14:09Contra a violência

Pela causa:

 

Igrejas se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

 

Diversas igrejas atenderam ao pedido da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Curitiba para aderirem à mobilização dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e promoverem ações de conscientização para a garantia dos direitos, formalização de denúncias e que orientam as pessoas sobre os serviços públicos que existem para atendimento às mulheres em situação de violência na cidade.

 

No mundo todo, os dias de ativismo iniciam em 25 de novembro – dia mundial da não violência à mulher – e terminam em 10 de dezembro – dia internacional dos direitos humanos. No Brasil, essa mobilização começa no dia 20 de novembro – dia nacional da consciência negra – para marcar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, reforçada pelo preconceito racial. Os 16 Dias de Ativismo acontecem em 159 países.

 

Nesta segunda-feira (25), 14 instituições de diversas denominações religiosas promovem, em parceria com a Secretaria da Mulher, sob organização da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), uma “Vigília de Oração” nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade, das 17h30 às 20h30. “A ideia é reunir esse segmento e os movimentos sociais para elevar as orações, os pensamentos e os compromissos em favor de semear uma cultura de paz e de respeito. As igrejas têm um papel mobilizador muito grande e uma capilaridade importante para levar mais longe a informação sobre os direitos das mulheres e onde elas devem buscar socorro”, argumenta a secretária da Mulher, Roseli Isidoro.

 

No próximo dia 30 (sábado), é a vez da Igreja Católica e da Rede Missionária/Igreja Renascer de realizarem eventos para debater as formas de enfrentamento da violência de gênero. Pela manhã, às 10h, acontece na Cúria Metropolitana de Curitiba – Rua Jaime Reis, 369, São Francisco – uma palestra da secretária Roseli Isidoro para explicar a uma plateia de lideranças católicas das paróquias e comunidades de Curitiba o significado dos 16 Dias de Ativismo e as políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher.

 

Já a Rede Missionária/Igreja Renascer realiza nesse mesmo dia (30), no auditório da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) – Rua Dr. Faivre, 141, Centro – das 9h às 19h o encontro “Mulheres Mais que Vencedoras”. A abertura oficial, com mesa de autoridades religiosas e do poder público, acontecerá às 15h. “Temos plena consciência de que nem os governos sozinhos, nem a sociedade civil e as igrejas, de maneira isolada, terão sucesso no enfrentamento da violência contra a mulher. Temos de somar todos os esforços. É preciso um esforço coletivo maior para superar tanto machismo e tamanha opressão”, conclui a secretária Roseli.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.