15:10Deu caca!

Da agência EFE

 

Falta de papel higiênico provoca intervenção em fábrica na Venezuela

Governo importa 50 milhões de rolos de papel para suprir desabastecimento de produto básico

 

O governo da Venezuela decretou intervenção em uma fábrica de papel higiênico e colocou as instalações sob custódia da Polícia Militar. O governo informou que a ocupação da fábrica é temporária, para garantir o abastecimento de papel higiênico no mercado.

A falta de papel higiênico, um dos produtos de necessidades básicas em falta no mercado por causa da intervenção do governo na economia, vem gerando fortes críticas à política econômica da Venezuela. O anúncio foi feito na tarde de sexta-feira pela Superintendência Nacional de Custos e Preços Justos (Sundecop), que disse em comunicado que a medida responde “à obrigação do Estado de garantir o abastecimento normal de produtos de primeira necessidade para o povo”.

 

 

Com a intervenção, o governo vai verificar todos os processos referentes à produção, distribuição e comercialização do papel higiênico e poderá requerer informações referentes a inventários, custos de produção e canais de comercialização, entre outros pontos.

 

Enquanto durar a ocupação oficial, a fábrica denominada Manpa, localizada no estado de Araguá, no centro Norte do país, será ‘resguardada’ por um comando regional da Guarda Nacional Bolivariana, a polícia militarizada do país, informou o comunicado oficial.

 

Desabastecimento. A falta de papel higiênico no mercado se converteu este ano no problema mais visível dos crônicos episódios de desabastecimento de produtos de consumo massivo e medicamentos enfrentados pela economia venezuelana.

 

O governo atribui a falta de produtos à especulação de setores empresariais e tem denunciado manobras para desestabilizar a economia. Enquanto isso, a oposição e empresários responsabilizam a falta de dólares para financiar importações de matérias primas.

 

A situação obriga muitos venezuelanos a recorrer a vários mercados ou a enfrentar longas filas para conseguir os produtos que precisam.

 

O governo importou 50 milhões de rolos de papel higiênico para tentar resolver o problema de desabastecimento e esta semana aprovou a compra de 3,4 milhões de toneladas de alimentos para os próximos dez meses para garantir o abastecimento, especialmente na temporada que antecede o Natal.

 

 

 

Compartilhe

4 ideias sobre “Deu caca!

  1. juca

    Recentemente o Brasil exportou uma grande quantidade de papel higiênico par a Venezuela. Muitos disseram que foi pra limpar as cagadas que Hugo Chaves deixou por lá. Bom! Mas agora se o governo bolivariano intervem nas fábricas de um objeto tão importante não só na higiene pessoal, mas também na limpeza do restos bostéricos da politicagem, fatalmente o |Brasil, com experiência em limpar merda dos políticos vai exportar papel e esperamos que não falte para cá.

  2. Maringas

    Eu lembro da Polícia Federal do Sarney laçando boi no pasto, no auge do desabastecimento causado pelo congelamento de preços do Plano Cruzado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.