18:48Atlético nega ter usado dinheiro da obra do estádio para comprar jogador

Nota oficial publicada no site do Clube Atlético Paranaense

 

Atlético não usou dinheiro da CAP S/A na compra de jogador

 

Divulgou-se hoje que o Atlético teria utilizado dinheiro da CAP S/A na aquisição de um jogador de futebol (lateral direito Léo, hoje no Flamengo). Fosse verdadeira, a notícia seria grave, sem dúvida. A CAP S/A é uma sociedade com o propósito exclusivo de executar as obras do Estádio. Recebeu financiamentos de Bancos Públicos. Estes recursos não poderiam ser utilizados para comprar jogadores, é claro. A verdade é que não houve isso. A notícia é falsa.
Como é de conhecimento público (por razões estranhas à questão noticiada) houve sistemáticos atrasos nos repasses dos valores dos financiamentos à CAP S/A. Para que a obra não sofresse ainda mais com a ausência de recursos, o Clube Atlético Paranaense fez uma série de empréstimos à CAP S/A, em contratos de mútuos que estão contabilizados. Tais movimentações estão devidamente auditadas pela Pricewaterhouse. No momento do indicado pagamento pelo jogador Léo ao Esporte Clube Vitória, a CAP S/A devia ao Clube Atlético Paranaense 28 milhões de reais. Mútuos contabilizados e auditados que ajudaram a salvar a obra em um momento de atraso no repasse dos financiamentos.
Assim que entrou o valor de uma parcela do financiamento, no final do ano passado, a CAP S/A pagou ao Clube Atlético Paranaense parcialmente os mútuos com transferência para a conta do Clube e, no caso do jogador Léo, fez pagamento direto para a conta de um credor. A operação é juridicamente irretocável (pagamento de dívida por terceiro, com posterior reembolso com a quitação parcial de mútuo – art. 305 do Código Civil) e está, para insistir, contabilizada e auditada.
A notícia originalmente veiculada, enfim, é falsa. Houve muito dinheiro do Clube Atlético na CAP S/A. Nenhum dinheiro da CAP S/A no Clube Atlético. É o que diz o balanço auditado. A propósito, recentemente o Clube Atlético Paranaense voltou a ser credor da CAP S/A, em novos contratos de mútuo para dar conta de atraso no repasse da última parcela do financiamento.
Compartilhe

15 ideias sobre “Atlético nega ter usado dinheiro da obra do estádio para comprar jogador

  1. juca

    Se o Atlético (clube) sim precisa esclarecer pois é uma confusão, uma hora é o clube CAP, outra hora é a CAP S/A, mas ambas tem o mesmo Presidente, então confunde todo mundo, mas vamos lá. Se o Atlético tinha tanto dinheiro ao ponto de emprestar para a CAP S/A e nas rádios hoje divulgam que seriam vários empréstimos e um de 28 milhões, para adiantar despesas com a obra, poderia nem precisar de empréstimos públicos , quer do BNDES e nem de potencial construtivo para fazer o estádio.
    O mais estranho é que no primeiro momento alguém negou que a nota e a transferência fossem verdadeiras. Agora com a explicação de que o CAP futebol emprestou, adiantou dinheiro para a CAP S/A Sociedade constituída com propósitos específicos, ou seja gerenciar e administrar a construção da ARENA então cai por terra a primeira notícia de que eram notas e transferência “forjadas”. Na realidade como dizi um amigo que trabalhou na inspeção por um órgão público nesta obra, “isto vai dar mesas e quanto mais mechemos mais fede”.

  2. leandro

    O que mais chama atenção nessa confusão é que esta história de copa do mundo e escolha de estádio já vem desde 2007. Estamos em 2014 a 90 dias da Copa e ainda tem confusão. Não é de acreditar que tenham colocado a “faca no pescoço” do Patraglia exigindo que o Atlético cedesse o seu estádio para a copa do mundo. Na realidade o estádio foi oferecido na euforia momentânea de ser o “melhor estádio do Brasil” e coisa e tal. Bem depois disso, champagnes, reuniões abraços, promessas e deu no que deu. Tem um ditado popular que diz: “tudo que começa errado acaba errado”. Não é verdade, pois tudo que começa errado não acaba e isso que est6á acontecendo é algo que ainda não acabou e vai longe, aqui não tem nem um pingo de paixão clubística tem sim um lamento de uma pessoa como tantas outras que observa a grande confusão que fazem com tudo que se está fazendo aqui no país na conta da copa, como se esse evento fosse a solução para odos os males que existem por aí. O população parece que fica embriagada com esse eventos mesmo sendo, ou já foi , o Brasil o país do futebol. Com toda essa festa não só em Curitiba, mas no país, copa do mundo ano de eleições pode acontecer como Sucupira, lembram, Odorico Paraguassu inaugurou o cemitério ele mesmo e assim pode ocorrer, o Brasil perder a copa e tudo acaba.

