9:18Uma coisa é futebol, outra é eleição

Misturar política com futebol dá Brasil na cabeça. Mas só no quengo dos que não sabem que a bola é redonda, que a partir do momento que começa a porfia do esporte que consagrou Jacozinho, tudo o mais é nada. O cacarejar ensurdecedor de analistas tentando juntar o lé do bico de Oscar com o que vai acontecer em outubro nas eleições é tão factível quanto a sinceridade da maioria dos políticos. Deu-se que no país da bagunça generalizada a realização da Copa do Mundo coincidiu com a das eleições para presidente, destacada aqui porque o clima parece aquela do filme 2001 uma Odisseia no Espaço, quando os nossos ancestrais descobrem que uma tíbia pode se transformar em arma de poder. E que neste mês de junho, pelo calendário eleitoral, se realizem as convenções partidárias, ou seja, dessas agremiações políticas que de ideologia não têm nem a fachada e cujo propósito único é manter-se no poder ou tomá-lo, mesmo que para isso vendam a alma para o Cramulhão, ao mesmo tempo que prometem subir de joelhos as escadas da Penha para agradecer os votos da ninguenzada. Quem tem mais de cinquenta anos morre de saudade do tempo em que uma coisa era uma coisa e outra coisa era outra. E não havia essa barbaridade midiática, só para usar um termo boçal, tentando nos vender o que já temos, ou seja, nosso amor pela seleção e pelo futebol – só que no caso a patetice vem junto com o produto, seja ele um banco, mortadela ou o carro para se ficar confortável no congestionamento. E tome transmissão 24 horas do… do…. Alguém aí vai lembrar que na Copa de 70 o general de plantão, no caso o famigerado Emilio Garrastazu Médice, aparecia de radinho colocado no ouvido e o desempenho daquela mágica seleção foi utilizado para encobrir os horrores que aconteciam nos porões da ditadura. Os horrores aconteceriam com ou sem Copa do Mundo e pouca gente ficaria sabendo. Esse é um ponto. O outro é que isso não tira jamais o brilho daquele time fantástico que conquistou o tri e que, por acaso, só para lembrar, tinha entre os preparadores físicos um capitão do Exército de nome Carlos Alberto Parreira, mais tarde campeão como técnico pela mesma seleção e hoje auxiliar técnico de Luis Felipe Scolari (o outro preparador era Claudio Coutinho, também capitão, que mais tarde dirigiu a seleção na copa de 1978). A presidente Dilma Rousseff foi presa e torturada por aquele regime, e hoje se orgulha de ter ajudado a trazer a Copa para o Brasil, ela que vai disputar a reeleição. Portanto, para quem ama futebol, e o Mundial é a consagração disso, um discurso inflamado como o feito pelo tucano Aécio Neves ontem no dia da sua unção como principal candidato da oposição, desaparece diante de um lance como aquele de Balotelli, atacante da Itália, em que ele, quase sem ângulo, tenta o gol por cobertura e o lance termina com um defensor da Inglaterra tirando de cabeça em cima da linha. Vida que segue, como diria o mestre e saudoso João Saldanha.

 

Compartilhe

2 ideias sobre “Uma coisa é futebol, outra é eleição

  1. sergio silvestre

    Balotelis,ditadura e e e Aécio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    O Baloteli é um bom negão,tem hora que faz lembrar uma iguana negra,mas tem um coração de ouro e um futebol….bem ele pensa que é bem maior,mas é um grande artilheiro não resta duvida.
    Mas o futebol a 30 por hora jogado por ingleses e italianos ontem,fico pensando aqui o lépido Neymar jogando naqueles espaços com aqueles branquelos caindo pelas tabelas de cansaço,ou algum desarranjo de sopa de maniçoba.
    A ditadura militar,esta sim fez a felicidade de muitos e a tristeza de uma meia duzia que não se deu bem e foram atirados ao mar ou depositados em alguma sepultura como indigente.
    Mas muitos perderam suas musas com o fim da ditadura,CHICO,CAETANO e muitos compositores que tinham nela sua inspiração musical e artística.
    Os políticos de hoje que seus ganhos subiram como os que jogam futebol e claro procuram fazer o povo esquecer daqueles tempos que diziam negros da historia do Pais.
    Mas eu pergunto aos comerciantes que até hoje atuam no mercado,aqueles que dependem de segurança para tocar seus nego cios e outros que nunca dependeram ser orbitantes do poder,de comissionados se sentiram falta desta democracia que foi transformada em três ditaduras,da comunicação,onde nunca sei qual meio está me informando com imparcialidade monetária,onde o capital manda matar e manda viver e da justiça onde os juízes e procuradores emperram esse Pais e fazem o que bem entendem ao arrepio da lei.
    E por fim o o o Aécio,com aquele arrebatamento efêmero,parecendo estar voando pelas nuvens vendo bolas coloridas e demônios brancos alados e de seu bastão que fez gémeos recentemente sai um raio que vai pacificar o universo e resolver todos os problemas da Terra.
    Pobre diabo rico e sortudo,pobres seguidores deste novo caçador de marajás,neto de um politico rabil e murista,que se somar as benesses que fez ao Pais é zero ou traço.
    A maior sorte do Aécio foi a morte do avo antes de assumir o Pais e mais ainda sorte do Pais dele não ter assumido.
    Com os conchavos do velho,com sua vocação de aceitar tudo pelo poder,iria ser um presidente medíocre e hoje o seu neto nem deputado nem coisa nenhuma seria.
    Estaria por ai torrando o dinheiro que é muito da família e sabe lá Deus quantos bafómetros e outras coisas a mais já teria feito.
    Assim segue o enterro,está provado que a humanidade sempre escolheu errado,até aquele macacão que com a tíbia do seu desafeto em vez de pensar que ela seria til sendo usada como pá ou um escarificador de solo,fez dela uma arma.
    “no universo existe mais trevas do que luz,entre os homens tambem”

  2. juca

    Meu Deus do Céuuuuuuuu ! Será só pinga? Deve ter outras coisas misturadas. O cara está noiado e muuuiiiitttooooo loooouuucccccaçoooo.. O cada hoje está usando um abridor de garrafa para arrancar dente. Toma um Roypinol e vai dormir e assim acordará amanhã de outra forma de pensar as coisas. Se não der certo procure um exorcista urgentemente.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.