18:56Ibope: Dilma venceria Aécio, Marina ou Campos no primeiro turno

Do R7

 

Pesquisa Ibope diz que Dilma venceria eleição no 1° turno

A presidente tem 41% das intenções de voto. Aécio Neves tem 14% e Eduardo Campos 10%

 

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24), em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria as eleições no primeiro turno se seus adversários fossem Aécio Neves, pelo PSDB, e Marina Silva ou Eduardo Campos, pelo PSB.

Em três dos quatro cenários avaliados, a presidente tem entre 39% e 41% das intenções de voto, mais do que a soma das preferências pelos adversários.

Em apenas um dos cenários, com Serra e Marina na disputa, a petista não venceria no primeiro turno. No quadro visto hoje como mais provável para 2014, com Dilma, Aécio e Campos na disputa, a presidente teria 41%, o governador de Minas Gerais, 14%, e o governador de Pernambuco, 10%.

Com Marina no lugar de Campos disputando pelo PSB, ela teria mais que o dobro dos votos dele, chegando a 21%. Mas Dilma praticamente não perderia eleitores: oscilaria de 41% para 39%. O mesmo aconteceria com Aécio, que passaria de 14% para 13%.

Se os concorrentes fossem Dilma, Serra e Campos, eles teriam 40%, 18% e 10%, respectivamente. A vantagem da petista sobre a soma dos adversários, neste caso, seria de 12 pontos porcentuais, a maior nas quatro hipóteses avaliadas.

A presidente aparece com 39% quando os adversários são Marina (21%) e Serra (16%) — neste caso, ela fica em situação de empate técnico com a soma das intenções de voto dos outros dois candidatos (37%).

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria todos os adversários avaliados pela pesquisa Ibope/Estadão. Contra Marina a presidente venceria por 42% a 29%. Esse é o cenário mais apertado. Contra Campos, a presidente teria vantagem de 27 pontos porcentuais, vencendo por 45% a 18%.

Se a disputa fosse contra Aécio, a distância seria de 28 pontos. Dilma teria 47% e o tucano 19%. Uma repetição do segundo turno de 2010, com Dilma enfrentando Serra, terminaria com a vitória da presidente por 44% a 23%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Compartilhe

3 ideias sobre “Ibope: Dilma venceria Aécio, Marina ou Campos no primeiro turno

  1. cesar rosas

    Zé Beto?

    Vamos de vez em quando ser realistas, só para variar?
    Meu conhecimento metemático é apenas na área de estatística e atuária, portanto relativo, no entanto insisto que 41 não é 50 + 1, existe uma diferença de de 9,99999….
    Se esta manchete afirmasse inclusive que 59% do eleitores não votam na cidadã, não estaria errada. Tenho observado, entretanto, que a Nova Matemática from Guido Mantega, tem feito muito adepto por aí.

  2. admin Autor do post

    a regra é clara: descontam-se os votos nulos e brancos e quem tiver 50% mais um, leva no primeiro turno. abraço. saúde.

  3. cesar rosas

    Desculpe mais uma vez. Mas a pesquisa conforme sua apresentação pelo Instituto, considera apenas intenção de votos (são desconsiderados os que não revelam a tal “intenção”). Tanto que o total varia conforme a hipótese apresentada. È simplesmente uma forma de induzir a consideração, sobre brancos e nulos. No caso específico de Curitiba, conforme documentos em poder de uma “inócua CPI”, houve casos em que este tipo de pesquisa excedeu o 100% no total. O resultado todos conhecemos, as pesquisas em Curitiba “cairam do cavalo”. Há varias eleições que esta propalada maioria não se confirma nas urnas, é apenas indutora. No primeiro turno da reeleição de Lula e na de Dilma, o fato que citei, eles não tinham maioria (como se afirmava antes) se comprovou e toda a imprensa se mostrou surpreendida. Como voce afirma, maioria simples é 50+1, do teto de 100. Intenção não tem teto, pode ser 71,74 ou 76 como a divulgada pelo Ibope.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.