8:31Um adeus a Milton Mueller

milton mueller

Milton Mueeler

por Célio Heitor Guimarães

O nome dele figurou discretamente na página de obituários da Gazeta do Povo da quarta-feira 30 de abril de 2014. Entre os falecidos e já sepultados no dia anterior, “Milton Rodolpho Mueller, 82 anos, publicitário. Filiação: Ervino Max Mueller e Elly Zwick Mueller”. Consultei o Renato Mazânek, memória viva da televisão do Paraná: “É o nosso Milton Mueller, da equipe de noticiaristas do velho Canal 6, TV Paraná, então instalado ali na José Loureiro?” Era.

Fiquei triste. É mais um da velha guarda do rádio, TV e publicidade paranaenses que nos deixa. Eu havia perdido o contato com Milton, mas lembrava dele e fora seu telespectador e fã de sua correção e competência como profissional. De porte elegante e discreto, bela voz, boa dicção, marcou presença e época no microfone e diante das câmaras, antes de enveredar para a propaganda, onde, entre outras façanhas, chefiou o departamento publicitário do Grupo Prosdocimo e foi um dos fundadores da Exclam!, uma das maiores agências de propaganda do Paraná. Era paranaense, nascido aqui ao lado, em São José dos Pinhais.

Conheci Milton Mueller quando ele, ainda jovem (estava perto 30 anos) era locutor da Rádio Marumby e se chamava Milton Moacir. Depois, prestou serviço a outros prefixos da cidade. Até assumir a bancada noticiosa da TV Paraná, como apresentador do “Diário do Paraná na TV”, ao lado de Sérgio Luiz, e do “Telenotícias Transparaná”, ambos no Canal 6, então integrante da Rede de Emissoras e Diários Associados.

Sua derradeira atuação frente às câmaras ocorreu no programa “Atitude Nissei”, transmitido on-line, voltado para a qualidade de vida dos idosos e patrocinado pela rede de drogarias do mesmo nome. Foi também exibido pela RIC TV, nas manhãs de domingo. Milton dividia a apresentação com Maria Ramos.

Agora, fico sabendo que Milton era pai do músico, jornalista e também homem de televisão Mauro Mueller, que apresenta o “Show de Bola” na Rede Massa de TV. Sobre o pai, Mauro escreveu um belo texto, que poderá ser visto no site BemParaná, do Jornal do Estado, ou no blog www.oradiodoparana.com.br, página Estas Palmas são para Você, do Wasyl Stuparyk, guardião da memória do rádio e da TV do Paraná.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Um adeus a Milton Mueller

  1. Mauro Mueller

    Muito obrigado pelo texto… poucos veículos deram a notícia. Meu pai, quando foi do rádio e da TV, daria muita importância ao falecimento de um grande nome da comunicação. Mas, os veículos locais, tão preocupados com “coisas importantes”… pra mim, foi ídolo, do rádio, TV e do imenso ser humano, pai de família e amigo. Ainda bem que existem pessoas com a sensibilidade de Wasyl … obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.