15:57Waly Salomão total!

Do jeito que veio:

Toda poesia de Waly Salomão estará sábado no Museu Oscar Niemeyer 

O lançamento do livro “Poesia total”, de Waly Salomão, sábado próximo (dia 7), às 11 horas, no pátio das esculturas do Museu Oscar Niemeyer (MON), promete ser um momento sensível ao público que lá comparecer. Os poemas de Waly, baiano que marcou intensamente a cena artística brasileira especialmente nas décadas de 1970 e 1980, serão lidos por Lucia Veríssimo, Ranieri Gonzalez, Luiz Felipe Leprevost,Uyara Torrente, Eugênio Fim e Omar Salomão.

Editado pela Companhia das Letras, “Poesia total” reúne toda a obra do poeta desde seu primeiro livro, “Me segura que eu vou dar um troço”, de 1972, passando, entre outros, por “Gigolô de bibelôs”, “Surrupiador de souvenirs”, “Algaravias” (Prêmio Jabuti de Literatura), até “Pescados vivos”, de 2004, que chegou ao público um ano depois de seu falecimento. O volume traz ainda canções inéditas em livro e um apêndice com textos sobre sua obra assinados por nomes como Antonio Cícero, Francisco Alvim e Davi Arrigucci Jr.

Integrante da vanguarda nacional, Waly Salomão fez parte do grupo onde Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto eram as estrelas, atuou como parceiro musical de Caetano, Lulu Santos, Jards Macalé, além de outros compositores, e na produção de discos. Sua extensa biografia registra a direção do show “Fa-tal”, de Gal Costa, que se tornou antológico não só nos palcos, mas também no disco homônimo gravado ao vivo. Suas letras musicais estão em sucessos como “Mel” e “Talismã”, na voz de Maria Bethânia, “Vapor barato”, na voz de Gal, e “Assaltaram a gramática”, com o Paralamas.

Nascido em Jequié, na Bahia, em 1943, faleceu no Rio de Janeiro em 2003, aos 59 anos de idade. Em uma canção dedicada a ele, Caetano Veloso diz: “tua marca sobre a terra resplandece (…) e o brilho não é pequeno”. Numa entrevista concedida a uma revista o inquieto Waly Salomão concluiu que poeta tem sua sina: “O corpo vira cinza para que o fogo habite as páginas do livro”.

 

Serviço

Lançamento do livro “Poesia Total”

Data: 7 de junho, sábado

Horário: 11hs

Local: Pátio das esculturas (subsolo)

Entrada franca

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.