21:15Adeus a Paulo Chaves

por Gilberto Fontoura

 

Perdi um amigo. Curitiba, um grande artista. Paulo Chaves partiu sábado à noite. Bacharel em Direito, músico, cantor, arranjador, radialista e “jinglista” dos melhores do Brasil, Paulo iniciou-se artisticamente lá pelos anos 60, integrando diversos conjuntos que se formavam na época. Foi baixista e cantor do Aquarius Band, crooner e show man do Sam Jazz Quintet (e viveu com o grupo um longo período de sucesso no Santa Mônica Clube de Campo). Fez programas na televisão e na carreira solo; teve tantos sucessos que uma das suas gravações foi tema de abertura de uma novela do SBT. Certa ocasião, ao vê-lo fazer imitações com o Sam Jazz (numa domingueira no SM), convideio para fazer um programa de rádio na Independência AM. E aí ele completou o ciclo de todas as áreas de comunicação. Parceiro, fez letras e músicas, apresentou e produziu programas de rádio na Independência, FM Brasil 104 (hoje Jovem Pan), Caiobá FM, Antena 1, Transamérica. Jogou em todas. Com talento e diversidade. Um dia disse: “cansei dos bailes da vida….” (sempre estava em alguma cidade …. depois de quilômetros e quilômetros rodados). Discos embaixo do braço foi à São Paulo, esteve no Paraná inteiro, caitituava cada música. Produtor e jinglista, atuou no Sur Laboratório e, depois, esteve comigo no Elevasom, que montamos no Juvevê. E até bem pouco foi diretor das Rádios Educativa AM e FM (aliás, o melhor… o melhor mesmo… de todos que passaram por lá). Mas as mudanças políticas fazem rodar… até mesmo quem é craque e não esconde a cor da sua camisa). Ah… Paulo era também um atleticano apaixonado. O coração de Paulo Chaves viveu todas as canções da vida, até parar no sábado 21 de setembro. Deixou uma galera enorme de fãs e amigos. Ficaram também as suas letras, suas emoções de um Piá bem curitibano, ali do Taboão….

 

Piá Curitibano

Eu conheço bem o jeito desta cidade – que é menina e usa blazer no verão – e que cuida do passado feito gente grande e no presente tem o futuro nas mãos me perdoe este jeito encabulado é que eu nasci pros lados do Taboão –

Curitiba é um passo à frente, leite quente com orgulho, geada e muito pinhão.E é tão bom ser um piá curitibano, soltar raia, bater bete, rodar pião – é levar no rosto um grande sorriso – prá quem chega ter aberto sempre o

coração – eu conheço bem o jeito desta cidade – que estuda e trabalha por tradição – por teus modos, teu progresso – apaixonado confesso:

CURITIBA MORA EM MEU CORAÇÃO.

 

Paulo César Chaves deixou a esposa Carmem e os filhos Marcia e Guto.

Compartilhe

5 ideias sobre “Adeus a Paulo Chaves

  1. Jeremias

    Eu estava sentindo falta de algum texto sobre o Paulo Chaves.
    Mas o Gilberto Fontoura se encarregou disso.
    Confirmo tudo o que foi escrito e ainda lembro de duas outras facetas do grande Paulo: foi um excelente noticiarista na Tv de Ponta Grossa, no começo dos anos 80, e professor de OSPB no Curso Barddal, de saudosa memória.
    Sempre foi competente em tudo que fez.
    É mais um paranaense que fará muita falta a todos nós.

  2. FÁBIO STELLA

    Nós, da família, agradecemos pelas mensagens. Tenho certeza que o tio Paulo segue cantando.

  3. Cíntia

    Se ele era tudo isso como profissional, vocês podem imaginar sua atuação como um membro da família! Indispensável! Amava sua família com todas as forças! Nos embalava com suas histórias. E que histórias! Foi um pai, um marido, um avô, um tio, um irmão, um filho, um cunhado. E por toda a vida, desempenhou esse papel impecavelmente. Não há palavras que expressem a falta que ele vai fazer em nossas vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.