6:05A verdade sobre as APAES

por Gleisi Hoffmann*

 

Acredito que na vida pública temos condições de defender os interesses, as aspirações e os sonhos dos que mais precisam da proteção do Estado – uma missão tão relevante que dá sentido à vida de quem busca uma carreira política.

Uma face sombria de participar do jogo político, no entanto, é conviver com a truculência verbal, a calúnia, a injúria e as invenções infamantes divulgadas sem qualquer comprovação e sem ter relação com os fatos e a realidade.

Foi o que ocorreu com uma nota caluniosa que um site da internet divulgou sobre minha relação com as APAES, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Sou aliada histórica da entidade, tanto que a Federação das APAES redigiu nota oficial confrontando o site e atestando minha condição de parceira de luta. O site, infelizmente, ignorou os argumentos inquestionáveis da Federação em minha defesa.

Para impedir que a mentira prosperasse, tive de recorrer à Justiça. Na tarde da quarta-feira (16), o Tribunal de Justiça do Paraná me concedeu direito de resposta, garantido constitucionalmente pelo artigo 5º, V da Constituição, contra a nota mentirosa.

Estou feliz e aliviada, sentimentos agradáveis que não me aconteciam desde que a informação inverídica foi divulgada, em agosto passado, provocando uma onda de boatos e de calúnias na internet citando indevidamente o meu nome.

Não é justo que espalhem mentiras sobre ninguém. A ascensão política exige, e deve exigir, rigidez moral dos responsáveis pela administração pública. Isso não se discute. E aos meios de informação exige-se compromisso com a verdade dos fatos.

A imprensa livre e a liberdade de expressão são conquistas máximas da democracia. E prestam um serviço insubstituível quando apresentam suas críticas sem cair no ataque pessoal, sem destilar preconceitos e sem desmerecer o trabalho político.

Tenho grande respeito por críticas feitas em ambiente de urbanidade porque não acho que a imprensa possa ser vista como obstáculo entre a classe política e o povo. Ao contrário. Se temos popularidade, em boa parte, é por causa da imprensa, e não apesar dela.

 

*Gleisi Hoffmann é Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

*Trecho da decisão

Compartilhe

Uma ideia sobre “A verdade sobre as APAES

  1. Ari Chamulera

    Senhora Gleisi, Quando o seu lider Lula e o governo que voce participa ataca adversários e mente para o povo sem o minimo de ética, quando o seus colegas de partido roubam tudo o que enxergam pela frente inclusive a dignidade e a esperança dos jovens, veja o caso do seu subordinado Gaiewski, A senhora fica calada, mas agora vem falar em compromisso com a verdade dos fatos. Que pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.