10:07Juvêncio Mazzarollo, adeus

Do jeito que veio:

Morreu na madrugada desta quinta-feira (05) o jornalista Juvêncio Mazzarollo. Ele estava internado há 10 dias no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, após sofrer um acidente vascular cerebral. O velório acontece na capela do Cemitério São João Batista, no centro de Foz do Iguaçu. Em m seguida o corpo será levado para sepultamento na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, onde nasceu.

Juvêncio era conhecido por ter sido o último preso político do Brasil, no final do período da ditadura militar. Ele foi um dos fundadores do jornal iguaçuense Nosso Tempo , periódico comprometido com a luta pelas liberdades democráticas no País.

O jornalista e professor combateu de forma incansável a intervenção militar e, de modo especial, no poder executivo das cidades consideradas de “segurança nacional” à época. Sua militância política também deixou marcas na defesa de paraguaios exilados pela ditadura de Alfredo Stroessner e na defesa da causa palestina.

Mas seu principal foco foi a questão dos moradores da região (índios e pequenos e médios proprietários) do que viria a se constituir no reservatório da hidrelétrica de Itaipu. Em meio a esses embates, publicou “A Taipa da Injustiça”, contando o viés autoritário do início da construção da usina.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.