19:56A urgência das blitzes em Curitiba

por Claudio Henrique de Castro*

 

 

O trânsito mata mais de 40 mil pessoas anualmente no Brasil. As estatísticas todos estamos cansados de saber. O pior nisso tudo é o sentimento de impunidade que se instalou nas vias públicas brasileiras.

Os processos judiciais não têm fim, a vida segue, vem a prescrição penal e pouquíssimos são condenados pelos delitos.

Minha primeira aula deste ano na semana que vem será sobre este tema. Coincidência ou não, assistimos ao pavoroso e mortal acidente na rua 24 de Maio com Praça Rui Barbosa, no coração de Curitiba, que ceifou a vida de inocentes e respeitadores das leis de trânsito.

Não há tempo a perder! Em São Paulo, Rio de Janeiro e outras importantes capitais onde a fiscalização da alcoolemia foi intensificada, os índices de acidentes diminuíram sensivelmente. Também precisamos implementar a educação do trânsito nos ensinos  básico e médio porque a prevenção sempre foi a melhor solução.

É urgente formarmos cidadãos conscientes da chamada alteridade, isto é, nosso direito tem limites e termina onde se inicia o direito do outro. Em outras palavras, para o Direito Canônico: não faças para o próximo aquilo que não deseja para si!

Curitiba merece madrugadas nas quais os motoristas alcoolizados sejam detidos e punidos e que essa marca cultural nefasta seja banida da cidade.

Esperamos que a Polícia Militar faça a sua parte e não se detenha frente às pressões econômicas dos bairros e estabelecimentos noturnos onde a venda de bebidas e a liberdade de clientes baladeiros e irresponsáveis é fonte de lucro e prosperidade para os empresários da noite.

 

*Advogado e professor de Direito

 

Compartilhe

3 ideias sobre “A urgência das blitzes em Curitiba

  1. Pedreiro

    Em Curitiba o governo não tem moral de coibir alcoolemia enquanto não esclarece o caso Ribas Carli.
    Temos um pretenso piloto de testes como governador e os apaniguados fazem das nossas ruas seu autódromo particular! Enquanto continuar a carteirada do – “você sabe com quem você está falando…”
    vamos continuar morrendo atropelados pelos “donos do pedaço”

  2. Ernesto

    É isso mesmo Pedreiro, tem até sobrinho ou filho de ex-governador que se envolveu em acidente de carro onde morreu uma moça e até hoje não foi esclarecido, não é?

  3. Raquel Santos

    Concordo caríssimo!!
    Chega de proteger políticos ou não, que cometem crimes ao volante e saem impunes!!
    Tem até cara de pau ousando dizer que consumiu bombom com licor ou carne preparada na cerveja é mole? Enquanto isso… A direção perigosa na madrugada continua, seja a 180Km/h ou 220Km/h, ceifando a vida de pessoas que nada tem haver com a opção bebedeira ou a curtição pelos “velozes e furiosos”.
    Direção perigosa cumulada com bebida alcoólica tem que ser reprovada e punida severamente sem exceção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.