16:03Livros para os Tubos

A Fundação Cultural de Curitiba informa:

 

Doações e parcerias incrementam acervo das Tubotecas

 

 

Perto de completar um ano, as Tubotecas contabilizam quase 40 mil obras em seu acervo, demonstrando o crescente interesse da comunidade em contribuir para o sucesso do programa, criado para incentivar a leitura entre os curitibanos. Esse número foi alcançado graças às inúmeras doações e parcerias estabelecidas entre a Fundação Cultural de Curitiba, pessoas físicas, empresas e instituições.

Uma dessas parcerias foi firmada recentemente com o Shopping Mueller, que se tornou temporariamente um ponto de coleta de livros para as Tubotecas. Até o dia 9 de fevereiro, quem visitar o shopping poderá contribuir doando livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. A arrecadação acontece no espaço onde está instalado o projeto “Hora da História”, no Piso Subsolo. As coletas são realizadas durante as sessões de contação de histórias, às 15h, 17h, e 19h.

As Tubotecas são pequenas bibliotecas que funcionam dentro de Estações Tubo, onde usuários do transporte coletivo têm acesso livre aos títulos disponíveis. A leitura pode ser feita enquanto aguardam o ônibus, como também é permitido retirar, um exemplar por vez, para continuar a leitura em casa – gratuitamente e sem a necessidade de cadastro. Após a leitura, o livro poderá ser devolvido em qualquer uma das Tubotecas em funcionamento: Estações Praça Rui Barbosa, Estação Central, Estação Praça Carlos Gomes, Estação Carlos Gomes e Estação Marechal.

 

Entusiasmo – O acervo das Tubotecas é alimentado pelo entusiasmo dos doadores de livros, que acreditam no potencial da leitura como instrumento de transformações. O professor e poeta Carlos Magno Corrêa Dias foi um desses entusiastas que recentemente forneceu 15 exemplares da sua obra “Antinomias ou Realidade?”.

Carlos Magno considera “excelentes” as iniciativas de incentivo à leitura, desenvolvidas pela Fundação Cultural de Curitiba. “Em particular, as Tubotecas são uma ideia simples, mas que têm um alcance espetacular. É uma forma poderosa de incentivo à leitura, além de constituir uma acão inovadora que em muito contribuirá para a ampliação da visão de contexto dos cidadãos curitibanos“, afirma.

Para o professor, o mais importante de todo o processo é o favorecimento da cidadania. “A comunidade é chamada a contribuir diretamente, sendo responsável pela sua manutenção, como por sua ampliação. Essa simbiose entre os distintos agentes da sociedade é que garantirá a continuidade do projeto”, avalia.

 

Lógica e poesia – O livro “Antinomias ou Realidade?” reúne poesias de sua autoria que revelam preocupações e críticas sobre certas situações do mundo atual. A obra é particularmente interessante por ter o seu autor formação acadêmica na área das Ciências Exatas. Carlos Magno é professor de Matemática e Lógica Formal, mas é pela poesia que exterioriza os seus pensamentos.

“Uma das minhas pretensões neste livro é ver explicitado alguns pontos de vista sobre questões que, se não devidamente pensadas, continuarão a contribuir para o embrutecimento do homem”, diz o professor.  Segundo ele, a poesia representa uma possibilidade de “desafogar a alma que compadece com inúmeras injustiças e desatinos, e de aliviar a mente que se vê obrigada a coexistir num mundo muitas vezes insano”.

Autor de mais de 30 livros no campo da Lógica Matemática e da Filosofia da Ciência, Carlos Magno está acostumado a doar seus trabalhos para bibliotecas de universidades e de instituições de pesquisa. Quando conheceu o projeto das Tubotecas, resolveu ampliar ainda mais as possibilidades de disseminar suas poesias. No ano passado, Carlos Magno doou 14 exemplares da obra “Visões Extemporâneas sobre a Realidade” e ainda este ano pretende doar outros de seus livros.  “Poder doar obras e contribuir nesse importante e significativo projeto cultural é um privilégio sem igual e, ao mesmo tempo, uma grande satisfação”, diz o professor.

Compartilhe

2 ideias sobre “Livros para os Tubos

  1. poor devil

    Quem será que teve esta ideia de jegue? Vão estocar munição para as manifestações antes e durante os jogos da Copa? Só pode, porque as estações tubo foram vandalizadas sem contar com os livros para queimar, imaginem com eles? É fogaréu na certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.