15:23A “soldado” Gleisi em prontidão

Da Folha de S.Paulo, em reportagem de Gabriela Guerreiro

 

Gleisi Hoffmann bate-boca com líder do PSDB em comissão do Senado

 

Conhecida como “soldado” do governo federal no Senado, a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR) bateu-boca nesta quarta-feira (19) com o líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), durante votação de uma matéria na Comissão de Constituição e Justiça.

Depois do tucano acusar o governo Dilma Rousseff de ter “destroçado” o setor elétrico, Gleisi reagiu classificando a afirmação do senador de “leviana”.

Com o dedo em riste, Nunes disse que Gleisi não exerce o seu mandato para “policiar” seus discursos ou críticas. “A senhora, por favor, não queira me policiar. A senhora não tem nenhum tipo de autoridade para me policiar. Eu falo o que eu quiser. O que a presidente fez no setor elétrico, e a senhora participou como ministra, foi uma pauta bomba que o destroçou”, afirmou.

O tucano disse ainda que a ex-ministra não é “superior” a nenhum outro senador para “ditar normas” sobre os seus pronunciamentos. “A senhora não está aqui para me policiar, para me ditar normas. Eu posso falar o que eu quiser.”

Gleisi reagiu dizendo que não reivindica “nenhuma superioridade” e pediu mais educação ao colega. “A educação faz parte do nosso debate. Tenho todo o direito de questionar declaração que considero leviana, que não tem base na realidade. Não tem números que comprovem que a presidente desestruturou o setor elétrico. Nós pegamos um setor desestruturado.”

Ao final do bate-boca, Nunes ironizou a ex-ministra afirmando que retirava suas declarações sobre o setor elétrico porque está “tudo uma maravilha e ninguém vai pagar a mais por energia no ano que vem”.

Não foi a primeira vez que os dois senadores trocaram farpas na CCJ. Gleisi tem como hábito, desde que reassumiu seu mandato no Senado, em fevereiro, de rebater todos os discursos de oposicionistas contrários ao governo federal. O bate-boca não teve nenhuma relação com o tema do projeto discutido pela comissão, que autoriza a transferência de posse de bancas de jornais para os herdeiros dos donos.


Com discursos atacando a oposição e postura mais aguerrida que a adotada por outros governistas, Gleisi é chamada de “soldado do Planalto” por congressistas que criticam a defesa enfática do modelo Dilma de governar. A senadora tem como prática rebater discursos da oposição contra o governo, nas comissões ou no plenário da Casa.
“SOLDADO”

Na prática, Gleisi passou a adotar postura de líder do governo no Senado – posto oficialmente ocupado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Uma ala de senadores peemedebistas considera que ela “esvaziou” os poderes do líder, aumentando a insatisfação do aliado com o PT.

Na Casa Civil, principal ministério político do Executivo, Gleisi foi substituídapor Aloizio Mercadante. Ela deixou o cargo para se dedicar à sua campanha ao governo do Paraná, que terá como mote a defesa da gestão petista.

A aparência tímida e delicada esconde o perfil adotado pela petista em seus discursos e ações – estrategicamente calculados para enfraquecer bandeiras levantadas por adversários do PT.

Um dos objetivos de Gleisi é neutralizar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável adversário de Dilma nas eleições de outubro. A petista também já atacou o governador Eduardo Campos (PSB-PE). Ex-aliado e outro presidenciável, ele foi chamado de “ingrato e hipócrita”.

Compartilhe

4 ideias sobre “A “soldado” Gleisi em prontidão

  1. Diogo Lima

    Além do papelão que a ex dona da casa civil tem feito, de modo a não explicar os estragos que a presidente tem feito em nosso país, atacando os poucos opositores, cobrindo com fumaça os olhos da opinião pública, desvirtuando discussões, etc…ainda comete a “gafe” de falar que pegaram o setor elétrico desestruturado….afinal, Lula não esteve no poder 8 anos? Esta sra que sonha com o executivo do nosso Estado, não explica nada, não ajuda o Estado visando a eleição, e além de tudo, consegue ser ela a sem educação! Aqui não moça!

    PS: será que nenhum membro de imprensa vai mostrar a incrível coincidência de muitas greves ocorrendo, com dedo da CUT, em Estados que não são do PT e aliados? Acho engraçado paralisação apenas onde não estão com o PT, ou onde PT tem candidato, mesmo sendo”aliado” como no Rio!

  2. juca

    Que estranho a Dª Gleisi agora que se diz candidata ao governo resolve falar , aparecer e emitir como ventríloca opiniões como se fosse altamente qualificada. Não soube nem segurar as pontas o Gaievski, não deu sequer uma ajuda ao Paraná por questões partidárias. Pior agora vem sendo uma cópia Sergião no governo FHC, só que o Sergião batia o cacete na mesa e ela vai bater a bolsa voando maquiagem para todos os lados.

  3. Jean

    A barbie paraguaia ainda tem a coragem de botar a culpa no FHC…
    HAHAHAHAH
    A trupe de ladroes está mais de 10 anos no poder, e a unica draga que fizeram foi aumentar os beneficios sociais (esmola para pobre)…

  4. Jeremias

    Aqui no Paraná é assim.
    Qualquer paranaense que se destaque em nível nacional leva cacete aqui mesmo.
    Por isso nunca tivemos um presidente da República, um presidente da Câmara ou do Senado, e sequer um único ministro no Supremo ( nem precisaria ser presidente).
    Na Academia Brasileira de Letras? Ninguém. Jamais.
    O Paraná é conhecido como aquela panela quente onde qualquer um que queira dela sair será puxado para dentro pelos próprios paranaenses.
    É o estado da iniquidade.
    É o Maranhão do Sul.
    Ter méritos aqui é pecado. Pena de morte ao infeliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.