7:19Enriqueça seu vocabulário

por Ivan Schmidt

 

A língua portuguesa é riquíssima. Ponto. Na crônica do Luiz Fernando Veríssimo na Gazeta do Povo desta quinta-feira (19) ele diz que o francês está entre os poucos idiomas que define em uma ou duas palavras uma situação bastante peculiar. Mas o português velho de guerra, não o vetusto bigodudo que abriu a primeira padaria no Rio de Janeiro, no início do século retrasado, senão o código de expressões verbais perpetuado pelos habitantes do antigo Portocale, uma das partes da península ibérica, faz por merecer.

 

Há expressões verbais no idioma camoniano, o mesmo que muitos de nós tratamos com indizível desprezo, que são autênticas preciosidades e achados linguísticos, cujas acepções castiças traduzem alegria, tristeza, enfado ou aborrecimento, além de uma gama de outros sentimentos que podem ou não ser exteriorizados. É o “lá sei eu o que mais”, como dizem os franceses…

 

Algumas expressões estiveram em voga nos últimos dias e é provável que permaneçam por muito tempo no imaginário popular. Vamos aos exemplos mais corriqueiros que consegui coletar.

 

Absolvição

Entreouvido num boteco da Vila Fuck (com a devida vênia de mestre Zé Beto):

— Era exatamente com isso que os mensaleiros sonhavam. E, olha que não tá difícil…

 

Boca-de-siri

Instado a prestar declarações à mídia política, inclusive a correspondentes estrangeiros, o ex-ministro José Dirceu preferiu refugiar-se num sítio de sua propriedade nas proximidades de São Paulo e fechar-se em copas. Não quis saber nem da presença dos amigos mais íntimos.

 

Canga

Não se ouve outra coisa na Boca Maldita:

— Orra! Dessa vez meteram uma bela cangalha nas costas da opinião pública!

 

Danação

Foi o que se observou entre a turma que nas primeiras horas de cada manhã, ali pelas praças Tiradentes e Generoso Marques começa a despertar do sono letárgico da manguaça e a tartamudear as primeiras palavras…

 

Estupor

Se ainda estivesse vivo, meu avô Genésio Luis dos Santos, o gênio político da família, certamente diria após o voto do decano Celso de Mello:

— Meus amigos, o Brasil jamais passou por tamanha safarnagem.

 

Frajola

O ministro Luiz Fux, um dos mais elegantes da Corte, com seu ar frajola, deve estar vibrando com a escolha eletrônica para ser o novo relator da Ação Penal 470. Não custa lembrar que ele acompanhou todos os votos do relator na primeira fase, ministro Joaquim Barbosa, incluindo o voto contrário aos embargos infringentes.

 

Gládio

A deusa da Justiça fez que não era com ela e pôs de volta na bainha a espada curta de dois gumes.

 

Harpias

Não se sabe ainda a causa determinante, mas imensa formação dessas aves que são as maiores da América do Sul foi vista a adejar perigosamente sobre alguns edifícios da Praça dos Três Poderes.

 

Incongruente

Para muitos analistas o resultado da votação no STF foi o que se esperava. O decano Celso de Mello que desempatou a pugna havia antecipado a essência de seu voto. Incongruente, se houve, foi aquele brasileiro otário que queria cadeia pra todo mundo.

 

Jaú

Dizem as más línguas que os advogados de defesa dos réus mais implicados no processo do mensalão, reuniram-se no restaurante mais chique de Brasília para festejar em torno de suculento guisado de jaú, peixe fluvial que pode chegar a dois metros de comprimento. Imaginemos o tamanho da pizza…

 

Kafkiano

Essa sapiência foi anotada numa tasca da Vila Babilônia:

— Todo mundo sabia que o resultado seria digno do Kafka… aquele baterista da banda Me puxa que eu vou…

— Que nada meu! Esse cara que tu falou era japonês!

 

Lorpa

Formado em ciências ocultas pela Universidade da Transilvânia, Orozimbo Brodicasti Filho, agraciado com o título de “Lorpa do Século”, saiu-se com a seguinte pérola:

— Achei fraquinho o discurso do sábio de Tatuí…

 

Pandarecos

Tio Lunga, com todo o respeito, que andava desaparecido desse pedaço da blogosfera, mandou um recado curto e grosso:

— A honra da arraia miúda está mais estilhaçada que vidraça depois de pedrada.

 

Rebordosa

Não se trata da antológica personagem de quadrinhos criada pelo Angeli. Estou me referindo à ressaca nacional…

 

Tisana

A Velhinha de Taubaté curou a quebradeira com poderosa infusão de capim barba-de-bode…

 

(Com minha sincera homenagem ao mestre Antonio Houaiss e à eterna Seleções).

 

Compartilhe

4 ideias sobre “Enriqueça seu vocabulário

  1. Bitte

    Zé: pois não é que o nosso preclaro e admirado Ivan vai ter que dar uma corrigidinha no seu sempre exato e impecável texto?!
    Ao falar que a primeira padaria de um português, no Rio, foi aberta no começo do século passado, apenas errou de século. Como estamos no XXI, nascemos no XX, e d.João VI aportou nestas terras em 1808, como destaca o outro preclaro pesquisador e coleguinha Laurentino Gomes, o Ivan deveria dizer, e escrever, “no início do século retrasado”.
    Um pequeno engano da cabeça dos vovôs. Afinal, estamos todos nos aproximando da contagem secular. Benza Deus!

  2. Ivan Schmidt

    Ora, pois, pois… não é que o gajo Bitte está certo! Entretanto, foi um errinho à toa… só de um século, o pá! É isso aí, Bitte, coisas que só acontecem com vovôs… Muita saúde e o abraço do veterano escriba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.