10:21Chico Alencar lança livro em Curitiba

Do jeito que veio:

 

Na próxima sexta-feira, 21 de março, o deputado federal Chico Alencar, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Rio de Janeiro estará em Curitiba para lançamento de seu novo livro, A rua, a nação e o sonho: uma reflexão para as novas gerações (Editora Mar de Ideias).

Com apresentação do deputado estadual Marcelo Freixo, também do PSOL-RJ, a obra propõe uma reflexão sobre o momento presente, a formação histórica e as perspectivas futuras do Brasil, com base em algumas frases colhidas em cartazes presentes nas grandes manifestações populares de junho de 2013.

O lançamento se dará a partir das 19h, no Mímesis│Conexões Artísticas, na rua João Manoel, 74, no bairro do São Francisco, próximo ao Largo da Ordem, na região central de Curitiba. O evento é promovido pelo Partido Socialismo e Liberdade, pelo Mímesis e pelaLivraria Vertov.

À tarde, a partir das 15h30, Chico Alencar visitará a Ocupação Nova Primavera, na Cidade Industrial de Curitiba. Com quase 400 famílias, a Nova Primavera luta para tornar-se o primeiro empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida Entidades na RMC. A Ocupação iniciou-se em 28 de setembro de 2012 e é organizada pelo MPM – Movimento Popular por Moradia.

Um livro sobre o passado, o presente e o futuro

A rua, a nação e o sonho vem dividido em quatro partes: a RUA, que revela a singularidade das recentes manifestações que surpreenderam pela força viral e mobilizadora; a NAÇÃO, uma análise da formação histórica do Brasil, que viveu quatro séculos de latifúndio, monocultura, escravidão e dependência externa, e só na segunda metade do século passado começa a constituir um mercado interno expressivo; o SONHO, a chamada utopia, que precisa garantir uma prática política transformadora, com reflexões criativas por uma sociedade igualitária e ecologicamente equilibrada. E por último, PERGUNTAS que nos fazem caminhar: uma lista sobre o que devemos refletir diariamente para nos mantermos vivos como indivíduos pensantes.

Trata-se do 27º livro de Chico Alencar, como autor e co-autor de títulos didáticos e paradidáticos. Entre os mais conhecidos, podem-se destacar: História da Sociedade Brasileira, escrito com Lucia Carpi e Marcus Venício Ribeiro;Educar na Esperança em Tempos de Desencanto, com Pablo Gentili, BR-500 – O Brasil vivo, com Claudius e Marcus Venício Ribeiro; e como autor, Orações do CoraçãoPassarinhos e Gaviões, e Direitos mais humanos.

 

Chico Alencar – parlamentar atuante e premiado

Chico Alencar tem 60 anos de idade. É professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense. Defendeu tese de Mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio, do qual foi um dos líderes no início dos anos 80. Lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. É professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Foi vereador do Rio de Janeiro, pelo PT, de 1989 a 1996. Em 1998 foi eleito deputado estadual. É Deputado Federal, eleito pelo PT em 2002 – de novo o mais votado –, reeleito em 2006 pelo PSOL, e mais uma vez eleito em 2010, com 240.724 votos, segunda maior votação de todo o Estado.

Por quatro vezes foi considerado, pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como o melhor deputado federal do Brasil, na votação promovida pelo “Prêmio Congresso em Foco”. Por duas vezes, em 2009 e 2010, recebeu o mesmo prêmio, na votação dos internautas. Desde 2006, é incluído pelo Diap entre as “100 cabeças do Congresso”.

Em 1996 candidatou-se à prefeitura do Rio, obtendo a terceira colocação, com 642 mil votos, faltando 1,5 ponto percentual para chegar ao segundo turno. Em 2008, também concorreu à prefeitura, agora pelo PSOL.

Ligado à Teologia da Libertação e à esquerda católica, Chico Alencar é um dos mais significativos representantes da síntese entre fé e política. Seu lema de vida vem de Gandhi: “seja a mudança que você quer no mundo”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.