9:52Aos que sofrem

No dia 24 de outubro de 1994 o signatário pediu ajuda ao jornalista Marcio Varela e foi internado na clínica Quinta do Sol. Era o terceiro internamento. O primeiro, por causa do alcoolismo. Os dois outros, por causa da cocaína. Estava há quatro dias usando a droga na forma injetável. Tinha uma ferida enorme no braço direito e marcas roxas em outras partes do corpo onde espetava a agulha para encontrar a corrente sanguínea. Hoje completam-se dezenove anos de sobriedade, ou seja, do controle da doença que não tem cura. Aos que sofrem com ela, seja qual for a droga usada,  ou aos que não usam nada mas, por causa da dor que atormenta a alma, não conseguem ver sentido na vida, a palavra é esperança – porque existe essa maravilhosa possibilidade de se recuperar a liberdade da escolha entre o mundo real, normal, com coisas boas e ruins, e o universo paralelo e mortal.

Compartilhe

14 ideias sobre “Aos que sofrem

  1. antonio carlos

    Parabéns, continue na luta. Um dia de cada vez. Testemunhos como este são sempre um alento.

  2. Fausto Thomaz

    É Zé, mas chega uma hora que vc começa a duvidar dessa tal esperança…vc cansa, pede a Deus e nada acontece…quase que a gente joga a toalha….e assim vai….um dia após o outro.

  3. admin Autor do post

    caro fausto, acho que o nó está na dificuldade de se dar uma chance. se conhecer um pouco é o caminho. a gente aprende que deus, ou o poder superior em que acreditamos, está dentro da gente. se dar uma chance é pedir ajuda quando não conseguimos sozinhos. aceitar a doença é outro. a palavra falada e ouvida outro. descobrimos que temos uma força absurda. às vezes penso nisso quando lembro, por exemplo, que me drogava em três empregos que tinha. e produzia alguma coisa. como? não sei. talvez a necessidade da sobrevivência. depois, quando descobrimos que é possível, podemos comparar como era o tormento e como é o agora. isso nos alimenta muito. só por hoje. abraço. saúde.

  4. leandro

    Zé Beto, as provações que passamos nessa vida é par os fortes um alimento na procura de algo mais. Alguns são abençoados e partem para a total recuperação e passam a exercer com plenitude tudo que a vida nos disponibiliza se sofrimento e a alegria de mviver passa a ser uma constante no ser humano.

  5. Luiz daniel

    Parabéns companheiro ou como fala meu padrinho….”não fez mais que sua obrigação”, não tem nada melhor do que viver uma vida limpo, abraços e SPH – TJ

  6. Célio Heitor Guimarães

    Parabéns pela data, Grande Zé. Você é um exemplo de vida. Segundo o meu amigo Rubem Alves, “viver é lutar diariamente com o medo”. Mas é preciso ter coragem para viver a despeito do medo. É também de RA, mestre das metáforas, a informação de que “perdida uma esperança, uma outra nasce em seu lugar. Como o capim que brota sob a primeira chuva, depois da devastação da queimada”. Já a amizade e a solidariedade, digo eu, são coisas que estão além das palavras. Que a força continue em você, Grande ZB!

  7. Cris

    Parabéns Zé!
    O negócio é aprender a viver um dia de cada vez, sem atropelos. E ainda que a Esperança ñ seja a companheira diária, resgatá-la nos momentos críticos é fundamental.

  8. Tanso

    Apesar de não te conhecer pessoalmente sou assíduo leitor desse teu espaço por aqui. Não gosto da tarja verde que te arrumaram lá em cima. Apesar disso gostaria de me juntar aos demais e te desejar mais um par de dias na seca, e assim por diante. abx.

  9. Benedito

    Parabéns Zé, como ja disseram, tem que aprender a viver um dia após o outo. Continue sempre com DEUS ou este SER superior sempre a orientar a sua vida, nada ocorre por acaso. Lembre-se daquela figura da Garça e da Rã, desistir Jamais. Felicidades

  10. Tonho Pé de Mesa

    Zé, Parabéns !!
    Muitos e muitos dezenove anos de sobriedade !!
    Estamos sempre antenados em seu blog !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.