5:34Sinuca de bico no porto

Da audiência pública realizada ontem em Paranaguá sobre as licitações para o porto, duas análises que dão uma noção da reação contra a proposta que foi apresentada pelo governo federal e que estão colocando a ministra Gleisi Hoffmann, que comanda o processo, numa sinuca de bico no Estado onde é candidata ao governo do Estado. A saber:

– A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABPT), representada pela gerente de projetos Luciana Guerise, destacou a superficialidade dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs) feitos pela Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), empresa contratada pelo governo federal para fazer os projetos de arrendamentos nos portos brasileiros.  “Os estudos não têm exatidão de áreas, não apresentam listas de inventário – o que impossibilita que quem adquire a área saiba o que consta. Apresentam ainda erros de valores. Enfim, eles cometem erros primários e ignoram os planejamentos e estudos que já estavam prontos (tanto da Appa, quando das empresas interessadas em investir)”, afirma Luciana Guerise.

– Para o diretor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Nilson Hanke, se ficar da maneira que foi proposto, o processo de arrendamento será uma perda de oportunidade de expansão e melhora da produtividade do Porto de Paranaguá.  Segundo ele, ao invés de ampliar, a proposta federal estaria concentrando o número de operadores. “Isso acabaria represando cada mais a origem, gerando mais custos para o setor produtivo”, ressaltou Hanke.

O representante da Faep disse que a instituição defende que Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) seja seguido a risca. “O que consta no documento foi construído mediante estudos e em conjunto com todos os seguimentos envolvidos nas atividades portuárias. Esperamos que sejam sensíveis aos apelos que estão sendo feitos aqui nessa audiência de hoje”, conclui.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sinuca de bico no porto

  1. antonio carlos

    A nossa ministra loirinha a cada dia que passa, e a cada nova mancada dada, só confirma mais e mais o ditado popular, dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Andando em tão más companhias lá no DF só pode dar mancadas deste calibre. Aí fica difícil convencer de que ela é uma boa opção para o povo do agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.