18:27Brasil Neném vai fazer Copa!

por Marcos Augusto Gonçalves

Brasil Neném teve uma vontade de dar festa… Puxa, vou dar uma festa, disse ele com seus botões. Naquele dia Brasil Neném estava pensando como um gigante. Então decidiu que ia dar uma festa de gente grande. A melhor festa do mundo de gente grande jamais vista na história de Brasil Neném. Uma Copa! Isso, uma Copa!

Pronto, decidido. Vamos fazer um grande plano pra mostrar pra Fafai. Uma festa dessas Fafai tem que deixar Brasil Neném fazer. Brasil Neném já está crescido!

E Fafai deixou.

Oba, Fafai deixou!

Brasil Neném ficou orgulhoso.

Mas como faltava bastante tempo, Brasil Neném, que tem fama de preguiçoso, foi deixando os preparativos para depois. Levou um pito de Fafai, mas não se abalou. “Pode deixar a gente lesolve, quer dizer, resolve”, dizia Brasil Neném. “A gente todo ano faz Carnaval.”

O tempo passava e nada. E Fafai dava outro pito. E tudo muito devagar. Ai, que pregui! Um dia Fafai ficou tão bravo que deu um chute na bunda de Brasil Neném. Ooh!

Então Brasil Neném fez beicinho e resolveu chamar os amiguinhos para juntos organizarem logo a festa. Amiguinho empreiteiro, amiguinho banqueiro, amiguinho político, amiguinho contribuinte.

As coisas começaram, enfim, a andar! Essa festa, dizia Brasil Neném, vai melhorar a vida de todos os amiguinhos!

Palmas!

E faz isso e faz aquilo e gasta aqui e gasta mais e aditiva e desiste disso e adia aquilo e os amiguinhos não ajudam e o tempo passa e Brasil Neném tem outros problemas pra resolver. De repente, bum! O amiguinho dorminhoco acordou. E de mau humor. Ooh!

E agora, Brasil neném?

Amiguinho dorminhoco acordado não quer mais saber de festa. Quer hospital. Quer escola. Amiguinho dorminhoco acordado também é neném e acha que se não tivesse festa ia ter hospital e escola. Estava dormindo esses anos todos.

E pra piorar começaram a falar mal de Brasil Neném lá fora. Que só tem amiguinha puta. Que amiguinho índio não tem terra. Que amiguinho preto mora na favela. Ooh!

Viu só Brasil Neném? Não é melhor desistir logo dessa festa?

Agora não dá mais, amiguinhos.

“Então vamos avacalhar”, disse um amiguinho dorminhoco acordado que deve ter visto o “Bandido da Luz Vermelha”. Claro, vamos avacalhar! Não vai ter festa! Avacalhar, avacalhar!

E avacalha e amiguinho fardado dá porrada e depreda e Fafai reclama e amiguinho xinga e todo mundo e amiguinho rouba um pouco mais e amiguinho não faz o que falou que ia fazer e a hora da festa está chegando e Brasil Neném está inseguro e com medo.

Calma, Brasil Neném.

Não precisa ter medo. Todo mundo sabe que você ainda é neném.

Tenta fazer as pazes com seus amiguinhos, dá sua festinha e depois… Bem, depois vê se cresce, Brasil Neném, porque ninguém te aguenta mais!

*Publicado na Folha de São Paulo

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.