15:54Essa terra tem dono?

Do enviado especial

 

A desculpa foi problema com o jatinho da FAB que a conduziria a Curitiba, porque se fosse o tempo (aberto aqui e em Brasília) o argumento não iria colar. Mas Gleisi Hoffmann deu um sonoro cano no PIB paranaense na manhã de hoje, na sede da FIEP. Mandou em seu lugar três técnicos-burocratas para comunicar  aos comandantes da economia paranaense, ao governo do Estado e especificamente à Administração do Porto de Paranaguá que quem
manda no terminal marítimo paranaense e o segundo maior do país, não somos nós viventes debaixo dos pinheirais, mas o governo federal.
Desconhecendo completamente o chamado PDZPO – Plano de Desenvolvimento da Zona Portuária de Paranaguá, profundo estudo de moderrnização de suas instalações concluído em agosto de 2012, Gleisi mandou que seus
três burocratas avisassem à plateia que até 25 de outubro as propostas devem ser encaminhadas à SEP – Secretaria dos Portos. Assim rápido e rasteiro. São dez essas áreas, embora o Porto já tivesse prontos
16 projetos para o mesmo fim.
A Administração do Porto só foi avisada da decisão de Gleisi ontem (quinta), em Brasília. O G7 das maiores entidades privadas do Estado, o empresariado e o secretário irmão do governador, Pepe Richa, só hoje cedo. Faltou
no mínimo o chamado diabo do respeito.
Nossa loira representante no ministério foi colocada como coordenadora da modernização dos portos nacionais pela D. Dilma, embora seu guru Lula tenha afirmado que disso ela nunca entendeu. De mar, aliás, dizem alguns deputados,  inclusive do PT, que Gleisi conhece bem só a praia de Gaivotas, onde seu companheiro Paulo Bernardo tinha ou tem um casa.
A decisão de encampar o porto der Paranaguá em Brasília, porém, vai causar desgostos. As Cooperativas com instalações no cais, como a Coamo e Cotriguaçu, estão em pé de guerra. Outros pesos pesados usuários do porto, da mesma forma.
Há quem veja nos editais  que serão de PPP (Parceria Público-Privada) as urnas recheadas de 2014. Ao tripudiar o PIB e o governo paranaenses, o navio em vez de atracar, pode afundar.
Compartilhe

5 ideias sobre “Essa terra tem dono?

  1. Valdemir R. Humpf

    Zé, admita: o cara chamar o marido de Gleisi de “seu companheiro” mostra não apenas a índole do infeliz como expõe de forma clara e insofismável o objetivo da notícia. Gleisi e Paulo Bernardo são tão casados como grande parte das pessoas já foram ou estão, incluídos você e eu. Eles têm 2 filhos, se não me engano. Não estou nem entrando no mérito da bronca, mas fiquei pasmo com a manifestação de preconceito. Não acho que a expressão “companheiro” seja diminuitiva, desde que aplicada pela própria pessoa. Mas colocada assim, no âmbito de uma nota que transpira a 2014, é de uma sordidez enorme.

  2. Deoclécio Moreira

    Companheiro é companheiro.Companheira é companheira. Baita frescura do Humpf.
    Aliás, a Gleisi casou em primeiras núpcias, como dizem os cultuadores do idioma
    pátrio, com um fotógrafo e después com o companheiro de partido P. Bernardo.

  3. antonio carlos

    Se o PB é ou não companheiro da ministra, isto tudo é uma questão de semântica. Mas o não comparecimento da ministra isto sim é preocupante, pois quem sonha em comandar os destinos do Estado , não vir a uma reunião tão importante para os destinos deste mesmo Estado, é prova de pouco caso com os interesses do povo paranaenses.

  4. juca

    O interessante de alguns comentários, é quando parte da ala petista sempre acham que há perseguição, preconceito, mentiras etc. Na realidade esse pessoal não baixa bola quando é para alfinetar os outros, quando não tem coragem de falar enviam seus aliados e aí sim partem para desmoralização das pessoas. Feito isso vem após as explicações das mais levianas absurdas, mentirosas, como por exemplo “não sei nada ” do |Lula por ocasião do estouro do mensalão, corrigida depois , pior a emenda do que o soneto ” “isso foi para pagar despesas de campanha”. Claro na politica o feio é perder, mas o PT ou os petistas não sabem disso e aplicando essa “maxima” eles não admitem que se fale nada contra a tchurma. Não sei o que se achar ofendido o fato de chamarem de companheiro o Paulo Bernardo. E vejam isso e essa postura é velha, pois já estão criando as vacinas para a elição do ano que vem. Podem esperar que a coisa vem fervendo do lado do PT contra os adversários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.