânia e desrespeita subalternos. Em pouco tempo levaria qualquer empresa à falência, como fez com a sua antiga lojinha de R$ 1,99 e com a Petrobras.

Dilma, Lula, o PT e seus vassalos estão destruindo os valores morais de uma sociedade digna. Dá vergonha de ser brasileiro. Faz com que brasileiros torçam contra sua seleção na Copa do Mundo, torçam para que tudo dê errado por causa desse desgoverno que acabou com a esperança de se ter um Brasil melhor. O que Dilma, Lula e o PT querem é o quanto pior, melhor, para poder implantar uma ditadura socialista em moldes defasados, promovendo a luta de classes, o revanchismo, a instabilidade jurídica, perseguindo o capital produtivo, com intervenção total do Estado na economia, controlando as instituições e censurando a imprensa. Respondo a Adélia Prado que sim, temos a quem recorrer: ao voto nas próximas eleições, para devolver a esperança ao brasileiro digno e honesto.

Claudio Slaviero, empresário, é ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e autor do livro A vergonha nossa de cada dia.

————–

Foi bonita a festa

ALDO REBELO

A canção de Milton Nascimento e Fernando Brant a dizer que o “Brasil está vazio na tarde de domingo” encontrou seu ambiente perfeito numa quinta-feira, dia 12, na abertura da Copa de 2014. Não há notícia de que nem nas sete finais disputadas pela seleção as ruas ficaram tão desertas, exceto nas concentrações festivas para assistir ao jogo com a Croácia. Um dia mágico em que o País do Futebol mostrou ao mundo e a si mesmo que sabe organizar uma Copa tanto quanto ganhá-la.

O espetáculo na Arena Corinthians coroou o trabalho árduo de milhares e milhares de brasileiros para montar uma enorme infraestrutura compatível com a magnitude do evento. Até a última hora, cassandras só focalizavam problemas, de resto inerentes a um empreendimento gigantesco, mas a abertura da Copa foi talhada no figurino do sucesso. Os equipamentos e serviços funcionaram a contento, a seleção venceu e, principalmente, o povo-torcedor, alegre e engajado, confirmou que o futebol demarca a identidade nacional.

Estava na paisagem verde-amarela, impregnando os olhos e o coração, o sentimento de ocasião memorável. Se toda Copa já arrebata o brasileiro, esta que realizamos em 12 sedes e em todos os rincões do território nacional dá sensação de tocarmos a história com a mão. Foi bonita a festa.

Oxalá sigamos nesse ambiente até 13 de julho, data da final no Maracanã. Os incidentes, próprios destes dias conturbados que vive o mundo, não têm potencial de estragar pelas mãos rancorosas de uma minoria a grande festa que alegra os corações e mentes da maioria esmagadora.

Além dos bons resultados econômicos, o torneio projeta o Brasil no imaginário do mundo. Especialistas dizem que a exposição em volume de saturação do país que o promove tem valor incalculável na imagem da nação. Bilhões de pessoas estão assistindo aos jogos em 200 países, e a audiência acumulada deve passar de dezenas de bilhões de telespectadores.

A eles exibimos um retrato sem retoques de nossas virtudes e carências. Voltados para as entranhas, podemos divisar o que realizamos e ainda estamos por fazer em cinco séculos de nosso esforço para construir uma civilização pujante no Novo Mundo.

Aldo Rebelo é ministro do Esporte.

Compartilhe

7 ideias sobre “Pancadaria e esperança

  1. mario

    Este Claudio Slaviero é uma piada e um filhote da ditadura!!!!!!! nao sabe o que fala!!! deve representar um segmento da sociedade que nao tem noção de democracia, de população e de nação…. nao vive em um país e sim em uma republiqueta onde previlegia o capital, as oligarquias, onde nao se respeita os dieritos humanos…. Falou bobagem!!!! infelizmernte a Gazeta do Povo dá credito a este IDIOTA!!!!!

  2. toledo

    Um perigo quando empresário resolve falar mal do governo. Eu fico muito preocupado com os Slavieros que são muito pouco abastados. Eles são verdadeiros sofredores pois ficam cada vez mais ricos pagando muito pouco aos seus empregados.
    Evidente que poder demais, faz mal. Veja o caso do Joaquim Barbosa que chafurdou nele. Mas daí acreditar que empresário pensa nos funcionários é e acreditar que os Slavieros só derrubaram pinus.

  3. sergio silvestre

    “Quando alguém põe dinheiro na mão do pobre,alguém paga por isso,esse alguém é os mais abastados”
    Ai acontece a distribuição de renda,mas quem estava acostumado a sonegar e ter lucros fantásticos com mão- de-obra barata sentem seus lucros caírem e começam a espernear.
    Fortunas se consegue com varias gerações onde os negócios passam de pai para filho,mas aqui no Brasil surgem milionários da noite para o dia,muitos por causa da sonegação e crimes trabalhistas.
    Com o aperto do governo em cima destes sonegadores ficou difícil obter tanto lucro e a chamada aristocracia da casa grande está puta da vida com o PT.
    Vai ser uma guerra da rabo de cotia com os canhões,do pobre contra o rico e a classe media no meio fazendo o ridículo papel de bater palmas para os 2% que espoliavam o Pais.

  4. CURITIBANO ROXO

    PT – Perda Total
    Infelizmente temos brasileiros alienados às questões nacionais e que acreditam nesse governo comunista, mentiroso e corrupto.
    Já é hora de despertar o povo que ainda está dormindo eternamente em berço esplendido num sono profundo, porque as hienas comunistas já estão atacando.

  5. LEandro

    Concordo com o que o tal Claudio Slavieiro, só que eu daria crédito e acreditaria mais nas palavras se tivesse sido escrita por um trabalhador assalariado, por um jornalista entendedor de economia ou até mesmo por um jornalista especialista em cobrir plantões nas delegacias. O que estranha é um empresário que ganha muito $ com toda essas badernas de governos (seja estadual, federal ou municipal) vir agora dar uma de coitadinho, de paladino da justiça e cuspir no prato que está comendo. Ora ..Ora.. vá dormir, sr empresário, vá assistir o Bozo, quem sabe na próxima piada que o sr tentar escrever acharemos mais graça…

  6. sergio silvestre

    Os meninos sentem falta um do outro,depois que acabou o “seco e molhados”esses andrógenos ficaram sem viés e quando tem essa combinação homo afetiva fica bonito até aos olhos de quem lê seus lamentos na solidão de uma cama fria nas noites curitibanas,
    Good children´s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.