9:31Gleisi diz que Beto Richa quer privatizar a Sanepar

Da assessoria de imprensa da senadora Gleisi Hoffmann

 

GLEISI CONDENA BETO RICHA POR PRIVATIZAR PATRIMÔNIO DOS PARANAENSES 

 

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou hoje, quinta-feira, 20, que a Assembleia Legislativa do Paraná tenha autorizado o Governo do Estado a aumentar o capital social da Sanepar de R$2,6 bilhões para R$4 bilhões. Em pronunciamento na tribuna do Senado, ela advertiu que o resultado final desta operação será desastroso para a população paranaense, uma vez que fatalmente levará o Estado a perder o poder de mando na estatal.

— Quero dizer que a Sanepar é um patrimônio construído pelo povo paranaense, cuja função essencial é garantir o fornecimento de água e o sistema sanitário ao povo — afirmou a senadora. “Infelizmente, o Governo do Estado está entregando ao mercado essa empresa da população”, lamentou.

Segundo a senadora, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deve explicações aos paranaenses sobre o que está acontecendo, pois a empresa está sendo submetida a um processo de privatização sem que a população tenha conhecimento. “A Sanepar não pode pagar pelos erros de gestão do Governador, porque é isso que está por trás da emissão dessas ações”, assinalou.

A empresa de água e saneamento não pode ser transformada em instrumento para resolver os problemas financeiros do Estado, advertiu ainda a senadora, informando  que pode vir por aí um aumento nas contas de água. “Essa é uma conta que vai ser paga pela população, dependendo da gestão que a nossa companhia de saneamento tiver. E, fatalmente, nós teremos um aumento na tarifa de água”, antecipou.

Gleisi acusou o governo do Estado de agir de forma “pouco clara” no processo de  alteração da composição da carteira de ações da empresa.  “Quero deixar registrado neste plenário que o aumento da tarifa de água vai ser feito exatamente para encobrir o que aconteceu ontem na Assembleia Legislativa”, disse. Ela lembrou que a privatização da Sanepar não constava dos programas eleitorais de Beto Richa.

“Ele não disse que faria isto, isso não estava no programa de governo do Sr. Governador”, afirmou, lamentando, mais uma vez, a decisão tomada pela Assembleia Legislativa e enviando congratulações a todos os deputados estaduais que votaram contra a medida proposta pelo Governo do Estado.

 

Compartilhe

6 ideias sobre “Gleisi diz que Beto Richa quer privatizar a Sanepar

  1. Citizen Kane

    O Brasil, o Paraná e Curitiba estão a Deus dará ! Essa que é a verdade verdadeira. O roto falando do esfarrapado. O maltrapilho do estropiado. O jeca falando do capial.

  2. Do Interior

    O mais interessante é que a Senadora não entende nada do mercado de capitais, especialmente sobre a oferta de ações, e especificamente a da Sanepar.
    Eu que não sou especialista no assunto consigo distinguir entre ações com direito a voto e as que não dão direito a voto, e no caso da Sanepar serão ofertadas ao mercado para o aumento de capital da Empresa ações sem direito a voto. E pura politicagem e o mais triste é que a Senadora nunca ajudou o Paraná quando tava na Casa Civil.

  3. Sanepariano

    NÃO SERÁ PRIVATIZADA!! “As ações que serão colocadas à venda, são ações preferenciais que NÃO DARÃO DIREITO A VOTO, portanto o governo continuará com o mesmo percentual acionário da empresa de ações ordinárias (direito a voto) que é de 60%. Os recursos que forem captados serão aplicados em projetos para prevenir perdas do sistema de água, aumento na cobertura de esgotos e investir em novos mercados como o de resíduos sólidos e também como capital de giro. É importante lembrar que consta na Lei 11963/97 e isso foi reafirmado na Lei 17680/13 uma determinação que o Estado do Paraná deve deter sempre no mínimo 60% do total de ações que dão direito a voto, portanto para que a Sanepar fosse privatizada seria preciso alterar esse artigo da Lei, o que não está em discussão.”

  4. SEXAGENÁRIO

    E sobre as doações feitas à família Castro a senadora também não explicará !!!!

  5. Jean

    Sanepariano descreveu com perfeição, entretanto a burrica da barbie paraguaia nao compreende…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.