11:31Fruet sanciona lei sobre depressão pós-parto

Da assessoria de imprensa do vereador Helio Wirbiski:

 

A partir de agora, as mães de Curitiba diagnosticadas com depressão pós-parto passam a ser atendidas pelo “Programa Mãe Curitibana”.  O projeto, de autoria dos vereadores Helio Wirbiski (PPS) e Carla Pimentel (PSC), foi sancionado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito Gustavo Fruet.

Além do atendimento na rede pública ou nas entidades conveniadas, o projeto determina ainda a instituição da “Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto” no calendário oficial do município.

 

“O projeto nasceu a partir de conversas com os próprios agentes de saúde da capital, que nos relataram o aumento deste tipo de problema. E nossa ideia é oferecer atendimento adequado às mães e garantir segurança aos recém-nascidos”

 

Segundo especialistas, a depressão pós-parto manifesta-se algumas semanas após o nascimento da criança e deixa a mulher incapacitada e com dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia. E entre quatro a seis semanas, o quadro de depressão torna-se intenso.

 

Algumas consequências da doença são a negligências na alimentação do bebê, machucados “acidentais”,  depressão do cônjuge e divórcio, além de suicídios e de infanticídio, que atinge 0,2% dos casos.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Fruet sanciona lei sobre depressão pós-parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.