15:49Copa em Curitiba? A garantia somos nós!

Nota conjunta assinada pelo Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Clube Atlético Paranaense sobre as obras do estádio Joaquim Américo:

 

 

O Governo do Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Clube Atlético Paranaense garantem a adoção de todas as providências necessárias para assegurar a conclusão das obras da Arena da Baixada dentro do prazo estipulado pela FIFA e, portanto, a tempo de sediar os jogos já definidos em sorteio da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.Nesse sentido, o Governo do Estado protocola hoje (12) um novo pedido de financiamento junto ao BNDES, no valor de R$ 250 milhões, com o objetivo de assegurar o empréstimo final para a conclusão da Arena da Baixada e a capitalização do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), com a interveniência da Fomento Paraná. Os recursos para o FDE servirão para atender outros projetos de interesse do Estado.

As reuniões e entendimentos prévios mantidos com o BNDES nos permitem concluir que a análise na nova operação de crédito terá a necessária prioridade que o assunto merece, para que o fluxo financeiro requerido pelo cronograma de obras não seja interrompido.

Toda essa operação também já foi comunicada à Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Arena da Baixada, instituída pelo Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, FIFA e entidades da sociedade civil.

Curitiba, 12 de fevereiro de 2014

Compartilhe

6 ideias sobre “Copa em Curitiba? A garantia somos nós!

  1. leandro

    O Z. B. tem uma frase que diz ” isso é política” certo! Mas aqui digo que é outra palavra que entraria na frase: Isso é P………ria.

  2. WLADIMIR ORLOFF

    Depois desta não tem erro : PETRAGLIA GOVERNADOR.

    Viabilizou-se, o Clube Atlético Paranaense e, de quebra, deu uma mãozinha para o caixa do tesouro administrado pelo Beto Richa e Taniguchi. Como diz o Zé Beto, EXPRESSIONANTE.

    A que ponto chegou o atual Governo do Paraná. Depender do Petraglia.

  3. TCU no Petraglia

    http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=86&data=07/02/2014

    ACÓRDÃO Nº 188/2014 – TCU – Plenário
    1. Processo nº TC-029.366/2013-5
    2. Grupo I, Classe de Assunto V- Relatório de Acompanhamento
    3. Órgão/Entidade: Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Governo do Estado do Paraná
    4. Interessado: Tribunal de Contas da União
    5. Relator: Ministro Valmir Campelo
    6. Representante do Ministério Público: não atuou
    7. Unidade Técnica: SecexEstataisRJ
    8. Advogado constituído nos autos: não há
    9. ACÓRDÃO:
    VISTOS, relatados e discutidos estes autos de relatório de acompanhamento tendente a avaliar a regularidade da operação de crédito realizada entre o BNDES e o Governo do Estado do Paraná, para financiar o projeto de reforma e ampliação do estádio Arena da Baixada, em Curitiba/PR, que se insere no esforço para realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
    ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão do Plenário, ante as razões expostas pelo Relator em:
    9.1. determinar ao BNDES, com base no art. 157, caput, do Regimento Interno do TCU, que, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da ciência, apresente ao TCU o novo quadro de usos e fontes para custeio dos investimentos previstos na revisão do orçamento atualizado da obra de construção da Arena da Baixada, de modo a permitir a respectiva análise no acompanhamento a ser realizado por este Tribunal em 2014, como também aferir-lhe a exequibilidade;
    9.2. determinar à Coinfra que tome as providências necessárias para a atualização do sítio eletrônico http://www.fiscalizacop a 2 0 1 4 . g o v. b r ;
    9.3. determinar à SecexEstataisRJ, com base no art. 157, caput c/c art. 241 e 242 do Regimento Interno do TCU, a dar continuidade ao acompanhamento das ações do BNDES de financiamento da Arena da Baixada, em Curitiba/PR, no âmbito do Programa Pró-Copa Arenas, apresentando relatório final conclusivo acerca da regularidade do financiamento em escopo, mormente acerca das consequências contratuais do empréstimo decorrente da entrega intempestiva ou inadimplemento total ou parcial do objeto, autorizando as diligências e inspeções que se façam necessárias;
    9.4. encaminhar cópia deste Acórdão, acompanhado do relatório e do voto que o fundamentam:
    9.4.1. à Coinfra, para os registros próprios dos processos relacionados à Copa do Mundo de 2014;
    9.4.2. ao BNDES;
    9.4.3. ao Governo do Estado do Paraná;
    9.4.4. ao Clube Atlético Paranaense – CAP;
    9.4.5. ao Ministério do Esporte;
    9.4.6. ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná;
    9.4.7 ao Coordenador do Grupo de Trabalho “Copa do Mundo” da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal;
    9.4.8. ao Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados; ao Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados; e ao Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado Federal.
    9.5. arquivar os presentes autos.
    10. Ata n° 3/2014 – Plenário.
    11. Data da Sessão: 5/2/2014 – Ordinária.
    12. Código eletrônico para localização na página do TCU na Internet: AC-0188-03/14-P.
    13. Especificação do quorum:
    13.1. Ministros presentes: Augusto Nardes (Presidente), Valmir Campelo (Relator), Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, Aroldo Cedraz, José Jorge e José Múcio Monteiro.
    13.2. Ministros-Substitutos convocados: Augusto Sherman Cavalcanti e Weder de Oliveira

  4. antonio carlos

    Que curitibanos azedos, deixem de tanto reclamar, já se esqueceram daquele domingo onde todo mundo, ou alguns até soltaram foguetes celebrando a escolha da cidade para ser uma das 12 sedes? Gente ingrata. Alguem sempre paga a conta, como não vai ser o Metralha, nem o Beto, atleticano declarado, e nem o Guga, coxa disfarçado, somos nós, aqueles que sempre pagaram a conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.