15:26Fifa afirma que Curitiba corre o risco de ficar fora da Copa do Mundo

Da Folha.com, em reportagem de Estelita Hass Carazzai

 

Com o estádio mais atrasado entre as cidades-sede da Copa, Curitiba corre o risco de ficar fora do Mundial, afirmou nesta terça-feira (21) o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Valcke fez uma visita nesta terça-feira às obras da Arena da Baixada, que pertence ao Atlético-PR.

A obra avançou pouco nas últimas semanas –de 88% de conclusão no final de novembro, chegará a 90% no final de janeiro. Faltam cadeiras, cobertura, gramado, centro de imprensa e estruturas de acesso.

“No atual ritmo, a obra não ficará pronta para a Copa”, disse o secretário-geral.

A Fifa vai aguardar até 18 de fevereiro para decidir se exclui ou não Curitiba do evento. Até lá, o Atlético-PR, a prefeitura e o governo do Paraná terão de acelerar a construção a ponto de demonstrar que o estádio pode ficar pronto até “algumas semanas antes da Copa”.

O Atlético-PR, que até então tocava a obra sozinho, passará a contar com o acompanhamento de um comitê gestor, com membros da prefeitura, governo estadual e COL (Comitê Organizador Local). Engenheiros designados pelo comitê farão relatórios diários sobre o andamento da construção.

O clube paranaense terá de aumentar o número de operários entre 50% e 70% –de 1.000, passará a 1.700. O custo, hoje de R$ 265 milhões, vai aumentar, com possibilidade de financiamento via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e governo do Paraná.

Não ficou definida a nova data de entrega do estádio nem o custo final da obra. “Agora, a preocupação é garantir a cidade como sede”, afirmou Valcke.

Estão programados quatros jogos do Mundial em Curitiba: Irã x Nigéria, dia 16 de junho, Honduras x Equador, dia 20, Austrália x Espanha, dia 23, e Argélia x Rússia, dia 26.

Compartilhe

2 ideias sobre “Fifa afirma que Curitiba corre o risco de ficar fora da Copa do Mundo

  1. juca

    Como diz Zé Beto “espressionate” a capacidade dessa turma enganar todos ao mesmo tempo e por um bom tempo. Qualquer mortal de nós se estivéssemos com pendências contratuais e utilizando recursos públicos fatalmente já teriam sido acionados os órgãos de fiscalização e punição, com denúncias oferecidas pelo MP ao judiciário e com a responsabilização dos gestores quer pela Justiça como pelo Tribunal de Contas. Mas não. há um silencia sepulcral e a grita será da população que paga a conta e nhjão vai ver legado algum, quer estádio ( este é de menor interesse), mas todas as obras prometidas como resultado de Curitiba, ter sido sub sede de um mundial.

  2. jofre (atleticano) silva

    Se o atlético cair pra segundona este ano vai sobrar pro Pessuttão e Mario Celso Cunha!!!! não vai ter grana pro time e estamos passando vexame mundial com esta besteira de ter que se adequar para o padrão Fifa, pois o estádio estava quase pronto e com grana própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.