13:23Brigadeiro Zola Florenzano, marco da resistência, vira mulher em obituário

por Aroldo Murá

 

Quando mais se espera do jornalismo profissional, como contraposição a uma certa farra do amadorismo das “redes”, as surpresas podem chegar. Como aconteceu hoje quando a coluna de obituário do mais importante jornal de Curitiba “enterrou” o brigadeitro Zola Florenzano,101, classificando-o como mulher, apresentando-o como “funcionária pública federal”.
É isto que dá: páginas de obrituários têm de ser feitas – como a do New Yor Times – por profissionais que,  pelo menos, conheçam a realidade da história próxima da cidade e do país.
Pois anote-se: a “Zola Florenzano”, “funcionária pública” foi um dos nomes mais respeitados da resistência à ditadura militar. Por isso, teve sua patente de oficial da FAB cassada, foi preso, sofreu humilhações extensivas à família.
Além do notável espírito libertário de Zola Florenzano, autor de vários livros de qualidade – leitura pesada – sobre marxismo e materialismo científico, o brigadeiro da reserva da FAB era conferencista sempre solicitado e dono de uma memória privilegiada. Conhecia todos os escaninhos da vida militar brasileira do século 2o.
Zola, com a anistia, recuperou os direitos civis  e teve acesso ao posto de brigadeiro. Foi pai  do jornalista Emílio Zola Florenzano, por anos editor do Diário do Paraná, introdutor das primeiras publicações sobre jornalismo no Brasil (Cadernos de Jornalismo do JB) e também do publicitário Rogério Florenzano, que por 20 anos dirigiu o Dep.Comercial do diário Gazeta do Povo, de Curitiba.

Compartilhe

3 ideias sobre “Brigadeiro Zola Florenzano, marco da resistência, vira mulher em obituário

  1. Pimpao

    Depois vem esses sindicalistas metidos a besta e arrogantes exigir diploma de jornalista.
    Trabalhei com MUITOS jornalistas que nao eram diplomados e eram e alguns ainda sao, excelentes profissionais. Leio e ouco barbaridades com o portugues hoje em dia que nao tem paralelo na historia do jornalismo aqui na Pindorama, mas aih tem que ter os sindicalistas, mais preocupados em manter seus carguinhos ordinarios no sindicato para segurarem seus empregos.
    Se ao menos fossem humildes, mas eles nao sabem o que eh humildade nem se ela cair na cabeca deles na rua

    P.S. Nao escrevo com acentos aqui, pois sei que vao argumentar” isto…rs

  2. Marighela direto do alem

    Nada mais justo que o jornal da didatura e representante das oligarquias locais cometa diariamente esses e outros desatinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.