6:42A morada dos bandidos

por Célio Heitor Guimarães 

Tenho bons amigos juízes de Direito. Na primeira e segunda instâncias. Outro dia, um desses magistrados, sujeito dedicado, sério e competente, que honra a toga, trocou a Vara Cível pela Vara Criminal, por livre e espontânea vontade. Estranhei e provoquei-o, ancorado no bom relacionamento que temos, à moda daquele personagem alemão de antigamente do comediante Jô Soares: “Que tem? Loco?! Agora resolveu dedicar-se aos bandidos?!”

A resposta chegou em seguida e com uma sinceridade inusual no meio forense. Mas de uma precisão desconcertante. Tanto que me apresso a compartilha-la com os meus treze leitores. Omito o nome do eminente remetente por razões óbvias:

“Dedicar-me aos bandidos?! Estou é fugindo dos bandidos! Os bandidos de verdade estão na Vara Cível! Advogados bandidos tentando a todo instante roubar seus clientes, políticos corruptos, empresários sonegadores e dolosamente inadimplentes, ações de improbidade administrativa, ações populares… É na Vara Cível e da Fazenda Pública que estão os bandidos, pois lá está o dinheiro e a política!

“Vara Criminal é justiça de pobre. Que nem advogado tem. Pobre não incomoda, não reclama. Submete-se bovinamente. Não tem advogado pra ficar perturbando, representando ao invés de recorrer, ameaçando, pleiteando desagravos na OAB. São os coitados que furtam bicicletas e vão presos, em oposição aos grandes condenados em ações de improbidade, que pagam – com o dinheiro roubado – bons advogados pra recorrerem até ao Papa e protelarem por décadas as demandas.

“Por mais paradoxal que possa ser, agora na Vara Criminal estou LIVRE dos bandidos! Cumpre-me tutelar os renegados, marginalizados, os pobres coitados dos meros criminosos baratos. Esses são fáceis de lidar. Restam-me ainda os bandidos da Justiça Eleitoral, que também está sob minha responsabilidade. Esses são, de longe, os piores. Mas como esse ano só há eleições majoritárias, aqui meu trabalho é basicamente só administrativo, de realizar as eleições em si”.

Algo mais precisa ser dito?

Compartilhe

2 ideias sobre “A morada dos bandidos

  1. Célio Heitor Guimarães

    Como nenhum do G13 se manifestou, manifesto-me eu: onde se lê “desconsertante”, leia-se, por favor, “desconcertante”. Coisa do Alemão.

  2. sergio silvestre

    Celio,se foi ficção,foi a mais verdadeira que eu já li,onde a maior parte do poder judiciário trabalha em prol dos politico.
    Não sobra tempo para eles julgar casos como aposentadorias de pobres nem litígios de propriedades griladas por ricos,isso demora décadas.
    Mas dar dois H C em menos de 48 horas para o bilionário Daniel Dantas,o supremo fez aquilo que sempre fizeram,a lei para seu proveito próprio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.