18:58Arduíno Colassanti, adeus

Do G1

 

Ator Arduíno Colassanti morre aos 78 anos, em Niterói, RJ

Pioneiro do surfe no Brasil e ator, fez o 1]º nu frontal do cinema brasileiro. Arduíno sofria de insuficiência respiratória 

 

O ator Arduíno Colassanti, que atuou em mais de 40 filmes no Cinema Novo e foi pioneiro do surf nacional, morreu aos 78 anos de insuficiência respiratória, na tarde de sábado (22), em Niterói, no Rio de Janeiro. Segundo informações do Hospital Universitário Antônio Pedro, onde foi internado, ele sofria de insuficiência respiratória. O corpo do ator deve ser enterrado nesta segunda-feira (24), em Niterói.

Colassanti fez sua estreia no cinema no papel principal do filme “El Justiceiro”, de Nelson Pereira dos Santos, em 1967, e realizou o primeiro nu frontal masculino do cinema brasileiro no longa “Como Era Gostoso Meu Francês”, de 1971. Colassanti também foi um pioneiro no surf nacional, sendo considerado um dos primeiros surfistas semi-profissionais do país.

Italiano de Livorno, veio para o Brasil aos 11 anos com o pai Manfredo, ator, e a irmã Marina, escritora, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Ele se instalou na casa da tia, a soprano Gabriela Lage, casada com o empresário Henrique Lage, dono da propriedade que é atualmente conhecida como Parque Lage, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.

O ator se iniciou no surf na praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio, e fez diversos estudos para a criação da prancha de fibra de vidro e resina.

 

 

Amigos e familiares fazem homenagens ao ator
A atriz Sonia Braga usou sua página na rede social facebook para lembrar da época em que conheceu Arduíno. “Adeus Arduino! E foi assim que nos conhecemos, no filme “Mestiça, a Escrava Indomável”. Ele me levou para o Rio de Janeiro, moramos na casa da vila, nº 9. Viajamos para Paraty e moramos no veleiro “Gaivota”por um tempo na Urca. Vai em paz Arduino!”, escreveu Braga.

A sobrinha Alessandra Colassanti, também usou a internet para homenagear o tio. “Meu tio sempre foi um homem do mar. Do telescópio da minha varanda posso ver Arduíno surfando. Tio Arduíno surfando no céu. O céu tá crowded. Do lado dele tem uma fênix. Do lado dele tem uma pomba branca, muitos anjos, cavalos alados, aves místicas e outros surfistas legendários. De vez em quando dá até pra ver um peixe voador, entre uma nuvem e outra em formato de baleia. O céu tá grande. Ventos convectivos ascendentes formam nuvens de até quinze quilômetros de altura. Meu tio Arduíno tá pegando a maior onda agora, a maior onda da sua vida. Atlético e apolíneo Arduíno acena e manda beijos da crista de um cumulonimbus.”, postou a jovem, filha da escritora Marina Colassanti.

A atriz e cineasta Ana Maria Magalhães também falou do amigo nas redes sociais:  “O sol continuará a se levantar e a se deitar no Arpoador sem saber que o planeta perdeu o desbravador e explorador dos mares cariocas, das Cagarras à Lage do Arduino, e uma das pessoas mais lindas por dentro e por fora que viveu no Brasil”.

Na mensagem que postou no Facebook, ela conta: “Aos 12 anos eu ia até o Arpoador vê-lo pegar ondas sem suspeitar que seria meu amigo, irmão e companheiro de filmagens. Lembro de nossas caminhadas ao set de filmagem em ‘Azyllo muito louco’, o quanto nos divertíamos nas nossas cenas em ‘Como era gostoso o meu francês’, e do casal que formamos em ‘Mãos vazias’, em que sua linda filhota ruiva, Daniela, fazia o papel de nossa filha.

Ana Maria  lembrou que, quando foi atropelada numa calçada, Arduíno saiu para pescar peixes especiais para ela e se desculpou porque só havia encontrado lagostas. “Trouxe-me uma penca e ainda explicou que as pescou onde não havia mercúrio”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.