10:16A Copa e o desabafo

por Renato Andrade*

Cheguei à conclusão de que tivemos uma over dose de copa. Desde o ufanismo lulista pela escolha do Brasil para sede, parece que a maldição de Havelange caiu sobre a nação como nunca antes neste país.

A copa para nós é sinônimo de obras atrasadas; promessas não cumpridas; trânsito caótico; aeroportos superlotados; e a famosa frase “imaginem na copa”. Esquecemos do básico: o futebol, o time e a disputa.

Pior que tudo isso, porém, é termos nos dado conta de nossa absoluta incompetência. Quando digo “nossa” me refiro ao brasileiro genericamente, de advogados, engenheiros, mestres de obras, carpinteiros, e também dos peões haitianos de mão de obra barata.

Como diz o Romeu Bacellar, fomos expostos à nossa real expressão: ridículos!

Nada, absolutamente nada funciona.

Nada, absolutamente nada, ficou pronto como deveria.

Nada, absolutamente nada, reflete os benefícios da copa. Herança maldita!

O Itaquerão, medíocre, terá o jogo oficial de início da copa com uma arquibancada provisória de 2o mil lugares, onde nunca ninguém sentou ainda.  Que não caia, por Deus!

A baixada é um poço sem fundo de gasto público. E se o Atlético não pagar, o time vai acabar e vou ter que torcer pelo Londrina.

Nosso aeroporto de Curitiba não mudou nadinha. Ou melhor: é um canteiro de obras que se encerrarão, oficialmente, em dezembro de 2017!!

O Rio: coitadinho do Rio: está falido, moral, econômica e internacionalmente.

E essa imagem de nossa real expressão vai para o mundo: o brasileiro é medíocre e incapaz de grandes feitos. Eu sou um medíocre porque a imagem que se passará é do país e não do sujeito.

Somos um caos.

Só nos resta uma saída honrosa: o brasileiro é bacana, amigo, afável e recebe bem. É nossa última cartada. Senão a vergonha será retumbante, como disse o gordo fenômeno Ronaldo em arroubo de desculpas esfarrapadas.

Manifestações durante a copa certamente serão a gota d’água. Destruição de bancos e lixeiras queimando percorrerão o mundo. E de medíocres perderemos a pecha de bacana, afáveis e de amizade. Somos violentos, bananas, submissos a um bando de mascarados de ocasião, liderados pela sininho, o símbolo máximo da resistência nacional, como a nova versão de uma Joana d’Arc dos trópicos.

Enfim: não estamos preparados para nada. que pena…

Eu, de minha parte, já me preparei: comprei uma brazuca em tamanho pequeno para lembrar do fiasco que se aproxima e da salvação que se dará com o gesto simples de todos nós, brasileiros, recebermos o mundo de braços abertos como o Cristo Redentor abraça a Guanabara. Nem que seja para chafurdarmos juntos na lama, como em Woodstock, onde nada funcionou, mas cujo evento passou para a história como um capítulo de congraçamento e de paz.

Boa Copa para todos vocês.

*Renato Andrade é advogado

Compartilhe

5 ideias sobre “A Copa e o desabafo

  1. sergio silvestre

    Então Renato,voce sente vergonha de vc mesmo,acha que com a copa vai faltar dinheiro para os professores educar seus filhos,vai faltar dinheiro para fazer a varreção da rua e em frente da sua casa,vai faltar médicos porque está doente e precisa com urgência de uma series de exames.
    Vou te dar um exemplo cara,mude para Portugal ou Espanha,ou qualquer outro Pais Europeu e vai reivindicar todas essas mordomias de graça.
    Existe uma coisa que ainda não aprendemos que é ser patriotas,amar seu Pais e defender seus interesses.A mais os governos são fracos,corruptos,incompetentes,você também é,quando elege mal,vota mal.
    Um exemplo,Em quem você votou,nos mesmos,no novo?E qual foi a mudança cara,nada,não tem mudança e a cada que entra é pior daquele que sai,assim é nossa sociedade que vai demorar seculos para entrar no eixo.
    Somos todos iguais ou piores que os políticos,so falamos ,fingimos protestar,mas quando vamos ,protestamos no lugar errado.

  2. juca

    Acho que o Professor Renato de Andrade não vai exercer seu direito de resposta. Se assim fizesse seria nobre e educado coma eloquência e inteligência que são algumas de suas virtudes. Agora tem gente que abrindo a boca diz aquilo que acha estar correto mas como disse o Romário ” O Pelé calado é um poeta”. Não concordo com a pessoa da frase, mas existem sim vários poetas que se pronunciam mostrando sua breve competência que não passa de um passo de formiga e tem a pretensão de se achar no mesmo nível de um comentário de Renato de Andrade, quero crer que o signatário comentarista nem sabe o que e de quem está falando. Enfim, é um coitado que apareceu no blog de uns tempos para cá se achando, mas não é daqui, isso é o que ele diz, e assim não tem bagagem intelectual de fato para medir o que muitos pensam. De toda sorte muito bem colocado o comentário e demonstra que ainda tem gente que não é levada pela propaganda politica partidária equivocada e enganosa onde abriu as mazelas de toda incompetência camuflada dos nossos governantes. Se votamos alguém é porque em princípio acreditamos que irá fazer alguma coisa de bom, mas vemos que não é bem assim vejamos então o que está sendo a enganação da nossa economia e os reflexos que já estão aparecendo.

  3. sergio silvestre

    Juquinha,o Prof Renato não vai dizer nada por que eu falei o que ele sambem pensa dele,eu e coce.
    Bajular,loas e puxação de saco é nosso mal Juquinha,nós somos grandes para nossos irmãos latinos mas nos rebaixamos por que fazemos uma comparação com os EUA,e só sobrar umas economias e vamos para MIAMI.
    Ninguem quis se contrapor ao Dr Renato e sim só complementar algumas opiniões que ele mesmo levantou.
    Mas como também gosto de algo chulo,trocados em miúdos o que ele quis dizer e você não compreendeu é que nós todos somos uns bostas.

  4. juca

    Primeiro escreva de forma inteligível. Segundo eu não faço parte do teu circulo de conhecidos, amizade muito menos de ser um BOSTA, qualidade que deixo para que vice assuma eu não me julgo assim. Por essas e por outras é que etrão explicados os seus reflexos e seus comentários com efeitps autobostérico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.