14:59As vereadoras de Curitiba

Da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba

 

Galeria de vereadoras e ex-vereadoras será aberta nesta segunda

 

A Câmara Municipal abre, nesta segunda-feira (10), às 9h, as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Será inaugurada, no auditório do Anexo II, galeria de fotos em homenagem às 20 vereadoras e ex-vereadoras de Curitiba.

A primeira delas, Maria Olympia Carneiro Mochel, foi eleita em 1947. Nesta legislatura, são cinco representantes do sexo feminino entre os 38 parlamentares: Carla Pimentel (PSC), Dona Lourdes (PSB), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB) e Professora Josete (PT).

As vereadoras e ex-vereadoras receberão em plenário a homenagem da Câmara de Curitiba e as quatro parlamentares já falecidas serão representadas por familiares. Devido à solenidade, não haverá sessão ordinária. Na terça (11) e quarta (12), a partir das 9h, as atividades plenárias serão normais.

Solene Solene

Sessão solene, também na próxima segunda, dará sequência às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A bancada feminina da Câmara Municipal homenageará, a partir das 20h, 25 cidadãs, destaques em suas áreas de atuação. Dentre elas, por iniciativa de Noemia Rocha (PMDB), a mãe do prefeito Gustavo Fruet, Ivete Fruet.

As 20 vereadoras de Curitiba

Maria Olympia Carneiro Mochel (in memoriam): aos 21 anos de idade, a professora curitibana foi a primeira mulher eleita vereadora da cidade pelo voto direto, em 1947, pelo Partido Social Trabalhista (PST). Foi vítima de perseguição política e depois do mandato foi para o Maranhão, onde se formou em medicina (leia mais).

Maria Clara Brandão Tesserolli (in memoriam): curitibana, a professora teve dois mandatos (1960-1963 e 1964-1967). Dirigiu o Grupo Escolar Paula Gomes, no Santa Quitéria, idealizou e presidiu a Casa do Professor Primário do Paraná (CPPP) e foi secretária estadual da Educação e Cultura.

Marlene Zanin: advogada, eleita em 1983 pelo PMDB. Foi secretária municipal do Meio Ambiente, coordenadora de Meio Ambiente e Cidadania da Copel e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PR. Primeira presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina.

Rosa Maria Chiamulera: médica sanitarista e pedagoga, bacharel em direito, foi vereadora de Curitiba em três legislaturas, entre 1983 e 1996. Trabalhou na ONU, em Nova York. Na Câmara de Curitiba, apresentou projetos nas áreas de saúde, educação e defesa da mulher. Fundadora e presidente da Associação Boca Rouge para Promoção dos Direitos da Mulher.

Laís Peretti (in memoriam): graduada em pedagogia e belas artes, a curitibana assumiu o mandato em 1989, com propostas voltadas basicamente à área social. Coordenou a Casa da Gravura, no Solar do Barão, de 1982 a 1985. Defendia a valorização da mulher e a revitalização do ensino público, dentre outras bandeiras.

Nely Lidia Valente de Almeida (Nely Almeida, in memoriam): com seis mandatos, foi vereadora de Curitiba de 1989 até falecer, em 2012. Licenciada em geografia e história, é autora da lei que garante gratuidade no transporte público para maiores de 65 anos e atendimento prioritário, nos caixas de supermercados, a idosos, deficientes físicos, gestantes e mulheres com criança no colo, dentre outros projetos de relevância à cidade.

Zélia de Oliveira: pedagoga e especialista em sociologia, assumiu o mandato em 1991, como suplente do Dr. Rosinha (PT). Participou do Centro Popular de Cultura (CPC), ligado à UNE, e integrou a Ação Popular (AP), organização de resistência à ditadura. Foi presa e demitida do cargo de professora da UFPR, reassumido após a Lei de Anistia, em 1989. Uma das fundadoras do PT, não abandonou a militância pelo partido.

Julieta Maria Braga Côrtes Fialho dos Reis (Julieta Reis): no quinto mandato consecutivo, é a única mulher na atual Mesa Diretora da Câmara Municipal, da qual é segunda vice-presidente. Formada em artes plásticas, tem experiência junto à defesa da área cultural, idosos e microempresas. Servidora da prefeitura desde 1973, participou da criação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da Feira de Artesanato do Setor Histórico, também conhecida como Feirinha do Largo da Ordem.

Jane Rodrigues: professora, destacou-se na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Presidiu quatro vezes a Apae de Curitiba. Graças a esse trabalho, assumiu o mandato de vereadora em 1999. Na Câmara Municipal, integrou a Comissão de Educação e participou do processo de implantação das guias rebaixadas, conforme normas da ABNT.

