8:09Começa hoje o “Curitiba Luz Imagem Fotografia”

Do jeito que veio:

 

CLIF começa nesta segunda-feira com diversas atividades abertas ao público 

Estão previstas palestras gratuitas, oficinas fotográficas, lançamento de livro, uma exposição coletiva com 15 artistas convidados no Museu Municipal de Arte (MuMA), intervenção urbana e de sessões diáriasde cinema

 

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) – antiga Semana da Foto de Curitiba – tem início nesta segunda-feira (18) com a abertura da mostra “Território Estrangeiro”, no Museu Municipal de Arte (MuMA).

A exposição reúne obras de Alexandre Sequeira, Bruno Faria, Daniel Viana, Dirceu Maués, Giselle Beiguelman, Guilherme Maranhão, Juliane Fuganti, Lucas Simões, Nicole Lima, O Escambal, Patrícia Gouvêa, Ricardo Perini, Rogério Ghomes, Rosângela Rennó, Samuel Kavalerski, Tony Camargo, Vilma Slomp e o artista argentino Gerardo Repetto.

Os artistas convidados do CLIF desenvolvem pesquisas que exploram os limites da fotografia com outras áreas: Alex Flemming dilui a fotografia nas palavras e na serigrafia; Rosângela Rennó cria cenários do descobrimento do Brasil em um vídeo experimental; Dirceu Maués faz filmes com fotogramas de máquina pinhole.

“Desde sua invenção, a fotografia vem estabelecendo relações com a pintura, o cinema, a landart, a performance e, com o advento das tecnologias digitais, sua presença está ainda mais diluída em outros meios. O que se pretende em  Território Estrangeiro é criar um ambiente quase paradoxal, onde a fotografia afirma sua presença ao praticamente desaparecer em outras formas de expressão”, explica o curador do evento, Tom Lisboa.

Na programação do CLIF ainda estão previstas 12 palestras abertas ao público durante toda a semana, com início na terça-feira-feira (19), às 19h15, no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento tem entrada gratuita e haverá certificados para quem solicitar na entrada das palestras.

Além das palestras, no dia 23 de novembro, das 13h às 16h, acontece o “Foto Escambo”, em frente ao Auditório Poty Lazzarotto. Imagens de amadores e profissionais serão expostas em grande varal fotográfico. Cada participante pode trocar uma imagem própria pela de outro artista.

O CLIF também promove workshops com os fotógrafos Tom Lisboa, Fernando Schmitt e Guilherme Maranhão, na Aldeia Coworking. As oficinas fotográficas serão realizadas nos dias 20, 21 e 22 de novembro. As inscrições podem do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 9509.5599. O investimento é de R$ 50. O material será fornecido pela produção do evento.O projeto ‘Paisagem Alterada’, do coletivo carioca O Escambal, será realizado nas ruas de Curitiba e em dez escolas da rede municipal de ensino. A série, feita com fotografia digital impressa em papel, ficará à disposição do público para alteração com materiais diversos. A intervenção será realizada entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro.

Na programação do CLIF também estão confirmadas sessões diárias de cinema, de 18 a 24 de novembro, no Cine Guarani – Portão Cultural.
Programação (mais detalhes no site www.clif.art.br)

Exposição coletiva “TERRITÓRIO ESTRANGEIRO” no MuMA – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural
Abertura dia 18/11, 19h. Até 15 de dezembro.
Curadoria: Tom Lisboa.
Artistas: Alex Flemming, Alexandre Sequeira, Bruno Faria, Dirceu Maués, Gerardo Repetto, Giselle Beiguelman, Guilherme Maranhão, Juliane Fuganti, Lucas Simões, Nicole Lima, O Escambal, Patricia Gouvêa, Ricardo Perini, Rogério Ghomes, Rosângela Rennó, Samuel Kavalerski, Tony Camargo e Vilma Slomp.

Palestras
De 19 a 23 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, Auditório.
ENTRADA FRANCA
Serão fornecidos certificados para quem solicitar na entrada do evento.
19 de novembro, 19h15 – Patricia Gouvêa (Imagens Posteriores: a fotografia e alguns de seus possíveis diálogos) e Guilherme Maranhão (Ruídos, Interferências e Acaso)
20 de novembro, 19h15 – Lucia Santaella (A subversão de fronteiras na fotografia)
21 de novembro, 19h15 – Gerardo Repetto (La fotografía como procedimiento: un recorrido por la obra del autor), Tom Lisboa (Fotografia Arte Cidade Interatividade) e Rogério Ghomes (A mobilidade midíatica na produção de Rogerio Ghomes)
22 de novembro, 19h15 – Alex Flemming (A fotografia na obra de Alex Flemming) e Milla Jung (A fotografia como proposição crítica na arte contemporânea)
23 de novembro, 16h – Fernando Schmitt (Desejos para fora da imagem: a fotografia onde ela não está), 18h30, Giselle Beiguelman (Paisagens/Passagens: Redes, Ruas, Ruídos) e Éder Chiodetto (E agora, Geração 00?)

Workshops

Local: Aldeia Coworking – Marechal Deodoro, 262.  1˚ andar.
Valor: $50,00
Inscrições através do e-mail [email protected] ou pelo
telefone (41) 9509.5599 (seg a sex das 14h às 18h)
20/11, das 13h às 17h
As polaroides (in)visíveis e a desconstrução do olhar – Ministrante: Tom Lisboa
21/11, das 9h às 13h – 14h às 18h
Construção de câmeras digitais artesanais – Ministrante: Guilherme Maranhão
22/11
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h
A fotografia além da fotografia – Ministrante: Fernando Schmitt

Intervenção urbana
O coletivo O Escambal traz para o CLIF o projeto “Paisagem Alterada”, uma série feita com fotografia digital impressa em papel que fica à disposição do público para alteração com materiais diversos. Além da presença no espaço expositivo no MUMA, o coletivo organizará intervenções em vários pontos da capital paranaense e, entre 25 de nov e 01 de dez, “Paisagem Alterada” acontecerá em 10 escolas da rede municipal de Curitiba. Detalhes serão divulgados na Fanpage do CLIF, no Facebook.

Sessão de cinema

SESSÕES DIÁRIAS ÀS 14H, DE 18 A 24 DE NOVEMBRO
LA JETÉE (FRA/1962). Direção: Chris Marker
Duração: 28min
Cine Guarani – Portão Cultural
Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão
ENTRADA FRANCAFoto Escambo
DIA 23 DE NOV – Museu Oscar Niemeyer – 13h às 16h – em frente ao auditório
O Foto Escambo é um projeto democrático que visa fomentar o colecionismo e o apreço pela imagem. Um resgate do hábito de possuir uma foto impressa.
Usando esta forma ancestral de comércio, a troca de um bem por outro, sem a necessidade de dinheiro, promovemos uma interação entre pessoas que gostam de fotografia. A dinâmica é simples: formado um banco inicial de imagens, estas são expostas em forma de varal, sem identificação do autor e disponibilizadas para serem trocadas pelos interessados. Amadores e profissionais se misturam e escolhem a foto que mais lhes agrada, deixando uma de autoria própria no lugar da retirada.
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.