11:20Surf com Pets

Do jeito que veio

 

Garrafas Pet viram pranchas de surf

Operação Verão promove palestras e oficinas para confecção de pranchas ecologicamente corretas

 

No dia 18 de janeiro, durante a Operação Verão 2014, inicia no Paraná o Projeto Prancha Ecológica, que consiste na confecção de pranchas de surf com a utilização de garrafas pet, com o objetivo de incentivar a educação ambiental O projeto surgiu em 2007, quando o gaúcho Jairo Lumertz morava no Havaí e criou sua primeira prancha de surf ecológica, utilizando garrafas pet. Após sete anos no país, o surfista voltou ao Brasil e começou a difundir a técnica.

O projeto acontecerá nas praias de Guaratuba, Matinhos e Ilha do Mel. As palestras e oficinas sobre educação ambiental e a confecção das pranchas com garrafas pet serão realizadas pela dupla de campeões Serginho Laus, duas vezes recordista mundial da pororoca, e Jairo Lumertz, criador do projeto Prancha Ecológica.

Milhares de crianças já participaram de palestras e aprenderam como confeccionar uma prancha de surf com garrafas PET, em diversos estados do Brasil. Uma iniciativa exemplar que chega agora para estimular a sustentabilidade e a prática esportiva nas praias do Paraná.

“O objetivo é incentivar o surfe de forma econômica, estimulando a reciclagem e propiciando que cada vez mais crianças, de todas as classes sociais, possam aprender a surfar”, conta Jairo Lumertz.

“Os surfistas são como guardiões da natureza. Sempre nos preocupamos com a qualidade de vida e com o meio ambiente. Esta iniciativa mexe com a consciência das pessoas que devem olhar para o presente e futuro de nossas gerações, buscando harmonia no lugar onde vivemos”, afirma Serginho Laus.

 

Quem tiver interesse em doar garrafas PET de 2L para serem utilizadas no projeto pode entregar na tenda da Prancha Ecológica nos locais das atividades. As garrafas não podem estar quebradas e podem ser com ou sem tampa.

Ao final do projeto os atletas irão doar cinco pranchas de surf e cinco de Stand Up Paddle, feitas com as garrafas pet, às escolas municipais onde acontecerão as oficinas.

O projeto conta com a realização da SNS Fábrica de Ideias e Projetos, coordenação da Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), patrocínio da SANEPAR e Águas Parará (Instituto das Águas do Paraná) uma autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado.

 

Serviço:

A prancha ecológica se divide em 04 etapas:

1.     Guaratuba: 18 e 19 de janeiro – Praia do Morro do Cristo.

2.     Matinhos: 25 a 26 de janeiro – Pico de Matinhos.

3.     Ilha do Mel: 28 e 29 de janeiro – Praia de Encantadas.

4.     Ilha do Mel: 30 e 31 de janeiro – Praia de Brasília.

 

 

  • 1º Dia: Palestras e Confecção das pranchas
  • 2º Dia: Aulas teóricas e práticas
  • Horários: 9h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30

 

A participação do público está limitada a 50 pessoas por etapa a partir dos 10 anos acompanhados dos pais ou responsáveis.

 

Mais informações:

Facebook – https://www.facebook.com/pranchaecologicanoparana?fref=ts

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.