9:45O mistério de Barbosa

Joaquim Barbosa foi a estrela da semana, do mês, do ano, etc. Há quem compare seu gesto de renúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o gesto de Jânio Quadros em 1961, pouco tempo depois de ser eleito presidente do Brasil, quando renunciou ao cargo na ilusão de voltar ao cargo nos braços do povo e com poderes totais. Barbosa não é pinguço, tem um problema nas costas, não caspas. Boca dura, deu nó em Lula, que o escolheu para fazer média com a grande nação de negros brasileiros, aproveitou a chance de ter no colo o julgamento do Mensalão e ajudou a colocar na cadeia (nunca esqueçam que as decisões não foram dele, mas sim da maioria dos ministros) alguns nomes graúdos do partido que comandam o país, mas que, em alguns casos, já tinham sido defenestrados da vitrine, como é o caso do ex-ministro José Dirceu, acusado de chefiar a quadrilha que distribuía benesses para receber votos aos projetos do governo no Congresso. Esta prática, como aqui já foi escrito, é comum em todo o território brasileiro. Varia apenas o tipo de “moeda” para o pagamento. Acontece que, nunca na história deste país, a coisa explodiu no andar de cima de forma tão escancarada, quer se chame isso de mensalão, caixa dois ou coisa que o valha. Ou seja, quem fez, e está pagando, achava que dava braçadas na impunidade do poder – tanto que um dos mentores foi importado de Minas, onde treinou no ninho tucano e agora está lá na cadeia, o publicitário Marcos Valério. Barbosa caiu como uma luva para a disputa fratricida entre o que se rotula de esquerda neste país sem ideologia. Isso pode ser acompanhado na chamada grande imprensa, onde não se faz mais reportagens, mas editoriais em forma de. Barbosa é paladino de um lado (vide capa da Veja) e bandido em outra (vide CartaCapital). Ele deixa a capa preta mas continua voando acima de tudo isso. Agora faz mistério sobre seu futuro imediato, paparicado que é pelos partidos que querem apear o PT do poder. No auge do julgamento do Mensalão foi cogitado para ser candidato a presidência da República, coisa que só acontece num país onde falta educação, cultura, informação e o que é assimilado com facilidade é última troca de casais entre artistas de televisão. Inteligente, o primeiro negro a chegar à Corte Suprema do Brasil, colocou tudo isso no liquidificador e provavelmente vai manter-se assim, no mistério que faz todo mundo se perguntar para onde vai. Talvez nem ele sabe. A certeza que tem, contudo, é que fez história.

Compartilhe

3 ideias sobre “O mistério de Barbosa

  1. Pingback: Solda Cáustico

  2. toledo

    Algumas pessoas surgem no cenário nacional e a mídia as transforma em heróis.
    Somos um povo carente de pessoas que possamos acreditar.
    A medida que o tempo passa, vamos conhecendo melhor essa pessoa e a boa imagem construída, vai se quebrando.
    Esse cidadão Barbosa, é um exemplo de uma boa imagem construída. Ao longo do tempo a imagem foi se quebrando.
    Ele nada mais é que um simples cidadão, com qualidades e defeitos.
    O problema é que estamos carentes de pessoas serias e honestas neste País. A honestidade não é só na questão financeira, mas de caráter e vamos seguir acreditando que vai surgir uma nova liderança que possamos acreditar e confiar.

  3. eldo leite

    caro, a saída do ministro Joaquim barbosa é lamentável…além de brilhante na condução de seu trabalho, tínhamos a sensação de ter alguém em quem confiar nesta combalida justiça brasileira…por outro lado, ficamos distantes, ainda mais, das discussões acaloradas sobre os julgamentos no supremo tribunal federal e o teatro que acontece por lá diariamente…que pena!!!!…é isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.