11:25Bento Munhoz, 40 anos

por Jair Elias dos Santos

 

Há exatos 40 anos, o Paraná perdia Bento Munhoz da Rocha Neto. O ex-governador esteve em Campo Mourão, em 28 de janeiro de 1973, na inauguração do prédio da Fundescam – Fundação de Ensino Superior, proferindo a palestra inaugural. Possivelmente a última vez que foi ao interior do Paraná.

Em 11 de junho de 1973, sofreu uma crise aguda de edema pulmonar. Era fumante há mais de 40 anos, o que lhe fizera sérios estragos na saúde.

Em setembro do ano de 1973 fez sua última conferência, falando sobre Jaques Maritain, na Universidade Federal do Paraná, em homenagem ao filósofo tomista, falecido no mesmo ano.

A sua última aparição pública foi em 5 de setembro de 1973, visitando o governador Emilio Gomes no Palácio Iguaçu para mostrar o plano diretor do Centro Cívico, que previa a ampliação das instalações da Assembléia Legislativa e obras de jardinagens.

Com a saúde agravada, voltou ao Hospital Santa Cruz no dia 24 de setembro, de onde não sairia mais.

Bento Munhoz da Rocha Netto faleceu em 12 de novembro de 1973, aos 67 anos. Foi velado na Reitoria da Universidade Federal do Paraná e enterrado no Cemitério Municipal de Curitiba, em cerimônia com honras oficiais do Estado.

O Paraná fez luto oficial por três dias, aulas foram suspensas nas Universidades e nas escolas públicas, e não houve expediente nas repartições. Muitas foram as homenagens prestadas a Bento Munhoz da Rocha Netto após a sua morte.

Como parte das comemorações dos 90 anos em 2008, o jornal “Gazeta do Povo”, realizou uma enquete que teve a participação de 100 pessoas de grande representatividade no Paraná. Políticos, educadores, empresários, profissionais liberais e artistas elegeram os paranaenses de maior expressão de todos os tempos.

O primeiro colocado foi Bento Munhoz da Rocha Netto, que recebeu 15 votos, seguido de Ney Braga com 11 e Victor Ferreira do Amaral com nove indicações. Jaime Lerner foi citado seis vezes; e, com cinco votos cada, empataram na quinta posição duas mulheres: Zilda Arns e Helena Kolody.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Bento Munhoz, 40 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.