7:02Estica e puxa o metrô

Do analista dos Planaltos

 

Já está virando uma comédia este metrô de Curitiba e a Gazeta do Povo faz parte da piada. Desde sempre, o projeto começou com Beto Richa no traçado sul/norte, da CIC ao Santa Cândida. Quando foi aprovado pelo governo federal, com verba de R$ 1 bilhão de Brasília, ficou evidente que só dava para fazer uma primeira metade do trecho, que Luciano Ducci e Dilma Rousseff anunciaram e assinaram em 2011, da CIC à Rua das Flores. Veio a manchete berrando “o metrô encolheu.”

Aí era só Gustavo Fruet licitar e começar a obra. Sua missão seria conseguir dinheiro para a outra parte do trecho, do Centro até o Santa Cândida. O problema é que era um projeto do governo anterior, né? Começou o estica e puxa e a enrolação. Fruet então anunciou o “seu” projeto de metrô, da CIC ao Boa Vista, ou seja, um projeto dentro do projeto original sul/norte. E veio a manchete esperneando que “o metrô cresceu”.

Agora, mais mudanças, porque só se faz o que se tem dinheiro. O Fruet anuncia o metrô até a Rua das Flores. E vem a manchete “o metrô encolheu.” Mas ele está anunciando o que Dilma e Ducci anunciaram e assinaram em outubro de 2011, para entrega em 2016. Fruet diz que entregará em 2018. E que em 2019 estica até o Cabral. E que até 2020 puxa até o Santa Cândida. Tudo dentro do projeto original sul/norte apresentado em 2010. Querem mais?

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5 ideias sobre “Estica e puxa o metrô

  1. Francisco

    Com os políticos que temos e com os governantes que temos nas esferas, nacional, estadual e federal, não poderia esperar outra coisa. Pior que os projetos é a execução, não vi uma obra do pac da copa que não seja questionável. Falta planejamento e interesse público.

  2. juca

    Quando houve a mudança de administração na cidade, a nova gestão, seus secretários, todos preparados para gerenciar uma cidade como Curitiba, passaram a fazer uma revisão dos contratos gerados e iniciados na gestão anterior (normal), mais especificamente às obras, não elimina-se o caso do transporte que é a parte. Bem dentre várias obras e são muitas, três merecem destaques. A LINHA VERDE, a PONTE ESTAIADA e o MÊTRO. Por ocasião da campanha eleitoral em 2012 as três obras foram objeto de discussões e contestações sobre projeto, forma de execução, preços, conveniência e oportunidade e outras coisas, tudo com o combinado e executado em toda as campanhas eleitorais, ou seja: Desqualificar o oponente. Pois bem, o MÊTRO estamos vendo as várias informações na imprensa e por fim a Prefeitura, reduz algumas poucas estações, mas mantém o projeto origina e anuncia que a primeira etapa teve um aumento, de destino, indo até o bairro do Cabral, mas o projeto está igual e diga-se de passagem já havia recurso da União acordado com a gestão anterior. Então parece não ter havido novidade nenhuma neste caso e muito menos modificações contundentes que pudessem mostrar aquilo que se propunha na campanha. No que diz respeito a LINHA VERDE, também está mantido o projeto, as obras avançam dentro daquilo que é possível mas não houve alteração alguma do conceito relativo ao projeto original, o que precisa é fazer por inteira a LINHA VERDE e colocar em prática o sistema de tráfego aí sim poderemos sentir se é uma obra que serviu ou não .pode parecer estranho, mas uma cidade nunca está pronta, sempre há o que fazer , o que agregar e o importante é a continuidade, do conceito que a cidade quer ter, para isso existe o IPPUC. Creio que o Prefeito quando formatou seu pré plano de hestão tomou conhecimento com sua equipe de planejamento e posteriormente com a equipe de transição. Quanto PONTE ESTAIADA, pewlo que consta nada mudous e olhem que dentre todas foi a mais criticada por todos os candidatos, que da sua importância, seu custo, comparações de quantas creches poderiam ser feitas com o valor daquela obra e por fim a obra anda e anda do jeito que foi programada e vai sair e vais servir a população conforme o programado. Todas as criticas do período eleitoral sempre são no sentido de mostrar ao eleitor de que tudo que está feito ou a fazer deve ser mudado, pois não é do interesse popular, é caro e as prioridades são outras. Ora se assim fosse normal, Curitina, não teria nada do que existe hoje. A grande sacada em Curitiba foi a continuidade de seus programas durante vários anos mesmo em período políticos divergentes, como por exemplo a execução da VIA VENETO, que foi projetada, planejada desde 1974 e executada em 1986 por um Prefeito de total oposição dos anteriores, pois o planejamento foi seguido com uma ou outra alteração e conceito mas com harmonia de sequencia naquilo que se propunha à cidade. Vejam agora, foram instalados vários equipamento de ginastica em praças e outros locais públicos e por ocasião da campanha houve uma promessa de cobrir esse locais para proteger os usuários das intempéries climáticas da cidade e mais, houve alguém que criticou por não ter sido feito isso quando disponibilizaram os equipamentos à população. Pois bem até hoje nada foi feito, coisa simples mas o foco até o momento foi de como já disse desqualificar a gestão anterior, não que ela não mereça críticas e correções , mas como afirmou na época ´então Prefeito por ocasião de um debate : ” Vocês falam como se tudo que existe na cidade é uma porcaria”. Então Prefeito já decorre quase um ano de gestão. Já deu para sentir a Cidade de Curitiba. Já houve adequações de suplementações orçamentárias. Já houve negociação e pactuação para pagamentos de credores. Creio que já está elaborado o orçamento do próximo ano, pois estamos em outubro e o mesmo deve estar sob a análise da Câmara Municipal. Se tudo e mais está assim, aguardemos e vamos torcer para que tudo caminhe bem para Curitiba manter sua condição de uma das melhores cidade não só do Brasi, pois se assim não for será uma marca que manchará esta cidade. Por final lembro que não vale dizer que tudo está errado, mal feito, mal planejado e depois passado algum tempo fazer exatamente aquilo que existia sem alterações , quer de situações de fato como de conceito urbano.

  3. Diomar Campos

    Fruet é um coitado…
    Caiu da lua direto no palacio da prefeitura…
    Ta mais perdido que fdp em dia das maes..
    O coitado está tao desesperado que quer faturar o metro como “obra sua” e já se atrapalhou mais que gato perseguindo lanterna no escuro….

  4. Jeremias, o bom

    Há anos afirmo: não verás metrô nenhum.

    O ponto do expresso no passeio público (estação tubo) está em obras desde abril de 2012.
    Uma prefeitura que em um ano e meio não conseguiu reformar um ponto de ônibus, por certo não conseguirá jamais concluir um metrô.

  5. juuca

    Puxa vida, pensei que só eu imaginava a ineficiência dos governos. Então não sou nem implicante nem louco
    Quero corrigir erro de acentuação no meu comentário acima, pois coloquei cento circunflexo no E de METRÔ, quando deve ser no Ô., mas o resto ratifico tudo.

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