13:12O MP e a decisão do STF sobre Cid Vasques

O Ministério Público do Paraná informa:

 

O Ministério Público do Paraná teve acesso ao teor da decisão do Supremo Tribunal Federal no pedido de suspensão de liminar protocolado pelo MP-PR, em relação ao afastamento do procurador de Justiça Cid Marcus Vasques da carreira, para exercer o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. Para a Instituição, embora o STF tenha indeferido o pedido, a decisão reconhece a questão como matéria constitucional, indicando apenas que o tema em debate deveria ser apreciado primeiro pelo Tribunal de Justiça local, que ainda não julgou o mérito.

 

O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, falou sobre como o Ministério Público do Paraná recebeu a decisão e as providências que a Instituição deverá tomar frente aos fatos.

 

“A decisão do STF limitou-se a apreciar os requisitos da grave violação da ordem no âmbito mais estreito de interpretação daquele Tribunal Constitucional.  De fato, a excepcionalidade do instrumento processual utilizado – ou seja, suspensão de liminar no STF, que não comporta dilação probatória – requer exigência maior de demonstração, de plano, da gravidade do perigo ao interesse público. No entanto, a decisão reconheceu, desde logo, a legitimidade do MP-PR de atuar neste caso diretamente junto ao STF, deixando claro que se trata de matéria constitucional, portanto, de relevância maior, e que a questão de direito deveria ser, por ora, julgada no Tribunal local, que até agora só apreciou liminares, sem julgar o mérito. O Ministério Público estuda a possibilidade de recorrer da decisão no próprio STF e vai insistir no Tribunal de Justiça do Paraná na agilidade do julgamento de mérito da questão, porque entende ser prerrogativa exclusiva do Ministério Público a deliberação sobre afastamento ou não de seus membros.”, afirmou.

07

Compartilhe

2 ideias sobre “O MP e a decisão do STF sobre Cid Vasques

  1. zangado

    Nada como o esclarecimento da situação.
    Porque já deram porraí que está tutto finito.
    Nada disso.
    Agora, depender da justiça estadual, com o compadrio que impera entre os poderes públicos há décadas na Republiqueta do Paralá vai ser parto de elefante …
    O que resta, para a sociedade que paga a conta de tudo isso, é a extrema incompetência e falta de comando do governador.
    Se não viram ainda que não é talhado para governar não sei mais o que é preciso …

  2. rui barbosa

    Porque promotor ser “emprestado” para ser Sec. de Segurança e quando termina o tempo tem essa muvuca toda? com o Delazari foi o mesmo. Não dá para o MP criar uma norma proibindo “empréstimos” de promotores? é verdade que a guerra intensa para permanecer no cargo é porque se aposenta em março e não porque tá preocupado com a segurança?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.