16:00Hospital Cajuru pede apoio para aquisição de tomógrafo

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba

 

O plenário da Câmara Municipal recebeu, na sessão desta terça-feira (5), representantes do Hospital Cajuru que vieram à Casa pedir apoio para a aquisição de um novo tomógrafo (equipamento hospitalar que realiza diagnósticos por imagem). A convite de Paulo Rink (PPS), o chefe do serviço de cirurgia geral da instituição, Luiz Carlos Von Bahthen, explicou aos parlamentares que o Cajuru possui apenas um tomógrafo, com 12 anos de uso e que não há mais peças para reposição. “Se esse equipamento quebrar, não teremos opção”, afirmou.

Segundo Von Bahthen, o hospital é o maior pronto-socorro de traumas do Paraná e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Aproximadamente 80% das lesões podem ser tratadas de forma não operatória, como no fígado ou no baço, por exemplo. Com melhor diagnóstico, poderíamos evitar a realização de inúmeras cirurgias e fazer outro tipo de tratamento”, complementou. Ainda conforme o médico, o equipamento – a ser adquirido por meio de recursos reservados no orçamento municipal via emenda parlamentar – permitiria melhor avaliação clínica, por possuir tecnologia mais moderna. “A demanda é por um tomógrafo computadorizado de 16 canais, que tem custo estimado em R$ 1,1 milhão e nos permitiria visualizar o corpo todo de um paciente em cinco minutos”, finalizou.

Luiz Carlos Von Bahthen informou que todos os vereadores receberam os dados por escrito e colocou-se à disposição para esclarecimentos. O pronunciamento foi acompanhado por Simonne Simiolli, diretora-geral do Hospital Cajuru, e também por Eduardo de Oliveira Filho, supervisor de projetos da área de saúde do Grupo Marista.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Hospital Cajuru pede apoio para aquisição de tomógrafo

  1. leandro

    Esse assunto é importante e a Prefeitura deve apresentar soluções para resolver um problema que virá atender todos aqueles que necessitam de atendimento mais qualificado. O Hospital Cajuro atende acidentados além das demais especialidades que lá são praticadas. Então a Prefeitura deve sim atender o pleito, isso é uma das prioridades que a Prefeitura deveria elencar em seus programas de saúde e não ficar criando PICUINHAS com cabos de TV, a cabo TELEFONIA INTERNET e outros. Pois, com a retirada desses cabos quem vai levar o pepino é o consumidor como sempre, aliás nós consumidores levamos cacete em todas as ações mal feitas pelo governo, qualquer esfera, Federal, Estadual e nesse caso Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.