8:33Livro do quilo

Do jeito que veio

 

Pesquisadora lança livro sobre a história dos restaurantes “por quilo” em Curitiba

O lançamento do livro acontece no dia 21 de fevereiro na Livraria Cultura, às 19h30

 

A tradição do “comer fora” e a escolha pelos curitibanos por restaurantes self-service “por quilo” é tema de estudo da autora Cilene da Silva Gomes Ribeiro, que é nutricionista, professora e coordenadora do curso de Nutrição da PUC de Curitiba, com Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em História. Escrever a história dos restaurantes por quilo em Curitiba traz temas interessantes da antropologia, sociologia e da nutrição.

Um dos objetivos do livro é levar o leitor compreender as relações entre as pessoas e os alimentos, focalizando as refeições feitas fora dos limites domésticos, um hábito que tomou corpo no cotidiano de uma boa parcela da classe média urbana. Desta forma, as possibilidades de se fazer refeições fora de casa permitem novas interpretações do comer. A autora recupera a história dos restaurantes self-service por quilo, em Curitiba, no período de 1970 a 2000. Um trabalho criterioso de pesquisa, que veio a preencher uma lacuna no conhecimento de uma área da história da alimentação que se tornou realidade junto aos consumidores curitibanos na atualidade.

 

 

SOBRE A AUTORA

 

Cilene da Silva Gomes Ribeiro é Nutricionista com Doutorado em História e Mestrado em Engenharia de Produção. Tem Especialização em Qualidade e Produtividade, Administração Industrial, Qualidade de Alimentos, Metodologia de Ensino Superior, Logística Empresarial, Gestão de Custos e Formação de Preços, e Alimentação Coletiva. Possui 20 anos de experiência em Nutrição de Coletividades Sadias, atuando em gerências de restaurantes, concessionárias de alimentos e restaurantes comerciais. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sendo docente dos cursos de Nutrição e do Curso Tecnólogo em Gastronomia e coordenadora das pós graduações de Gerenciamento em Unidades Produtoras de Refeições e de Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade de Alimentos. Atua ainda como professora convidada nos Cursos de Chef de Cuisine e de Hotelaria do Centro Europeu.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.