7:01Meu amigo Zeno

por Gilberto Fontoura

 

Nas diferentes áreas profissionais, cada um teve mestres, mestres amigos. Poucos, muito poucos, mas inesquecíveis. Eu os tive, também. No inicio no rádio, na televisão e no jornalismo, na assessoria de imprensa de órgãos públicos, fui muito feliz . Não vou aqui enumerar os meus mestres, porque a sorte me acompanhou e sempre tive a acolhida de pessoas especiais e com elas aprendi muitas lições. E por isso, não vou esquecê-las, jamais. Mas, se a vida é rica de lembranças, boas saudades e gratas emoções, também nos reserva dores sem conta. Aqui em Camboriú, leio a triste notícia da morte do meu amigo e mestre Zeno José Otto. É mais um que se vai. E fico com todo tempo para recordar do Zeno. Publicitário, artista plástico, marqueteiro, conselheiro, produtor artístico…, criador, redator e… amigo. Passou por várias agências, mas seus dias de glória foram na PAZ. Ali criou a mega campanha para a Secretaria da Fazenda do Paraná, com o lançamento da coleção “balas Zequinha” (figurinhas que eram trocadas por notas fiscais). Associou uma figura emblemática da nossa infância a uma forma de triplicar a arrecadação do Estado. Foi uma loucura que gerou os melhores prêmios da propaganda. E o pessoal há de lembrar que Zeno foi também o expert das campanhas do Curso Positivo, hoje Universidade Positivo (“Os alunos do Positivo estão ‘passando bem’…”). Amigo, conselheiro e guru dos professores Oriovisto Guimarães e Renato Ribas Vaz, Zeno era um profissional raro. Inovador no trabalho, o melhor amigo depois do trabalho. Imaginou ainda e foi o principal articulador da fusão Pinheiros-Colorado, que deu origem ao Paraná Clube. Juntou as pessoas, agregou-as e, em seguida, criou o símbolo e as cores do novo clube. Simples, humilde, alegre, Zeno José Oto era um profissional de caráter e um querido ser humano.

 

Quando eu era diretor da Rádio Independência e o Grupo Positivo deveria lançar uma nova emissora de rádio em FM, encontrei com o Zeno. Falei a ele das minhas ideias. Aprovou todas. Fortaleceu-me e foi aos professores dizer que “o Gilbertinho sabe das coisas”…. Nada pediu, não insinuou qualquer interesse pessoal. Quando soube do plano da Rádio FM Brasil 104, exclamou: “Só o Gilberto mesmo!…”. E a Brasil 104 foi um sucesso, ganhou prêmios, inclusive do Conselho Estadual de Educação.

 

Conheci na estrada vários marqueteiros e marquetólos… professores de Deus… Nenhum como Zeno José Otto. Grande profissional, grande amigo. O importante na vida é saber escolher os amigos. Eu sempre soube, graças a Deus. E Zeno foi um grande amigo que tive. Vou sentir muito a falta dele.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.