20:44A equipe

de Rubem Braga

 

Uma velha, amarelada fotografia de nosso time.

No primeiro plano vê-se a linha intrépida, ajoelhada sobre o joelho esquerdo, prestes a erguer-se, uma vez batida a chapa, e atacar com fúria.

A defesa está atrás, de pé pelo Brasil.

Esse de gorro era nosso melhor elemento. Lembro que nesse jogo Nico foi expulso de campo, injustamente, pelo juiz; mas não antes de marcar dois goals.

Esse mais gordo era Roberto Vaca-Brava, nosso center-half, homem capaz de jogar em qualquer posição. Até hoje me lembro do time, como da letra de uma velha canção: Joca, Liberato, e Zico; Tião, Roberto e Sossego; Baiano, eu, Coriolano, Antonico e Fuad.

Era um onze imortal, como aliás se nota na fotografia, nessa chuvosa tarde, antigamente heróica eternamente, em que empatamos, porém todos reconheceram que foi nossa a vitória moral.

E olhando o retrato, olho especialmente o meu: um rapazinho feio, de ar doce e violento, sobre quem disse o jornal: “o valoroso meia-direita” – e com toda razão, modéstia á parte.

Esse alto, nosso quipa Joca Desidério, quando a linha fechava ele gritava para os beques – sai tudo, sai da frente – e avançava na linha. E chorava de raiva quando uma bola entrava. Mais tarde, por causa de um italiano, ele se fez assassino, mas com toda razão, segundo me contaram. Alviverde camisa do Esperança do Sul Futebol Clube, conhecido como os capetas verdes – somos nós!

Nós todos envergando essas cores sagradas; no coração, dentro do peito, cada um tinha uma namorada na bancada. Cada um menos um: era Fuad, que não interessava a ninguém, e morreu tuberculoso, sacrificado de tanto correr na extrema, pelas cores do clube – glória eterna! Era esse aqui, de nariz grande, esse turquinho feio.

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “A equipe

  1. leandro

    Com certeza esse time que consta na matéria é muito melhor do que o time dos coxas, pois jogadores como: Gil, Diogo, Chico, Anderson Aquino, Norberto, e alguns outros que estão “machucado” e um que já se mandou sobram poucos. O mais interessante disso tudo é a passividade da Diretoria e principalmente do Conserlho Deliberativo que com certeza é todo composto da maioria amiga do Presidente. Parece que tem muita gente ganhando muito bem lá pelo Alto da Glória e sem jogar bola. Tem duas espécies de “chopin”; Aquele que vive as custas dos pardais e aquele que chamamos de “vira bosta”, não sedi qual é o pior, mas ambos fazem mal, pois um come a comida do outro e outros espalham merda e não fazem merda nenhuma. Isso está cheio lá nos coxas. Mas lembremos que não são só os que estão dentro do campo “jogando” bola, mas tem vários fora do campo e esses ´que a coisa pega, pois eles são das duas espécies . Comem a comida dos outros, pois ganham bem e viram a bosta também e não fazem merda nenhuma. São membros , assessores parentes. consultores, cornetas enfim atrapalham e deixam de fazer algo de bom, consomem os recursos e daí o timer fica com Anderson Aquino, Gil, Diogo até pouco tempo com Deivid, também com Lincoln ( esses dois são uns os chopins do campo) ganham bem e não fazem merda nenhuma. Agora tem também a culpa de quem tras esses trastes , porque além de trazer jogadores que não jogam, enganam ainda tem que pagar os salários por contratos mal feitos. Tem também o Departamento médico, não sei se é incompetência ou os que para lá vão por não estarem recebendo em dia nem o tal direito de imagem. Tem também a preparação física , não é possível que nem bem começou o campeonato, diga-se de passagem uma bosta de campeonato, e já tem vários jogadores no estaleiro. Isso ou é má vontade, incompetência, mau planejamento ou salários atrasados. O Coritiba precisa repensar sua situação, quer de elenco, quer de comprometimento de ambos, jogadores e diretoria, se não a coisa está caminhando paraum ano difícil mas muito mais difícil do que foi a temporada anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.