Arlete Caramês: com o desaparecimento do filho, Guilherme, em 1991, fundou o Movimento Nacional da Criança Desaparecida. Nas eleições de 2000 para a Câmara de Curitiba teve a segunda maior votação (14,1 mil votos) e, dois anos depois, elegeu-se deputada estadual.

Clair da Flora Martins: advogada trabalhista e formada em Letras, teve um mandato de vereadora, assumido em 2001. Dois anos depois, tornou-se a primeira deputada federal do Paraná. Foi presa devido à militância contra a ditadura militar, torturada e viveu na clandestinidade; defendeu a anistia, o movimento Diretas Já e o Fora Collor.  Como parlamentar, voltou a atuação à defesa dos direitos dos trabalhadores e a reformas estruturais do Brasil.

Marcia Schier: atual diretora-presidente do Centro de Convenções de Curitiba, foi vereadora entre 2003 e 2004. Ex-presidente da Paraná Turismo, defende os eventos para o fomento da economia da cidade. Voluntária de diversas associações beneficentes.

Roseli Isidoro: servidora pública federal, iniciou a caminhada política por meio do movimento sindical ligado à UFPR. Uma das fundadoras do PT, partido cujo diretório municipal presidiu por dois anos. Assumiu o mandato de vereadora na legislatura de 2001, como suplente, e se reelegeu em 2005. É a atual secretária municipal extraordinária da Mulher.

Josete Dubiaski da Silva (Professora Josete): no terceiro mandato consecutivo, a petista é graduada em biologia. Ingressou na rede municipal de ensino em 1985 e, entre 1987 e 1994, também lecionou na rede estadual. Participou da criação do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), o qual presidiu, e foi dirigente da CUT. Possui, entre suas frentes de atuação, a educação, saúde pública, fiscalização do Executivo e do Legislativo, orçamento público, emprego,  políticas para mulheres e serviço público.

Maria de Lourdes Beserra de Souza (Dona Lourdes): a vereadora do PSB está no terceiro mandato consecutivo. Conhecida pelo trabalho social, em especial no bairro Santa Quitéria, também atua na educação, saúde e pela revitalização de ruas, praças e parques. No Legislativo de Curitiba, já integrou diversas comissões.

Marilei de Souza Lima (Cantora Mara Lima): eleita com 12,7 mil votos nas eleições de 2008, foi a vereadora mais votada da história de Curitiba. Com a atuação voltada aos princípios cristãos e defesa da família, em 2011 assumiu o mandato de deputada estadual. Na Assembleia Legislativa, é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Noemia de Souza e Silva Alves Rocha (Noemia Rocha): Eleita em 2008 e reeleita em 2012, a vereadora do PMDB atua no combate às drogas e defesa da família e meio ambiente. Formada em gestão pública, já defendia a criação de uma secretaria municipal voltada à mulher. Foi considerada, em pesquisa do Instituto Tiradentes, a vereadora mais atuante de Curitiba em 2012.

Renata Eitelwein Bueno (Renata Bueno): vereadora entre 2009 e 2012, é natural de Brasília. Presidiu, na Câmara de Curitiba, a Comissão Especial de Direitos Humanos e relatou a revisão da Lei Orgânica do Município (LOM). Graduada em Direito, elegeu-se deputada italiana pela União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos, em 2013.

Maria Goretti David Lopes (Maria Goretti): enfermeira, servidora pública e especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos, contribuiu para a criação do programa Mãe Curitibana. Ocupou a cadeira de João Cláudio Derosso na Câmara Municipal, entre julho e dezembro de 2012, na condição de primeira suplente do PSDB. Militante do movimento de mulheres, fundou a ONG Espaço Mulher, participou da coordenação do Comitê Multipartidário de Mulheres e é filiada à Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Carla Cristiana de Carvalho (Carla Pimentel): no primeiro mandato, estudou tecnologia da informação, psicologia e atualmente se dedica à pedagogia. Trabalha voluntariamente em instituições sociais há 16 anos, em ações de assistência social e combate às drogas, o que a levou à vida pública. Sua família é precursora nas Igrejas Assembleias de Deus no Paraná.

 

Compartilhe

2 ideias sobre “As vereadoras de Curitiba

  1. Vinhoski

    Casuísmo e factóide.

    Políticas públicas que ampliem a malha de seguridade para a mulher são desconexas entre os institutos públicos, mas a edilidade de saia conspurca a imagem da mulher moderna que o país precisa: centrada em resultados positivos para sua comunidade. Esta mulher, hipotética em um sentido e patética na visão da CMC, não precisa de um corredor de auto-adulação para inflar egos progesteronizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.