10:03Tango no ar

por JamurJr

O programa Tangueria, da rádio da FM E-Parana, apresentado por Alejandro Di Nubila, faz lembrar um pioneiro na divulgação do tango no Brasil. O parnanguara Souza Miranda apresentou durante vários anos “Rosa de Tango”, um campeão de audiência que mesclava poesias com os tangos mais famosos da época embalados por orquestras como a de Francisco Canaro, Anibal Troilo e outros. Foi num tempo em que a Rádio Belgrano de Buenos Aires era bem sintonizada no Brasil e o tango chegou forte por aqui, conquistando boa audiência a ponto de ter sido criado um program apresentado por Getulio Cury na rádio Tingui, com o nome de  “O Tango Abraça o Samba”. Esse programa era transmitido ao vivo da boite Cadiz, que ficava na rua José Loureiro, onde se apresentava o conjunto tipico argentino formado pelo uruguaio Leo El Morocho, o argentino Pelejero e o espanhol Ramirez. O samba era defendido pelo conjunto do pianista curitibano Gebran, um dos maiores talentos da nossa música popular.

Compartilhe

2 ideias sobre “Tango no ar

  1. eloi zanetti

    Estava procurando referencias sobre o programa O tango abraça o samba para um texto que estou fazendo. achei que seria dificil e, pimba. direto no seu blog. Grato pela informação. Este Souza Miranda que voce sita é pai do famoso Osvaldo Miranda – Mirandinha – designer de fama mundial.

  2. Zé Beto

    grande eloi! o texto é do jamur jr., nosso historiador do rádio e tv do paraná. sobre o pai do miran, outro dia um outro texto de colaborador deu a informação que eu não sabia. abraço. saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.