12:19JMalucelli pede novo aeroporto ao governo

Do jornal Valor Econômico, em reportagem de Fábio Pupo

 

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) do governo federal recebeu, nos últimos meses, mais dois pedidos de autorização para uso de aeródromos em áreas privadas. Um deles é do grupo paranaense JMalucelli, que pretende erguer um novo aeroporto na região metropolitana de Curitiba (PR). A SAC já encaminhou o pedido à Aeronáutica, que vai avaliar a viabilidade do projeto.

A empresa planeja construir o empreendimento no município de Balsa Nova (PR), a 46 quilômetros da capital. O objetivo inicial do projeto é atender a indústria local. Segundo Joel Malucelli, fundador do grupo e coordenador do projeto, o aeroporto também pode ser beneficiado pela demanda de passageiros da região.

Em Curitiba e outros municípios vizinhos ao Aeroporto JMalucelli – como está sendo chamado – estão, por exemplo, multinacionais do setor automotivo, como Volkswagen, Renault e Volvo. A Audi também deve iniciar operação na capital em dois anos, com investimentos estimados em R$ 500 milhões. O novo aeroporto poderá atender ainda fabricantes da região de Ponta Grossa (PR), a 54 quilômetros do local.

Malucelli defende o potencial aeroportuário da região com base nos números da Infraero, estatal que administra a maioria dos terminais brasileiros. Em 2012, o Afonso Pena, em Curitiba, foi o sétimo aeroporto mais movimentado do Brasil em termos de cargas – com 51 mil toneladas de mercadoria movimentada – e o décimo em passageiros, com 6,8 milhões de pessoas ao ano.

Outra vantagem, defende Malucelli, é o fato de as pistas do atual aeroporto – com cerca de 2 mil metros – não possibilitarem pousos e decolagens com toda capacidade dos aviões (quanto mais carga, maior o comprimento de pista necessário). A pista do novo aeroporto teria o dobro das do Afonso Pena, ou cerca de 4 mil metros.

Mas o grupo também pretende que, já durante a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, o aeroporto seja usado para movimentar passageiros por meio da aviação executiva.

O empreendimento ficará em um terreno de propriedade do grupo. Hoje, há uma plantação de pinus no local prestes a ser cortada. A área total é calculada em 360 hectares (ou 360 campos de futebol, aproximadamente).

Segundo Malucelli, ainda não há um valor estimado de investimento. Os estudos avançarão com a eventual aprovação da SAC. Ele diz também que avalia a entrada de um eventual sócios, inclusive de um operador com expertise aeroportuária. Mas já adianta que o grupo tem interesse de ficar com pelo menos 50% de participação.

Outro projeto que passou oficialmente a ser analisado para autorização pelo governo federal é o de um heliponto no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A floresta é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão com responsabilidade de gerir unidades de conservação vinculado ao Ministério de Meio Ambiente.

Procurado, o ICMBio informou que o motivo da nova solicitação ao governo é fazer com que o heliponto possa estender suas operações, hoje feitas de forma “limitada”. Em seguida à autorização, a autarquia planeja fazer uma licitação para uma empresa explorar, via concessão, voos turísticos sobre o parque. Antes, quem operava o serviço era a empresa Helisul – mas a licença já venceu.

Os projetos em questão surgiram depois que o governo estabeleceu, em julho deste ano, diretrizes para a exploração de aeródromos (toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves) civis públicos. O plano define cinco modalidades de exploração: por concessão, por autorização, pela Infraero ou suas subsidiárias, pelo Comando da Aeronáutica e por delegação a governos estaduais ou municipais.

Além de JMalucelli e ICMBio, cinco outros projetos já foram solicitados, depois das diretrizes divulgadas, para serem operados em regime de autorização – destinada à exploração comercial de aeródromos de propriedade privada.

Um deles é o Naesp, da construtora JHSF, que ficará em São Roque. Há ainda o Helicidade, no bairro de Jabaquara, em São Paulo. Na mesma cidade, o Harpia – dos empresários André Skaf e Fernando Augusto Botelho, no bairro de Parelheiros. Também foram recebidos pedidos para o Aeroclube da Paraíba e para o Aerovale – este, da Penido Construtora, em Caçapava (SP).

O empreendimento da construtora JHSF já chegou a ser liberado, mas vem encontrando dificuldades no licenciamento ambiental. As obras não começaram porque não houve liberação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) – do governo paulista. Mesmo assim, a expectativa da JHSF é iniciar a construção no começo de 2014.

 

*Publicado em 13/11/2013

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “JMalucelli pede novo aeroporto ao governo

  1. antonio carlos

    A pretensão do megaempresário não é ruim, mas ele se esquece de que a entrada de Curitiba para quem vem do Interior, ele bem sabe disto, é um horror. Moro perto da saída da cidade, é uma tragédia, toda manhã é a mesma coisa e no fim do dia também, um caos permanente E não estou falando do Contorno, neste nem trafego mais , não suporto andar só em primeira marcha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.