15:47Lula tenta convencer Osmar Dias a disputar Senado

Do jornal Valor Econômico, em reportagem de Cristiano Zaia

 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrará em campo novamente na sexta-feira para tentar convencer o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias (PDT), a disputar uma cadeira no Senado pelo Paraná contra o seu irmão, o senador Álvaro Dias (PSDB).

A aliança com Osmar Dias fortaleceria o palanque da senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR), que disputará o governo do Estado contra o governador Beto Richa (PSDB). Além disso, o parlamentar tucano é um dos principais críticos do governo no Senado.

Apesar de Osmar manifestar o desejo de se candidatar, há uma percepção no meio político paranaense – inclusive no PT local – de que ele não aceitará enfrentar seu irmão na briga pela única vaga disponível para representar o Estado no Senado a partir de 2015.

“No fim desta semana ou na próxima devo me encontrar com a presidente Dilma para conversarmos de política e daí vou decidir meu futuro”, disse Osmar ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. “Mas não descarto minha candidatura.”

Oficialmente, Lula participará de evento do diretório estadual do PT. Fora da agenda, porém, está previsto um encontro entre o ex-presidente e Osmar Dias, com a presença de Gleisi e outros petistas paranaenses. O presidente nacional da legenda, Rui Falcão, também poderá estar na reunião.

A adesão de Osmar à chapa de Gleisi poderia reforçar a presença da petista entre segmentos do agronegócio, num Estado em que o PT nunca venceu as eleições para governador. “Queremos muito que o Osmar [Dias] esteja com a gente no palanque”, destacou Gleisi. “Até agora ele sinalizou para mim que quer ser senador e faremos o possível para que isso aconteça.”

A ida de Lula à capital paranaense ocorrerá depois de o ex-presidente tentar há quase um mês convidar Osmar Dias para uma conversa em São Paulo, no Instituto Lula. A própria Gleisi teve encontro com Osmar Dias há duas semanas e também já agendou nova reunião com ele em evento do diretório estadual do PDT no Paraná, no dia 20. Essa foi a data escolhida pelo PDT para decidir sobre a candidatura de Osmar Dias e oficializar apoio ao PT. É também o dia em que o vice-presidente do BB deve deixar o cargo.

“Ele está em fase de indecisão, mas essa é a chapa ideal para nós”, acrescentou o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR). “Ele disse para mim que só entra na eleição para se candidatar ao Senado. É isso ou nada.”

Para o líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz (PDT-RO), “está certa” a candidatura do Osmar para o Senado. “Apoio ele tem, e acredito que haverá entendimento entre ele e o irmão.” Já o senador Álvaro Dias evitou comentar o tema. “Só deixo de ser candidato ao Senado se a minha intenção de votos cair de 68% para 20%”, afirmou.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Lula tenta convencer Osmar Dias a disputar Senado

  1. leandro

    Lula, deixe a família tranquila, isso só demonstra a fraqueza da candidatura da Gleysi, pois o PT está pressionando tudo e todos como pode para composições. O Osmar já teve sua chance em 2006. Lulinha, parce que trem um som de ameaça este convite de convencimento, soa como ou aceita ser candidato ou perde já o cargo no BB que não é dos ruins hein!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.