6:52Os que mandam de verdade

Os industriais de São Paulo faturaram com o apoio que deram aos militares do golpe que instalou a ditadura no Brasil em 1964, revela reportagem da Folha de S.Paulo (ler abaixo). No texto não é citado o que aconteceu na chamada guerra contra a guerrilha de esquerda, pois houve colaboração ostensiva através da chamada Operação Bandeirantes (Oban), já que frustrou-se um levante que faria as indústrias fornecerem material bélico para as Forças Armadas. Para quem não olha apenas o verniz do poder, isso não é novidade. Para usar uma palavra da presidente Dilma, o empresariado é o cerne de qualquer governo – para o bem e para o mal. Os grupos que tomam o poder, na verdade, sempre estão cercados dos representantes do andar de cima que se beneficiam das facilidades que conseguem com o apoio que dão em épocas como as de agora, de eleição. O exemplo das empreiteiras é o mais gritante, elas que ganharam uma dimensão enorme exatamente durante o período em que os militares amordaçaram o país e fizeram as obras faraônicas que exemplificavam o “milagre brasileiro”. Escolha aí qualquer político de destaque no cenário paroquial ou nacional e, se olhar bem, vai ver quem está na sombra dele faturando e, muitas vezes, puxando os fiozinhos da marionete. Isso é política!

 

Aproximação da Fiesp com golpistas de 64 virou negócio

RICARDO MENDONÇA

PUBLICIDADE

Um conjunto de documentos dos anos 70 arquivados na ESG (Escola Superior de Guerra) mostra que a união dos empresários paulistas com os militares nos preparativos do golpe de 1964 ajudou a estimular negócios para as empresas nos anos seguintes.

A conclusão surge da leitura das transcrições depalestras que os próprios industriais ministraram na ESG entre 1970 e 1976, material obtido pela Folha na instituição.

Tudo começou poucos dias após o golpe, quando a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criou um órgão de apoio aos militares em seu próprio interior.

1970/Folhapress
O empresário Vitório Ferraz, membro da Fiesp, recebe condecoração na Marinha em 1970
O empresário Vitório Ferraz, membro da Fiesp, recebe condecoração na Marinha em 1970

A iniciativa era de industriais que diziam ter ajudado com dinheiro e equipamentos na derrubada do governo João Goulart, ação que resultou em 21 anos de ditadura.

Subordinado à presidência da Fiesp, o órgão foi batizado de GPMI (Grupo Permanente de Mobilização Industrial). Seu objetivo era converter a indústria paulista em fornecedora de material bélico, caso grupos de esquerda reagissem contra o golpe e deflagrassem uma guerra civil.

Numa apresentação feita em 1972, o então presidente da Fiesp, Thobaldo De Nigris, explicou que cabia ao GPMI planejar a “implantação do maior número de fábricas capazes de, no menor prazo industrialmente possível, produzirem os artigos de que necessitará o país na hipótese de uma mobilização geral”.

Uma siderúrgica precisava estar preparada para fabricar aço para granadas de artilharia ou morteiros, exemplificou. Uma tecelagem, apta para, com rápidos ajustes, fornecer levas de uniforme verde-oliva. E assim por diante.

Não houve reação ao golpe de 1964, e a guerra não aconteceu. Mesmo assim, o GPMI foi mantido pela Fiesp e passou a ter como tarefa a organização da participação de indústrias paulistas nas concorrências das Forças Armadas.

O grupo recebia os pedidos dos militares, encaminhava as demandas aos sindicatos das indústrias capazes de entregar a encomenda e fazia o contato entre o comprador e as empresas escolhidas para fornecer às Forças Armadas.

Em sua fundação, semanas após o golpe de 1964, o GPMI era composto por dez representantes da elite do empresariado e 11 militares.

Entre os civis estavam Raphael Noschese, presidente da Fiesp, De Nigris e Mário Amato, empresários que assumiriam a presidência da entidade nos anos seguintes.

No time dos militares, os mais destacados eram o major brigadeiro Márcio de Souza Melo, que depois foi ministro da Aeronáutica no governo Castello Branco, e o general Edmundo Macedo Soares e Silva, ex-governador do Rio e depois ministro da Indústria do governo Costa e Silva.

Arquivos do jornal “Correio da Manhã” mostram que já em 1966 o industrial Vitório Ferraz, o primeiro presidente do GPMI, trabalhou com militares pela instalação de uma fábrica de aviões no Ceará. Ele falava em investimentos de até Cr$ 40 bilhões (cerca de R$ 440 milhões hoje).

Em 1967, o GPMI encaminhou uma intenção de compra de navios pela Marinha.

ORGULHO

Numa exposição na ESG em 1970, Ferraz afirmou que “até hoje orgulha-se o GPMI de dizer que todas as solicitações feitas foram atendidas”.

Na palestra de 1972, De Nigris disse que o GPMI havia encaminhado 61 concorrências das Forças Armadas em 1970 e 66 no ano seguinte.

O empresário mencionou como bom exemplo do intercâmbio com os militares a venda de 10 mil unidades da “primeira ração racional de combate totalmente brasileira, com duração de seis meses, à prova de água e totalmente balanceada”.

A primeira década da ditadura instalada pelo golpe de 1964 foi um período de expansão dos gastos militares. Até 1964, essas despesas não passavam de 1,7% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 1970, elas bateram um recorde e alcançaram 2,5% do PIB.

Em 1973, o empresário Quirino Grassi propôs na ESG a criação de um fundo com contribuições de cada ministério militar para facilitar os negócios com o setor privado. Ele também pediu incentivos fiscais para “indústrias consideradas mobilizáveis”.

Já era, porém, o início de um período de esfriamento nas relações dos militares com os empresários. Em 1974, depois do primeiro choque do petróleo, as despesas totais das Forças Armadas despencaram para 1,3% do PIB.

O governo Ernesto Geisel, a partir de 1974, foi o momento em que parte do empresariado começou a se distanciar do regime, lembra o historiador Marco Napolitano, professor da USP. Em 1979, os gastos das Forças Armadas ficaram abaixo de 1% do PIB.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.