9:59Petraglia é a peça-chave do Dia D para a Copa em Curitiba. E esse é o problema

Da coluna Bola no Corpo, de Leonardo Mendes Junior, publicado no site da Gazeta do Povo

 

Mário Celso Petraglia é o principal personagem da Copa do Mundo em Curitiba. Desde o início, ele conduziu toda a articulação de bastidores para que a Arena — e por consequência a cidade — estivesse no Mundial. Foi ao Rio de Janeiro falar com Ricardo Teixeira. Foi a Brasília bater na porta do governo federal. Movimentou governo do estado, prefeitura, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa. Não é à toa que no dia mais importante da Copa em Curitiba seja ele o personagem central.

A essa altura, não é segredo para ninguém que Jérôme Valcke só incluiu Curitiba no seu roteiro pelo Brasil esta semana porque somos a sede mais atrasada. E que esse alerta soou bem alto porque Charles Botta, o consultor de estádios da Fifa, encontrou um canteiro parado demais e vazio demais para um estádio que deveria estar pronto há 20 dias e não dá esperança de que estará pronto em 35 dias.

Valcke quer respostas convincentes a quatro questões:

– Quando o estádio estará pronto?

– O que será feito para que o estádio esteja pronto neste prazo?

– Quanto vai custar para que se faça o necessário para o estádio estar pronto neste prazo?

– Quais as garantias reais de que, a esse custo, será feito o necessário para o estádio estar pronto neste prazo?

 

As quatro respostas passam inevitavelmente por Petraglia. Petraglia é a solução. E também o problema. E todos os envolvidos no processo sabem disso.

 

Luís Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, chegou em Curitiba já nesta segunda-feira. Conversou com Gustavo Fruet, depois com Beto Richa. Reuniões para atualizar o andamento da Copa na cidade e afinar um discurso para a reunião com Valcke. Horas antes do encontro com o secretário-geral, outra reunião colocará os últimos pingos nos is. Um esforço que, todos sabem, pode ser simplesmente anulado por Petraglia.

 

Petraglia pode sacar da manga uma solução genial para todo o impasse. Apresentar um ajuste no orçamento que acomode a demanda da Fifa por mais operários e entrega no prazo sem mexer em um centavo do orçamento. Também pode jogar na mesa uma conta nova, mais alta, olhar para prefeitura e estado, dizer que a Copa é deles e soltar um “se virem para pagar”. Pode ser um. Pode ser outro. Pode ser um pouco de cada. Pode não ser nada disso. A imprevisibilidade de Petraglia ditará o caminho de saída do buraco em que a Copa em Curitiba se meteu.

 

Acompanho desde o início a operação da Copa em Curitiba e, por motivos óbvios, nos últimos dias tudo tem girado em cima das consequências do atraso na conclusão da Arena. “Curitiba será riscada do mapa do Mundial?” é a pergunta que mais se ouve.

 

Nas apurações, encontrei algum medo e muita preocupação de que isso possa acontecer; pouca informação concreta e muita especulação. Como, por exemplo, a história de a Arena do Grêmio assumir os quatro jogos de Curitiba (não nos esqueçamos, a Arena do Grêmio foi construída e é administrada pela OAS, construtora que o Atlético preteriu para gerenciar sua própria obra. A OAS certamente está rindo do perrengue atleticano e não seria surpresa se ela tivesse jogado essa isca dos jogos na Arena do Grêmio; que também pode ser mais que uma isca).

 

Por outro lado, a Fifa está claramente irritada com a incapacidade brasileira em organizar a Copa. Riscar uma cidade seria uma punição ao Brasil pela baderna e um aviso a sedes futuras do Mundial. E Curitiba deu mole. De estádio mais pronto, passou a estádio mais atrasado.

 

Minha impressão é de que teremos Copa em Curitiba, mas com um belo puxão de orelhas de Valcke na cidade, no estado e, mais ainda, em Petraglia. Uma dura que se tornará mais intensa se Petraglia pedir mais dinheiro ao poder público. Afinal de contas, foi na presença do próprio Valcke que Petraglia disse, em agosto, que todo o orçamento excedente seria bancado pelo Atlético.

Entre a Fifa engolir mais um estádio entregue em cima da hora e lidar com a enxurrada de ações decorrentes de uma exclusão, é mais seguro apostar na primeira opção. Embora, sempre bom lembrar, não exista aposta 100% segura que dependa de Mário Celso Petraglia.

Compartilhe

5 ideias sobre “Petraglia é a peça-chave do Dia D para a Copa em Curitiba. E esse é o problema

  1. Aderbal Soares

    Lembro que quando começou essa folia de copa, era cantado em verso e prosa que a arena da baixada, era o estadio mais moderno do país, que era um dos pouco que não precisaria ser demolido,apenas adaptado, pois bem….. o tempo passou e o que vejo hoje é a arena da baixada sendo o estádio que mais preocupa, sempre pedindo novo prazo e, o que é pior mais dineiro, para ser terminado. O que tem ou aconteceu de errado nesse periodo ?
    E agora ler que o senhor MCP é o homem chave da copa nessa cidade, me deixou ainda mais preocupado, pois sabemos e conhecemos o “modus operandi” desse senhor.
    Esse atraso todo, não seia apenas uma forma de pressão para ter mais dinheiro ? e o poder publico ? o senhor prefeito, o senhor governador, o que tem para falar disso ?
    Quem vai ser a pessoa a “peitar” o senhor MCP de dar um basta, teria o CAP recursos paa terminar sozinho seu estadio e ainda pagar os emprestimos ?
    Quem garante que o senhor MCP, não vai agir com o poder publico da mesma forma que agiu com o Paulo Baier ?
    Senhores da prefeitura, do governo do Estado e da FIFA, muito cuidado com o senhor MCP, e tenham a coragem de dizer não para ele.

  2. juca

    O problema não é só o MCPO, é sim toda a folia da Copa no Brasil. Desde 2007 quando o Lula vibrava na indicação da copa já se sabia que a gastança seria incontrolável e que se fabricaria demora e obstáculos nas obras quer dos estádios, como as consideradas de “legado” para as cidades e com essa “demora proposital” haveria urgência e dispensas em licitar e outros trâmites legais e isso vem acontecendo, até com o Regime Diferenciado para Obras da Copa. Não vi Regime Diferenciado para a construção de escolas, hospitais rodovias portos e outras de real interesse público. Então minha gente não sói o MCP que já teve seu momento de brilhar com a “estória” o ” unha de cavalo” e agora tem um “espeto ” atravessado.

  3. antonio carlos

    Não percam a esperança não, ainda restam algumas semanas que, à toque de caixa, e alguns milhões de reais a mais vão dar cabo do impossível. Mas o que mais me arrepia é o custo por minuto de partida, é coisa para matar de inveja qualquer dono de time rico, nem os poderosos Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Chelsea, os dois Marchesters e o Bayern de Munique, só para citar alguns, teriam condições de bancar estádios como este do Trétis . Mas nós estamos pagando. Já fizeram a conta de quanto vai custar por minuto de bola rolando na Arena? Então nem façam, é de dar dor de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.