  3. Mario

    Que merda esta imprensa de Ctba!!! Tudo que o Furacao faz é irregular e os verdes é tudo legal…. a nota do CAP é clara!!! se estes articulista nao querem entender, fazer o que… talvez o Petraglia precise pagar o famoso jabaculê….

  4. Até parece que tô de olho na Copa

    Querido Juca. Por favor, reedite ou traduza o que você escreveu, para depois tentar explicar o que, acredito, quase ninguém entendeu do que foi escrito, apesar de captarmos vossa mensagem – eu tive que ler umas três vezes o que você escreveu. Desculpe a sinceridade. Resumindo: para você, o Atlético tem ou não culpa no cartório? Pelo que consegui absorver do seu texto, sim. Mas, peço mais uma vez, explique-nos o seu ponto de vista com outras palavras ou mais clareza! Se o assunto já é uma confusão, seu texto ajudou a deixa-lo ainda mais cafuso! Agradecida!

  5. Antonio Carlos

    O negócio futebol, e o entorno, nunca foi sério, sempre recheado de deslizes para fora da linha do honesto, correto. Aplicar dinheiro público no futebol é algo insano.
    Inacreditável é alguém imaginar que essa verba pública tenha sido aplicada com lisura.

  6. Germano Rodrigues

    Essa “noticia” é um “prato cheio” para os coxinhas que, em seu tempo, estão vendo alguns atletas abandonarem o clube por não receber ordenados e ainda mais ter a situação escancarada em carta aberta ao virsão…. Realmente …aparece cada um….

  7. Jeremias

    A Sociedade constituída com propósito específico parece não ter um propósito tão específico assim.

  8. pedro

    O mais curioso em tudo isso é observar o comportamento de alguns torcedores do atlético que, infelizmente, ao se manifestarem sobre o tema Copa/Estádio/CAPSA, confirmam todo o preconceito sobre suas limitações intelectuais. Se a vereadora evangélica Carla Pimentel se eleger deputada estadual, quem assume o cargo de vereador novamente é aquele Julião Sobota (presidente da torcida fanáticos) que vai fechar o mandato sem ideias (e muito menos realizações), como já o fez. Candidatos a qualquer cargo eletivo deveriam ser obrigados a demonstrar algum discernimento e um mínimo de cultura, caso contrário, passaremos década pagando aos juliões sobotas da vida pra não fazerem nada além de encher seus bolsos com vinte e tantos mil mensais (além de garantir emprego no gabinete para parentes, amigos e quejandos).

  9. jr

    PORQUE SERA QUE TDO QUE ACONTECE DE ERRADO NO CAP SEMPRE FAZEM REFERENCIA AO COXA!
    AFINAL NAO MANDAMOS LA,APENAS USAMOS A BAIXADA COMO SALAO DE FESTAS!
    PAREM DE TRAPALHADAS E ETC……..E ESQUECAM O COXA!!!!!!!!……

  10. Francisco

    Agora eu entendi. O Atlético emprestou dinheiro para o governo financiar a seu estádio, porque este não tinha dinheiro para tocar a obra. Tanto que os funcionários fizeram greve por não receberem salário.
    Já o Vitória recebeu sem entregar o jogador. Simples.
    Ainda bem que as eleições estão aí.

