10:52Luz e imagem

A Fundação Cultural de Curitiba informa:

 

Curitiba recebe grandes nomes da fotografia em novembro

A Semana da Foto em Curitiba se reinventa em 2013 para se tornar o Curitiba Luz Imagem Fotografia – CLIF, que acontece de 18 a 24 de novembro

 
A capital paranaense sedia de 18 a 24 de novembro o Curitiba Luz Imagem Fotografia – CLIF. Na programação da terceira edição do evento estão previstas 12 palestras, quatro oficinas, lançamento de livros, ações urbanas, projeções noturnas, uma exposição coletiva com 15 artistas convidados e sessão de cinema.

Os artistas convidados do CLIF desenvolvem pesquisas que exploram os limites da fotografia com outras áreas: Alex Flemming dilui a fotografia nas palavras e na serigrafia; Rosângela Rennó cria cenários do descobrimento do Brasil em um vídeo experimental; Dirceu Maués faz filmes com fotogramas de máquina pinhole.

O evento contará com a participação de outros nomes conhecidos nacionalmente, como Eder Chiodetto (SP), Giselle Beiguelman (SP), Rogério Ghomes (PR), Patricia Gouvêa (RJ), Bruno Faria (SP), Vilma Slomp (PR), Juliane Fuganti (PR), Alexandre Sequeira (PA), Guilherme Maranhão (SP) e o coletivo O Escambal (RJ), além de uma participação internacional – o argentino Gerardo Repetto.

Outro destaque é a presença da pesquisadora Lucia Santaella, professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Autora de 39 livros, Lucia é referência internacional quando se fala sobre imagem, especialmente a fotográfica.

A curadoria é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

As palestras e oficinas serão realizadas no Museu Oscar Niemeyer e no Museu Municipal de Arte. Já as intervenções artísticas serão promovidas em diversas ruas da cidade. A programação completa estará disponível em breve no site do evento (www.clif.art.br).

Uma convocatória para artistas da cidade está aberta desde setembro para selecionar dois fotógrafos curitibanos para a mostra principal e bolsas no valor de mil reais.

Leitura de Portfólio
Entre os destaques da programação está a Leitura de Portfólio, que terá participação de Eder Chiodetto, Fernando Schmitt, Cildo Oliveira, Vilma Slomp, Gil Sibin, Rogério Ghomes, Milla Jung, Tom Lisboa e Osvaldo Santos Lima.

As leituras acontecem nos dias 23 e 24 de novembro, no Museu Oscar Niemayer, paralelamente a oficinas e palestras. A coordenação do CLIF irá selecionar 20 portfólios para leitura – 10 de fotógrafos inscritos na Convocatória, sem custo, e outros 10 com um custo de R$ 50 por dia de leitura. Os interessados em participar podem enviar o trabalho para o e-mail[email protected] até 1º de novembro. Cada fotógrafo deve enviar até cinco (5) fotos em baixa resolução.

“Todo fotógrafo que quer evoluir em seu trabalho pode contar com a opinião e curadoria de um profissional mais experiente. Funciona assim: o fotógrafo leva suas melhores fotos no dia e mostra para um profissional com muito mais experiência, que o ajudará a evoluir seu olhar, a escolher as melhores fotos, dará dicas e compartilhará experiências”, explica Guilherme Zawa.

Nova identidade
Após dois anos a Semana da Foto em Curitiba se reinventa para se tornar o CLIF – Curitiba Luz Imagem Fotografia. “A fotografia é uma maneira de comunicação e sensibilidade, de indagação. O CLIF se reinventa justamente para dizer a que veio: estamos tratando da fotografia como arte, sensibilização. O evento foi idealizado com o intuito de divulgar a cultura local, incentivar um olhar estético sobre a cidade e aprimorar os talentos dos amantes da fotografia, profissionais ou não”, ressalta diretor geral do CLIF, Guilherme Zawa.

*** Programação que em breve será disponibilizada no site:

Palestras:

19.11.2013 – 19h15
Giselle Beiguelman – Paisagens/Passagens: Redes, Ruas, Ruídos
Alexandre Sequeira – Fotografia e reinvenção da memória
Patricia Gouvêa – Imagens Posteriores: a fotografia e alguns de seus possíveis diálogos

20.11.2013 – 19h15
Lucia Santaella – A subversão de fronteiras na fotografia
Guilherme Maranhão – Ruídos, Interferências e Acaso

21.11.2013 – 19h15
Gerardo Repetto – La fotografía como procedimiento: un recorrido por la obra del autor (palestra em espanhol)
Tom Lisboa – Fotografia Arte Cidade Interatividade

22.11.2013 – 19h15
Alex Flemming – A fotografia na obra de Alex Flemming
Fernando Schmitt – Desejos para fora da imagem: a fotografia onde ela não está
Milla Jung – A fotografia como proposição crítica na arte contemporânea

23.11.2013 – 16h e 18h30
Rogerio Ghomes – A mobilidade midíatica na produção de Rogerio Ghomes
Gil Sibin – GLOC: novos caminhos para a produção artística
Eder Chiodetto – E agora, Geração 00? – um painel de trabalhos de fotógrafos contemporâneos que sinalizam os desdobramentos estéticos e conceituais dessa geração.
Cildo Oliveira – Narrativas Contemporâneas: reflexões, devaneios, escolhas, pesquisas, configurações, apropriações

Imagens em anexo:

Body Builder – Alex Flemming
Feito Poira – Dirceu Maes http://www.youtube.com/watch?v=7iqFdY5vD8c
Imagens Posteriores – Patrícia Gouvea

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.