10:44Museu Oscar Niemeyer recebe a 1ª edição da FotoBienal Masp

Da assessoria de imprensa do Museu Oscar Niemeyer

 

O Museu Oscar Niemeyer recebe a primeira edição da mostra FotoBienal Masp, no dia 12 de dezembro, às 19 horas, no salão principal, Olho. Esta nova edição, concebida por Teixeira Coelho, curador do MASP (Museu de Arte de São Paulo), e apoiada pela Pirelli, tem como curador convidado Ricardo Resende. Entre os mais de 30 artistas participantes estão os brasileiros Fernanda Magalhães, Rochelle Costi, Claudia Jaguaribe, Rosângela Rennó, Caio Reisewitz, Rodrigo Braga, Berna Reale, Dora Longo Bahia, Odires Mlászho, a sérvia Marina Abramovic e o colombiano Oscar Muñoz.

A exposição será orientada por um enfoque atual da fotografia, entendida não só como aquela obtida por um aparato especificamente construído para esse fim, mas no seu formato de campo ampliado que a qualifica como uma das formas mais ricas da arte atual.

A linguagem da fotografia tradicional será confrontada com os demais meios artísticos que com ela hoje dialogam, como a pintura, o vídeo, a instalação. Jovens fotógrafos ao lado de consagrados, autores brasileiros e do exterior estarão lado a lado, numa troca intensa de pontos de vista e soluções estéticas, indispensável no atual momento da comunidade global da arte.

“Esta mostra traz o novo cenário em todos seus aspectos processuais, de maneira que fique evidentes como a fotografia tornou-se campo de experimentação conceitual e visual para os artistas nas últimas décadas”, define o curador Ricardo Resende.

A coleção

A coleção começou em 1990 como um projeto conjunto do MASP e da Pirelli, fabricante de pneus com 85 anos de história no Brasil. Ao longo de todo este tempo, buscou-se construir, de forma sistemática, um painel representativo da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 1940 e 1950. O conjunto das mais de mil obras tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também resgatar a memória de fotógrafos que foram importantes para a história da fotografia no Brasil. O resultado é uma coleção comprometida em contribuir para a formação de referências culturais em torno da fotografia nacional, construindo um pensamento crítico sobre a imagem na contemporaneidade.

Serviço:

Exposição 1ª edição da FotoBienal Masp

Abertura: 12 de dezembro, quinta-feira, 19 horas, entrada gratuita

Até 13 de abril de 2014

Terça a domingo, das 10h às 18 horas

R$ 6 e R$3 (meia-entrada)

Primeiro domingo do mês: entrada gratuita

Primeira quinta-feira do mês: horário estendido (entre 18h e 20h entrada franca)

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Museu Oscar Niemeyer recebe a 1ª edição da FotoBienal Masp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.