  11. juca

    Para o até parece que estou de olho na copa. 1) O Atlético fez de tudo para levar alguns jogos do mundial de futebol para a Arena, pois na época consideravam a Arena o maior, o melhor estádio do Brasil, isso é um fato e verdadeiro. 2) Desde 2007 estão falando nisso. 34) O Atlético não tinha recursos para construir , ou melhor , reconstruir a Arena no padrão FIFA, fato que deixa a dúvida de que o estádio era o melhor, bem mais isso é outra “estória”. 3) Como não se faz empréstimos, quer de bancos privados ou ´públicos sem garantias e clube de futebol geralmente não tem ou não pode dar garantia alguma “bolaram” uma fórmula, legal, que foi a constituição de uma pessoa jurídica de direito privado, que se chama CAP S/A, portanto uma sociedade anônima. 4) Esta empresa tem finalidades específicas , ou seja administrar e construir o estádio, visto que a diretoria do Atlético não aceitava ter parcerira (empreiteira) na obra, tipo Grêmio de Porto Alegre. 5) A CAP S/A foi captar recursos junto ao BNDES e coma Prefeitura através da transferência de potencial construtivo constituído pelo Municipio através de lei específica para o caso. 6) Estabeleceu-se uma parceria entre CAP S/A, Prefeitura e Estado dfo Paraná, este através do gerenciamento do empréstimo do BNDES pela Fomento Paraná que é quem administrou e liberou os valores. 7) Em resumo é isso que ocorreu.
    Bem cada qual com parcelas distintas até um limite do valor da obra, claro que há correção, mas também se corrige o prerço CUB ( você deve saber o que é isso não?) Os valores extrapolaram , O Tribunal de Contas que não tem o CAP S/A nem o Atlético como jurisdicionados a êle vem repetidamente solicitando a apresentação de contratos e orçamentos e planilhas da obra. 8) O problema em suma é que se o Atlético, o clube emprestou recursos aa CAP S/A em momentos de dificuldades financeiras da empresa e isso feito através de contratos de mútuo, nada demais, porém há um probleminha: Houve o empréstimo, houve o contrato e houve a saída e ingresso de dinheiro do CAP clube ao CAP empresa ( note que são duas pessoas jurídicas distintas) lembrando que uma tem uma finalidade específica. Posi bem tendo havido o tal ou os tais empréstimos, se presume que deveria haver o pagamento do devedor (CAP S/A)) para o credor ( CAP clube)) e isso não foi feito e sim a Cap S/A pagou diretamente ao EC Bahia parte dos direitos econômicos do lateral Leo. Entendeu se não proicure o Tribunal de Contas que lá tem muita gente para te explicar bem melhor que eu. Abraços

  12. Estatística

    Isso é Contabilidade Criativa.

    O dinheiro deveria, acreditando-se na nota, ter sido passado ao Atlético e este feito o pagamento. Simples assim.

    A confusão entre público (dinheiro da CAP S/A) e privado (dinheiro do Clube) é muito comum neste bananal e, no fim das contas, fica tudo igual.

  13. leandro

    Simples. O CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE emprestou dinheiro em várias oportunidades a EMPRESA CAP S/A. Ambos são pessoas jurídicas de direito privado. Uma é um clube de futebol, outra é uma sociedade anônima com propósitos específicos com a finalidade de construir o estádio. Não há nada demais de que uma empresa empreste dinheiro a outra, como foi o caso. Para isso o Clube Atlético Paranaense se “acautelou” de garantias, como um ou mais contratos chamados de mútuos que devem prescrever cláusulas de obrigações e prazos de pagamento do empréstimo ( não deveria ser de quando puder) Tudo isso devera ter sido contabilizado e declarado, por mais que os clubes e a CAP S/A estejam isentos de determinados impostos. Pois muito bem quem emprestou o dinheiro chama-se credor e quem tomou o dinheiro é o devedor, daí, Clube Atlético Paranaense é o credor e CAP S/A é a devedora. o mínimo que se espera é de que quando houver o pagamento e ou a quitação da dívida o devedor o faça para o credor que deste ponto poderá fazer o que bem entender com o dinheiro respeitados os limites que houverem no caso do Clube como no caso da empresa. Mas pelo que está dito a CAP S/A pagou o Clube Atlético Paranaense em razão de sua “dívida”, de maneira “terceirizada” ou seja; Invés de quitar a dívida e fazer o pagamento ao clube fez ao Vitória e isso é fato pois há até comprovante de depósito bancário com a saída do valor de R$ 1.500.000,00 ao Vitória Então esse é o problema, pois a CAP S/A tem uma finalidade específica e determinada e não é a de pagar outas despesas que não sejam vinculadas a obras, por mais que estivesse devendo ao Clube de futebol, deveria sim ter devolvido o dinheiro ao Atlético futebol e este fazer o que bem entendesse com o dinheiro. Isso deve ter acontecido pois a pessoa física do presidente do Clube Atlético Paranaense e a mesma pessoa do presidente da CAP S/A e isso as vezes as pessoas “se confundem” ainda mais sendo uma única pessoa que decide tudo, é muita carga em cima de um só.

  14. Iridio E. irineu

    kkkkk….as abelhinhas ficam brabinhas quando pisam nos calos delas. Uma dica : paguem as suas dívidas (e não precisa ser em dia, basta que paguem), recolham o IPTU pois a Arena precisa ser terminada!
    E pronto..

  15. juca

    O INDIO se apresenta com o nome que faz bem o seu perfil. Desconhece os fatos por ser índio, pois é tutelado e incapaz, uma vez que os indígenas são protegidos pela lei através da FUNAI. Bom, mas quanto o assunto , quem deve não somos e sim o Atletico ou a CAP S/A ou sei lá, aquela confusão lá da baixada. Então não tem abelhinha, não tem brabinhos, não tem nada, tem sim alguns que usam o cérebro para pensar não como outros que tem isso que acham que o cérebro é para cagar e assim que fazem perde a pouca capacidade do raciocínio e outros tem cérebros demais e aí usam para obter vantagens. Né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.