7:16Grana de sobra

Do blog do jornalista Josias de Souza, no UOL

 

Verba demais, eis o problema de Tarso Genro

 

O governo petista do Rio Grande do Sul confirma o brocardo segundo o qual o dinheiro não traz felicidade. “Nós estamos tendo um problema ao contrário”, conta João Motta, o secretário de Planejamento da gestão Tarso Genro. O Estado recebe tanta verba federal que não consegue dar vazão à generosidade de um Planalto companheiro.

“O governador Tarso Genro gosta de dizer isso: nós estamos com dificuldade de gastar os emprésitmos que já contraímos. São vários empréstimos. Banco Mundial [com aval da União], BNDES, Proinveste e assim por diante. A máquina pública está, hoje, com dificuldade de operar recursos.”

O assessor de Tarso Genro expôs o drama do “problema ao contrário” num fórum promovido pelo Estadão sobre a região Sul do país. Antes dele, manuseara o microfone o governador tucano do Paraná, Beto Richa, que acusa Brasília de discriminá-lo. Richa se queixa de que o Tesouro Nacional bloqueia empréstimos ao Paraná há quase dois anos. Coisa de R$ 3,9 bilhões. Ele é ecoado por sua equipe.

No Rio Grande do Sul, disse o auxiliar de Tarso Genro, dá-se o oposto: “Só em saneamento são R$ 4 bilhões. O Estado nunca viu tanto recurso para saneamento.” A verba é do PAC. Quem libera é a Caixa Econômica Federal. Segundo João Motta, “a dificuldade é ter empresas para operar essa carteira inteira.”

Há dois dias, Richa só aceitou participar de solenidade em que Dilma Rousseff anunciou a liberação de verbas para o metrô de Curitiba depois de obter do governo federal o compromisso de que o Tesouro levantará o dique que impôs ao Paraná. Ainda assim, a cerimônia com Dilma foi tensa.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Grana de sobra

  1. antonio carlos

    Que dilema horroroso este que a gauchada está vivendo, onde gastar toda esta grana recebida da companheira presidanta? Enquanto isto nós ficamos com o pires na mão, esperando o que é nosso por direito. Mas não nos esqueçamos que temos três ministros lá em Brasília, louquinhos para ferrar o povo paranaense. E tem feito isto com grande capacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.