8:08PT vincula sistema eleitoral à corrupção

Da Folha de S.Paulo, em reportagem de Mariana Haubert

 

 

Após as prisões dos petistas condenados pelo mensalão, o PT tentará agora reforçar a tese de que o partido é vítima do atual sistema político-eleitoral.

A defesa foi apresentada na primeira versão do texto base do 5º Congresso Nacional do PT, que será aberto em dezembro, em Brasília.

Redigido por Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, o documento afirma que o partido é “prisioneiro de um sistema eleitoral que favorece a corrupção”.

Ele foi mostrado ao Diretório Nacional do partido na última segunda-feira, em reunião realizada em São Paulo. O texto ainda poderá ser modificado por emendas.

Sem citar o mensalão, o PT levanta a bandeira da ética como forma de fazer um contraponto ao escândalo que atingiu o partido e volta a defender uma ampla reforma política. Após os protestos de junho, Dilma Rousseff sugeriu ao Congresso a realização de um plebiscito sobre o assunto, mas foi derrotada.

De acordo com o PT, o financiamento público exclusivo de campanha é o principal passo a ser dado no rumo de uma reforma política.

O documento faz ainda uma dura crítica ao Poder Judiciário ao afirmar que o “sistema judicial é lento, elitista e pouco transparente” e diz ainda que ele tem sido “permeado por interesses privados”.

Ao longo de 14 páginas, o texto faz ainda uma autocrítica sobre a “burocratização” do partido durante os 11 anos de governo e afirma que o PT não avançou para imprimir um novo ritmo à sua política.

No fim do documento, o partido indica o que poderá ser o mote de campanha para a reeleição de Dilma Rousseff ao comparar o atual momento político com o fim da ditadura. “Quando saímos da noite da ditadura, soubemos dizer ‘Nunca Mais!’. Agora, depois de uma década de grandes transformações, afirmamos ‘Nunca menos!’.”

No texto, os petistas resgatam o discurso de que os problemas econômicos refletem a herança deixada por Fernando Henrique Cardoso, como recessão, juros abusivos, fortes pressões inflacionárias e vulnerabilidade externa.

Compartilhe

3 ideias sobre “PT vincula sistema eleitoral à corrupção

  1. leandro

    É no mínimo muita cara de pau do redator do texto, sr. Marco Aurélio Garcia, que aliás sempre foi ultra esquerda, quando lhe convém, de fachada. Onde pode ter crédito uma declaração dessas que o PT é refém de um sistema politico, ora eles estão no poder já 12 ano e porque não fizeram as mudanças? Não fizeram devido a conveniência e conivência nos casos que são interessantes quer para capitalizar dividendos quer políticos como financeiros. Não é possível que algum ser de sã consciência possa acreditar que o PT foi prejudicado, não é possível que o PT se reporte ainda ao governo de FHC como tendo deixado uma herança, ora já se passarem mais de dez anos que FHC deixou o governo, se verdadeira a hipótese do PT em culpar FHC então é um atestado de incompetência auto atribuído ao PT pois não conseguiu fazer nada de diferente e tudo que afirmam que mudaram é mentira. Não se pode atribui culpa a todos, se assim for deveríamos culpar JK pela construção de Brasília , o que seria um absurdo. Mas não o PT não acha isso, claro é conveniente agradar JK e Jango, mas de passagem também agrada Collor que hoje é também conveniente para ambos, fato que não foi quando Collor saiu do governo aí sim foi conveniente ao PT. Quanto a conivência vem o mensalão e outros e já já mesmo veremos mais confusão com os gastos da Copa, recentemente houve problemas no Ministério do Trabalho, o caso Erenice na Casa Civil e tantos que aí estão. Então o PT não tem o direito mais uma vez de enganar o povo como vítima de seus próprios atos mais uma vez como todos fazem cair na redundância de sempre atribuir culpa ao antecessor e não olharr para frente, ficando sempre com um “fantasma”, no caso o FHC, só uma pequena lembrança o FHC não colcou o Pizzolato lá no Banco do Brasil. Então pessoal o PT não é melhor que os outros , não é nem igual, é sim pior e é assim porque quando de sua campanha lá em 2002 e quando na oposição sempre criticou, combateu e atacou o governo da época em todos os sentidos e agora a máscara da lealdade e a moralidade caiu e vemos que eles são piores. Vejam só que lealdade tem a Presidente Dilma com os seus “companheiros” condenados, observe-se que todos ajudaram ela se eleger. Lealdade quando lá em Paris condenou o mensalão e se sentiu traído. Naquela época ele não esperava que a coisa iria dar no que deu, então não é possível acreditarmos nessas baboseiras que o PT, através de seus dirigentes, Marco Aurélio Garcia e agora o Lula estejam manifestando repúdio com o sistema politico eleitoral e querendo culpar outros. Na realidade o PT é refém de seus próprios atos, de seu comportamento de seus membros com moralidade distorcida que muitos dizem ser da natureza do ser humano, mas, é um desvio de conduta e nesse caso é de genética politicamente. Lembro por fim aquele ditado antigo que diz ” quem nunca comeu marmelada quando come se lambuza”.

  2. ÊITA!!!

    Pruquê ninguém sugere quE o financiamento das eleições seja única e exclusivamente bancada pelos filiados aos partidos? Acaba na horinha a discussão de quem financia o quê, né?

  3. Célio Heitor Guimarães

    Não sei como esse Marco Aurélio Garcia, aquele do “toc-toc”, ainda é levado a sério!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.