13:50Domenico de Masi vem a Curitiba para palestra

Do jeito que veio

 

UniBrasil futuro recebe Domencio de Masi

Sociólogo italiano ministra palestra gratuita sobre criatividade, em Curitiba

 

O sociólogo italiano revolucionário Domenico de Masi desembarca no Brasil, esta semana, para uma palestra sobre educação, trabalho e criatividade, nas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil, em Curitiba. Masi é o convidado do Projeto UniBrasil Futuro, que visa manter um canal de discussão sobre temas da atualidade, disponibilizando à comunidade palestras de pensadores das mais variadas áreas do conhecimento.

A palestra “Gestão na Educação e Criatividade” acontece nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 9h30, no auditório Glaci Zancan. No encontro, o sociólogo mundialmente conhecido pelo conceito do “ócio criativo” fala sobre quatro instintos compartilhados por homens e animais e, principalmente, sobre o quinto, que os distingue: o instinto da criatividade. “Esta marca da humanidade é uma síntese de fantasia, onde produzimos novas ideias, e de concretude, com o qual as traduzimos em prática. Assim, a criatividade é usada tanto em nossas vidas individuais, quanto em nossas organizações coletivas para gerar progresso e felicidade”, afirma.

Masi declara influência de pensadores como Alexis de Tocqueville, Karl Marx, Frederick W. Taylor, Daniel Bell, André Gorz, Alain Touraine e Agnes Heller. As obras do sociólogo italiano, revolucionárias, contemporâneas e originais, são resultados de pesquisas focadas no mundo laboral: sociedade pós-industrial, aspectos socioeconômicos, os novos sujeitos sociais, a criatividade, o teletrabalho, o ócio criativo, o tempo livre, os paradoxos sociais e empresariais.

Segundo Masi, a produção de ideias necessita de autonomia e liberdade. Para ele, as empresas estão cada vez mais burocratizadas; o trabalho intelectual requer motivação, mas é gerido principalmente com o controle; o rendimento da atividade intelectual independe do tempo e do local de trabalho – mas mesmo assim as empresas ainda não conseguem se desvencilhar de antigos paradigmas, resistindo às mudanças tecnológicas e, sobretudo, ao teletrabalho, o que é um paradoxo empresarial.

O sociólogo afirma que as emoções ganham espaço na vida, embora as organizações continuem privilegiando a racionalidade. Segundo ele, elogia-se a meritocracia, mas prevalecem as panelinhas. “Empresários necessitam de um maior conhecimento do contexto, do mercado, das preferências dos clientes e dos valores emergentes, mas vivem essencialmente dentro das suas instituições, com cada vez maior desinteresse pela família, pelo bairro, pela sociedade, pela cultura e pela política”, ressalta.

Outra questão presente no discurso de Masi refere-se à relação empregador/funcionário. De acordo com o sociólogo, empresas exigem maior integração de seus funcionários, em detrimento da vida familiar e tempo de atualização, exercendo controle, intimidação e ameaças de demissão – desestimulando colaboração, favorecendo apenas a competitividade. Em muitas atividades, segundo Masi, a quantidade e a qualidade do trabalho não dependem do controle exercido sobre o trabalhador – e sim da motivação e possibilidade de exercício mais criativo de suas funções. “Ócio criativo não é sinônimo de preguiça ou desinteresse, mas de um estado em que as dimensões fundamentais da vida ativa: trabalho que produz riqueza, estudo que traz conhecimento, jogo que gera bem-estar – se hibridam e se confundem”, explica.

O UniBrasil Futuro foi criado em 2008, com a convicção de que uma instituição de ensino superior deve estar aberta ao debate e à inovação. Sob a coordenação da professora Wanda Camargo, o evento já recebeu personalidades como Luiz Felipe Pondé, Maitê Proença, Serginho Groisman, Arnaldo Antunes, Gustavo Franco, Laurentino Gomes, entre outros. “Ouvir Domenico De Masi é uma grande oportunidade oferecida a professores, alunos e comunidade”, afirma Wanda Camargo. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 3361-4242.

Sobre Domenico de Masi – sociólogo, nascido em Rotello, na Itália, morador de Roma, famoso pelo desenvolvimento do conceito do “ócio criativo”. Escritor desde os dezenove anos, aos 22 já lecionava na Universidade de Nápoles, propagando suas ideias em livros, ensaios, matérias, cursos universitários, conferências e programas de rádio e televisão. Hoje é professor de sociologia do Trabalho na Universidade de Roma e cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro.

Sobre a UniBrasil – Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

Serviço:
Projeto UniBrasil Futuro, com Domenico de Masi
Tema:
 Gestão na Educação e Criatividade
Data: 24 de outubro, às 9h30
Local: Auditório Glaci Zancan – UniBrasil, Rua Konrad Adenauer, 442 – Tarumã

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.